Pregunta 1
Pregunta
Quando em clínica odontológica, após o atendimento de cada paciente, deve ser realizada a limpeza e desinfecção de todo o ambiente clínico e superfícies, pois o novo coronavírus pode permanecer ativo no ambiente e promover infecção, variando de horas a dias. Fato ou Fake?
Pregunta 2
Pregunta
O processo de limpeza e desinfecção de moldes deve ser feito com a lavagem em água corrente e a secagem utilizando ar ou vapor. Fato ou Fake?
Pregunta 3
Pregunta
A sequência correta de desparamentação dos EPIs utilizados no cenário atual de pandemia consiste em: Luvas + avental e descarte imediato do conjunto, higienização das mãos, gorro, faceshield e óculos, higienização novamente das mãos.
Pregunta 4
Pregunta
Com o surgimento da COVID-19, foi necessário repensar a prática odontológica e o uso do isolamento absoluto tornou-se indispensável durante os procedimentos produtores de aerossóis e gotículas, que podem contaminar o ambiente clínico, visando maior controle de infecção para a COVID-19 e outras doenças. Fato ou fake?
Pregunta 5
Pregunta
Não há diferença significativa entre o uso de peças de mão de alta e baixa rotação com função antirrefluxo e as peças sem válvulas antirretração, sendo ambos os tipos aconselháveis. Fato ou Fake?
Pregunta 6
Pregunta
Após a pandemia COVID-19, deve-se cancelar todos os procedimentos geradores de aerossóis. Fato ou Fake?
Pregunta 7
Pregunta
Usar a seringa tríplice com água e ar concomitantemente, durante os procedimentos odontológicos é liberado, já que esse instrumento é higienizado corretamente a cada atendimento e não há risco de contaminação. Fato ou Fake?
Pregunta 8
Pregunta
O estresse emocional gerado pela pandemia de COVID-19 e suas medidas de prevenção, como o distanciamento social, podem promover alterações na cavidade oral. Fato ou Fake?
Pregunta 9
Pregunta
Pacientes oncológicos são grupo de risco para o coronavírus. Fato ou Fake?
Pregunta 10
Pregunta
O questionário antes de se realizar qualquer procedimento odontológico deve abordar se o paciente: esteve em contato com alguém diagnosticado com COVID-19 ou com experiência de febre ou síndrome gripal, se ele apresentou febre, algum problema respiratório, dor de cabeça intensa, desarranjo intestinal ou mudança no olfato ou paladar. Fato ou Fake?
Pregunta 11
Pregunta
A higienização oral de pacientes confirmados com COVID-19 internados em Unidades de terapia intensiva deve ser realizada apenas com clorexidina 0,12%. Fato ou Fake?
Pregunta 12
Pregunta
A oroscopia (exame realizado para detectar doenças na cavidade bucal) deve ser realizada em pacientes com COVID-19 internados em UTI. Fato ou Fake?
Pregunta 13
Pregunta
Idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos, apesar de estarem no grupo de risco, apresentam menor chance de contaminação, uma vez que todos os cuidados são voltados para esses residentes a fim de minimizar as chances de obtenção de doenças, inclusive a infecção pelo novo Coronavírus. Fato ou Fake?
Pregunta 14
Pregunta
A Pandemia COVID-19 evidenciou uma maior falta de cuidados com relação a higiene bucal entre os idosos? Fato ou Fake?
Pregunta 15
Pregunta
Devido ao estressante cenário atual da pandemia de COVID-19 é de se esperar um aumento no risco de desenvolver, piorar e perpetuar o bruxismo de vigília (apertamento). Fato ou Fake?
Pregunta 16
Pregunta
As disfunções temporomandibulares (DTM) têm origem mecanicista e por isso não é provável um aumento de casos durante o período de pandemia de COVID-19 e isolamento social. Fato ou Fake?
Pregunta 17
Pregunta
Durante o atendimento odontológico, caso seja necessário o auxílio de exames complementares devem-se priorizar os extra orais. Fato ou Fake?
Pregunta 18
Pregunta
O bochecho rotineiro com peróxido de hidrogênio como forma de prevenção à COVID-19 é recomendado. Fato ou Fake?
Pregunta 19
Pregunta
O bochecho com Digluconato de Clorexidina 0,12% é recomendado no protocolo de atendimento a pacientes durante a pandemia de COVID-19. Fato ou Fake?
Pregunta 20
Pregunta
Lactantes com COVID-19 devem parar de amamentar. Fato ou Fake?