Pregunta 1
Pregunta
1. Exercem atividade de advocacia, sujeitando-se ao regime desta lei, além do regime próprio a que se subordinem, os integrantes da Advocacia-Geral da União, da Procuradoria da Fazenda Nacional, da Defensoria Pública e das Procuradorias e Consultorias Jurídicas dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e das respectivas entidades de administração indireta e fundacional.
Pregunta 2
Pregunta
2. São anuláveis os atos privativos de advogado praticados por pessoa não inscrita na OAB, sem prejuízo das sanções civis, penais e administrativas.
Pregunta 3
Pregunta
3. O advogado que renunciar ao mandato continuará, durante os quinze dias seguintes à notificação da renúncia, a representar o mandante, salvo se for substituído antes do término desse prazo.
Pregunta 4
Pregunta
4. Para inscrição como advogado é necessário: título de eleitor e quitação do serviço militar, se brasileiro;
Pregunta 5
Pregunta
5. A inscrição do estagiário é feita no Conselho Seccional em cujo território se localize o escritório de advocacia.
Pregunta 6
Pregunta
6. Considera-se domicílio profissional a sede principal da atividade de advocacia, prevalecendo, na dúvida, o domicílio da pessoa física do advogado.
Pregunta 7
Pregunta
7. É vedado anunciar ou divulgar qualquer atividade relacionada com o exercício da advocacia ou o uso da expressão escritório de advocacia, sem indicação expressa do nome e do número de inscrição dos advogados que o integrem ou o número de registro da sociedade de advogados na OAB.
Pregunta 8
Pregunta
8. Os advogados sócios de uma mesma sociedade profissional podem representar em juízo clientes de interesses opostos.
Pregunta 9
Pregunta
9. A jornada de trabalho do advogado empregado, no exercício da profissão, não poderá exceder a duração diária de seis horas contínuas e a de vinte e quatro horas semanais, salvo acordo ou convenção coletiva ou em caso de dedicação exclusiva.
Pregunta 10
Pregunta
10. O advogado, quando indicado para patrocinar causa de juridicamente necessitado, no caso de impossibilidade da Defensoria Pública no local da prestação de serviço, tem direito aos honorários fixados pelo juiz, segundo tabela organizada pelo Conselho Seccional da OAB, e pagos pelo Estado.
Pregunta 11
Pregunta
11. O advogado substabelecido, com reserva de poderes, não pode cobrar honorários sem a intervenção daquele que lhe conferiu o substabelecimento.
Pregunta 12
Pregunta
12. Em caso de lide temerária, o advogado será subsidiariamente responsável com seu cliente, desde que coligado com este para lesar a parte contrária, o que será apurado em ação própria.
Pregunta 13
Pregunta
13. A suspensão acarreta ao infrator a interdição do exercício profissional, em todo o território nacional, pelo prazo de sessenta dias a doze meses, de acordo com os critérios de individualização previstos.
Pregunta 14
Pregunta
14. Para a aplicação da sanção disciplinar de exclusão, é necessária a manifestação favorável de dois terços dos membros do Conselho Seccional competente.
Pregunta 15
Pregunta
15. As Caixas de Assistência dos Advogados, dotadas de personalidade jurídica própria, são criadas pelos Conselhos Seccionais, quando estes contarem com mais de mil e quinhentos inscritos.
Pregunta 16
Pregunta
16. Nas deliberações do Conselho Federal, os membros da diretoria votam como membros de suas delegações, cabendo ao Presidente, apenas, o voto de qualidade e o direito de embargar a decisão, se esta não for unânime.
Pregunta 17
Pregunta
17. A área territorial da Subseção pode abranger um ou mais municípios, ou parte de município, inclusive da capital do Estado, contando com um mínimo de vinte advogados, nela profissionalmente domiciliados.
Pregunta 18
Pregunta
18. A Caixa não pode, promover a seguridade complementar.
Pregunta 19
Pregunta
19. O mandato em qualquer órgão da OAB é de dois anos, iniciando-se em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da eleição, salvo o Conselho Federal.
Pregunta 20
Pregunta
20. O poder de punir disciplinarmente os inscritos na OAB compete exclusivamente ao Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infração, salvo se a falta for cometida perante o Conselho Federal.
Pregunta 21
Pregunta
1. O advogado, dispensável à administração da Justiça, é defensor do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e garantias fundamentais, da cidadania, da moralidade, da Justiça e da paz social, cumprindo-lhe exercer o seu ministério em consonância com a sua elevada função pública e com os valores que lhe são inerentes.
