Pregunta 1
Pregunta
(UFC CE) – Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses, Mendel usou este tipo de vegetal por que:
Respuesta
-
o androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação e faz com que se tenha mais gerações de forma mais rápida.
-
a semente apresenta apenas dois cotilédones, que absorvem as reservas alimentares para a nutrição do embrião e o desenvolvimento das ervilhas.
-
as características anatômicas das suas flores facilitam a fecundação cruzada e assim possibilitam a observação das características genéticas puras.
-
os grãos de pólen são transferidos para o estigma de um mesmo estróbilo, já que as folhas modificadas situam-se muito próximas umas das outras.
-
o número de descendentes por geração é pequeno e as gerações são longas, o que facilita a observação das características da flor e da semente.
Pregunta 2
Pregunta
(UFC CE) – Alguns estudos com gêmeos idênticos mostraram que o QI, a altura e os talentos artísticos podem ser diferentes entre esses indivíduos. A melhor explicação para essas diferenças é que:
Respuesta
-
a hereditariedade e o ambiente não possuem influência sobre a expressão dos fenótipos.
-
o ambiente e os genes interagem no desenvolvimento e expressão das características herdadas.
-
o genótipo dos gêmeos depende da interação da dieta e do controle hormonal.
-
as características QI, altura e talentos artísticos dependem apenas do ambiente.
-
os alelos responsáveis por essas características possuem efeito fenotípico múltiplo
Pregunta 3
Pregunta
(UFPI/PI) – As células musculares são diferentes das células nervosas porque:
Respuesta
-
contêm genes diferentes.
-
possuem maior número de genes.
-
usam códigos genéticos diferentes.
-
possuem menor número de genes.
-
expressam genes diferentes.
Pregunta 4
Pregunta
(Fatec-SP) O heredograma refere-se a uma única característica condicionada por um único par de genes. São obrigatoriamente heterozigotos:
Respuesta
-
l, 3, 5, 10
-
2, 6, 7, 8
-
2, 4, 6, 8
-
2, 6, 7, 9 6.
-
2, 4, 6, 7, 8, 9
Pregunta 5
Pregunta
(Ufrn RN) – Em ervilhas, a cor amarela é dominante em relação à verde. Do cruzamento de heterozigotos, nasceram 720 descendentes. Assinale a opção cujo número corresponde à quantidade de descendentes amarelos.
Pregunta 6
Pregunta
(Ufrn RN) – Tanto o indivíduo vegetal homozigoto para genes dominantes quanto o heterozigoto exibem a mesma característica fenotípica, sendo, portanto, fenotipicamente indistinguíveis. Para determinar seus genótipos, utiliza-se:
Pregunta 7
Pregunta
(Unimes SP) – A cor da porção suculenta do caju é determinada por um par de alelos. O alelo recessivo condiciona cor amarela e o alelo dominante, cor vermelha. Qual a porcentagem esperada para coloração dos pseudofrutos dos cajueiros, resultante de cruzamentos entre plantas heterozigóticas com pseudofrutos vermelhos?
Respuesta
-
50% cajus vermelhos e 50% cajus amarelos.
-
25% cajus vermelhos e 75% cajus amarelos.
-
75% cajus vermelhos e 25% cajus amarelos.
-
100% cajus vermelhos.
Pregunta 8
Pregunta
(PUC PR) – Quando duas populações da espécie vegetal ‘Zea mays’ (milho), uma homozigota para o alelo dominante (AA) e uma homozigota para um alelo recessivo (aa), são cruzadas, toda a descendência da primeira geração (F1) assemelha-se ao tipo parental dominante (Aa), embora seja heterozigota. Porém, quando a geração F1 se intercruza, a proporção fenotípica mendeliana 3:1 aparecerá na geração F2, pois os genótipos serão: