Pregunta 1
Pregunta
As organizações internacionais da atualidade tiveram o seu surgimento, em sua maioria, na segunda metade do século XIX. No entanto, foi com a globalização e o fim da Guerra Fria que elas se consolidaram como importantes atores no cenário internacional, passando por um relativo período de fortalecimento.
Pregunta 2
Pregunta
Em virtude da recente ampliação da integração geoeconômica global, as organizações internacionais tornaram-se atores importantes no cenário mundial, com a missão de estabelecer um ordenamento das relações intranacionais de poder e influência política.
Pregunta 3
Pregunta
As organizações atuam na elaboração e regulação de normas, suscitam acordos entre países, buscam atender determinados objetivos, entre outras funções.
Pregunta 4
Pregunta
ONU significa Organização das Nações Unidas é considerada o mais importante organismo internacional atualmente existente, importante por reunir praticamente todas as nações do mundo.
Pregunta 5
Pregunta
OMC é a Organização Mundial das Capitais e é o organismo internacional responsável por legislar e acompanhar as transações econômicas e comerciais realizadas entre as diferentes capitais.
Pregunta 6
Pregunta
Otan significa Organização do Tratado do Atlântico Nordeste e é um tratado ou pacto militar.
Pregunta 7
Pregunta
FMI significa o Fundo Monetário Internacional é uma organização financeira responsável por garantir a estabilidade econômica internacional.
Pregunta 8
Pregunta
Banco Mundial foi criado em 1945 na Conferência de Bretton Woods juntamente ao FMI. Trata-se de uma organização financeira vinculada à ONU, mas que possui a sua própria autonomia.
Pregunta 9
Pregunta
OIT é a Organização Internacional dos Tratados e é uma instituição responsável por regulamentar, fiscalizar, estudar e avaliar as relações dos tratados existentes em todo o mundo.
Pregunta 10
Pregunta
OCDE significa Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, seu objetivo é fomentar e incentivar ações de desenvolvimento econômico de seus países-membros, além de medidas que visem à ampliação de metas para o equilíbrio econômico mundial e melhorem as condições de vida e os índices de renda e emprego.