Pregunta 22
Pregunta
2. O advogado, ainda que vinculado ao cliente ou constituinte, mediante relação empregatícia ou por contrato de prestação permanente de serviços, ou como integrante de departamento jurídico, ou de órgão de assessoria jurídica, público ou privado, deve zelar pela sua liberdade e independência.
Pregunta 23
Pregunta
3. O exercício da advocacia é compatível com qualquer procedimento de mercantilização.
Pregunta 24
Pregunta
4. As disposições deste Código obrigam igualmente os órgãos de advocacia pública, e advogados públicos, salvo aqueles que ocupem posição de chefia e direção jurídica.
Pregunta 25
Pregunta
5. O advogado não deve deixar ao abandono ou ao desamparo as causas sob seu patrocínio, sendo recomendável que, em face de dificuldades insuperáveis ou inércia do cliente quanto a providências que lhe tenham sido solicitadas, renuncie ao mandato.
Pregunta 26
Pregunta
6. É direito e dever do advogado assumir a defesa criminal, considerando sua própria opinião sobre a culpa do acusado.
Pregunta 27
Pregunta
7. Considera-se advocacia pro bono a prestação gratuita, eventual e voluntária de serviços jurídicos em favor de instituições sociais sem fins econômicos e aos seus assistidos, sempre que os beneficiários não dispuserem de recursos para a contratação de profissional.
Pregunta 28
Pregunta
8. O sigilo profissional é de ordem pública, dependendo de solicitação de reserva que lhe seja feita pelo cliente.
Pregunta 29
Pregunta
9. O advogado não é obrigado a depor, em processo ou procedimento judicial, administrativo ou arbitral, sobre fatos a cujo respeito deva guardar sigilo profissional.
Pregunta 30
Pregunta
10. . Quando convidado para manifestação pública, por qualquer modo e forma, visando ao esclarecimento de tema jurídico de interesse geral, deve o advogado evitar insinuações com o sentido de promoção pessoal ou profissional, bem como o debate de caráter sensacionalista.
Pregunta 31
Pregunta
11. É permitida a inclusão de fotografias pessoais ou de terceiros nos cartões de visitas do advogado, bem como menção a qualquer emprego, cargo ou função ocupado, atual ou pretérito, em qualquer órgão ou instituição, salvo o de professor universitário.
Pregunta 32
Pregunta
12. A prestação de serviços profissionais por advogado, individualmente ou integrado em sociedades, será contratada, obrigatoriamente, por escrito.
Pregunta 33
Pregunta
13. É Ilícito ao advogado ou à sociedade de advogados empregar, para o recebimento de honorários, sistema de cartão de crédito, mediante credenciamento junto a empresa operadora do ramo.
Pregunta 34
Pregunta
14. Compete ao relator do processo disciplinar determinar a notificação dos interessados para prestar esclarecimentos ou a do representado para apresentar defesa prévia, no prazo de 15 (quinze) dias, em qualquer caso.
Pregunta 35
Pregunta
15. As Corregedorias-Gerais integram o sistema disciplinar da Ordem dos Advogados do Brasil.
Pregunta 36
Pregunta
16. O Conselho Seccional deve oferecer os meios e o suporte de apoio material, logístico, de informática e de pessoal necessários ao pleno funcionamento e ao desenvolvimento das atividades do Tribunal de Ética e Disciplina.
Pregunta 37
Pregunta
17. A pauta de julgamentos do Tribunal é publicada em órgão oficial e no quadro de avisos gerais, na sede do Conselho Seccional, com antecedência de 05 dias, devendo ser dada prioridade, nos julgamentos, aos processos cujos interessados estiverem presentes à respectiva sessão.
Pregunta 38
Pregunta
18. As disposições deste Código aplicam-se, no que couber, à mediação, à conciliação e à arbitragem, quando exercidas por advogados.
Pregunta 39
Pregunta
19. Os autos do processo disciplinar podem ter caráter virtual, mediante adoção de processo eletrônico.
Pregunta 40
Pregunta
20. O advogado, no exercício do mandato, atua como patrono da parte, cumprindo-lhe, por isso, imprimir à causa orientação que lhe pareça mais adequada, sem se subordinar a intenções contrárias do cliente, mas, antes, procurando esclarecêlo quanto à estratégia traçada.