Pregunta 1
Pregunta
Os renascentistas acreditavam que, ao desconsiderar a Idade Média e se inspirar nas obras dos gregos e romanos, eles estavam fazendo renascer a cultura. Daí o termo Renascimento
Pregunta 2
Pregunta
O Renascimento teve como características a valorização da cultura teocêntrica.
Pregunta 3
Pregunta
Quando estudamos a formação de determinada civilização, a língua e a literatura não ocupam um lugar central, haja vista que uma nação, ou um povo.
Pregunta 4
Pregunta
Na Antiguidade Clássica Ocidental, isto é, no universo greco-romano, as línguas de destaque foram, evidentemente, o grego e o latim. As principais cidades-estado gregas, como Tebas, Antenas e Esparta, tiveram grande influência dos poemas homéricos – que eram decorados e recitados desde a infância. Em Roma, isso também acontecia com relação aos textos de Virgílio, Horácio, Cícero, entre outros.
Pregunta 5
Pregunta
A identidade nacional lusitana começou a ser definida nos séculos X e XII, em meio à ambiência da expansão marítima, que implicou a formação de um imenso império ultramarino
Pregunta 6
Pregunta
Quando, na transição da Idade Média para a Idade Moderna (séculos XIV e XV), começaram a se formar as primeiras nações modernas, como Portugal, Espanha e os vários principados italianos, teve início também um processo de eferverscência cultural, que procurou recuperar a tradição clássica da Antiguidade Ocidental, mencionada no parágrafo anterior.
Pregunta 7
Pregunta
Há um outro grande poeta português da época do Renascimento, Francisco Sá de Miranda, que foi o responsável pela introdução da estrutura do soneto (dois quartetos – estrofes de quatro versos – e dois tercetos – estrofes de três versos) na língua portuguesa a partir de uma matriz renascentista italiana chamada Dolce Stil Nuovo, que teve na figura de Petrarca o seu principal representante.
Pregunta 8
Pregunta
A eferverscência cultural receberia por parte dos historiadores o nome de Renascimento Cultural e teria eco nas artes plásticas (pintura e escultura), na arquitetura, no pensamento político e filosófico, na investigação científica e, é claro, na literatura.
Pregunta 9
Pregunta
O desenvolvimento literário durante a época do Renascimento não ganharam um contorno sistemático e esmerado. Somente as línguas vernáculas derivadas do latim, como o português, o italiano, o francês (provençal) e o espanhol, ganharam um contorno sistemático e esmerado.
Pregunta 10
Pregunta
O Renascimento Literário tem como principal característica o fato de ter ocorrido com exclusividade nas cidades italianas.