Pregunta 1
Pregunta
O termo “globalização” passou a ser utilizado de forma mais frequente a partir da década de 1980 e desde então não possui uma definição única aceita.
Pregunta 2
Pregunta
De forma geral a globalização pode ser definida como uma maior integração e intensificação entre os países e as pessoas em um processo que abrange aspectos políticos, econômicos e sociais.
Pregunta 3
Pregunta
Vale destacar que a globalização é visível em diferentes escalas e possui consequências variáveis de acordo com cada país, na qual os países mais pobres são os mais beneficiados por esse processo.
Pregunta 4
Pregunta
Se por um lado o processo de globalização possui muitas vantagens, de outro, também nos apresenta uma série de consequências, como a concentração da maior parte do dinheiro nos países desenvolvidos.
Pregunta 5
Pregunta
Mundialização se refere a um processo que envolve a cultura, associado principalmente aos modos de viver e pensar. Sendo assim, o termo mundialização estará relacionado às mudanças, incorporações e assimilação de hábitos e costumes de outros lugares.
Pregunta 6
Pregunta
Enquanto a globalização enfatiza os processos de natureza econômica e tecnológica, na mundialização, o que se sobressai são os processos políticos.
Pregunta 7
Pregunta
McDonald’s, Coca-Cola, cosméticos Revlon, calças jeans, televisores e toca-discos são expressões da mundialização.
Pregunta 8
Pregunta
Internacionalização corresponde ao aumento das trocas econômicas envolvendo aspectos políticos e culturais que resultam na ampliação das fronteiras nacionais, ou seja, no aumento da extensão geográfica.
Pregunta 9
Pregunta
Hoje em dia a internacionalização já abrange uma rede de acordos interempresariais que sobressaem as fronteiras políticas, e suprimem as fronteiras econômicas nacionais.
Pregunta 10
Pregunta
Um exemplo de globalização é quando as empresas passam a comercializar os seus produtos e serviços em mercados externos por meio de exportação e abertura de lojas em outros países.