A metrópole é o lugar em que se dão sucessivas adaptações do espaço urbano com o objetivo de atender às exigências do mundo moderno, o que a distingue de quaisquer outras cidades. Marque a alternativa CORRETA que identifica a distinção entre as metrópoles e as outras cidades? (CFSd QPPM/2014)
Respuesta
Construção de habitações para absorver a população oriunda da zona rural.
Construção de grandes avenidas perimetrais e radiais que cruzam a cidade.
Implantação de infra-estruturas e serviços que interligam e polarizam vários centros urbanos.
Revitalização do sítio urbano e dos centros históricos para preservar a
memória urbana.
Pregunta 2
Pregunta
“A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico.”
De acordo com esse conceito, marque a alternativa CORRETA que caracteriza a ideia de desenvolvimento sustentável? (CFSd QPPM/2014)
Respuesta
São as riquezas acumuladas nos países ricos em prejuízo das antigas colônias, durante a expansão colonial, que devem, hoje, sustentar o crescimento econômico dos povos.
O meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
Os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
Se deve buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.
Pregunta 3
Pregunta
A revolução tecnológica dos meios de transporte ocasionou o chamado “encolhimento do mundo”. Marque a alternativa CORRETA que exemplifica a frase “encolhimento do mundo”.
Respuesta
As possibilidades de comunicação entre as nações facilitaram os acordos comerciais e financeiros que reduziram as diferenças econômicas entre os países.
A abolição de barreiras espaciais permitiu o livre fluxo de populações, sobretudo em função do acesso ao mercado de trabalho, em diferentes regiões do planeta.
A ampliação do intercâmbio de informações entre diferentes povos e regiões do planeta promoveu uma única e homogênea aldeia global de trocas igualitárias.
A redução do tempo de deslocamento entre os lugares foi fundamental para a expansão planetária da produção e circulação das mercadorias sob a égide do capitalismo.