TOTALITARISMOS SÉCULO XX

Descripción

QUESTÕES SOBRE TOTALITARISMOS NO BRASIL E NO MUNDO NO INICIO SÉCULO XX
ALINE BOLDRIN BELTRAME
Test por ALINE BOLDRIN BELTRAME, actualizado hace más de 1 año
ALINE BOLDRIN BELTRAME
Creado por ALINE BOLDRIN BELTRAME hace más de 3 años
243
0

Resumen del Recurso

Pregunta 1

Pregunta
1. (Enem - MEC) Os regimes totalitários da primeira metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno da defesa de ideias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o líder. Tais movimentos sociais juvenis contribuíram para a implantação e a sustentação do nazismo na Alemanha, e do fascismo, na Itália, Espanha e Portugal. A atuação desses movimentos juvenis caracterizava-se:
Respuesta
  • a) pelo sectarismo e pela forma violenta e radical com que enfrentavam os opositores ao regime.
  • b) pelas propostas de conscientização da população acerca dos seus direitos como cidadãos.
  • c) pela promoção de um modo de vida saudável, que mostrava os jovens como exemplos a seguir.
  • d) pelo diálogo, ao organizar debates que opunham jovens idealistas e velhas lideranças conservadoras.

Pregunta 2

Pregunta
2. Os slogans nazifascistas eram publicamente invocados e sempre aplaudidos, às vezes em uníssono, pela massa popular em praças públicas: “Acredita! Obedece! Luta!” “Quem tem aço tem pão!” “Mais canhão, menos manteiga!” “Nada jamais foi ganho na história sem derramamento de sangue!” “A liberdade é um cadáver em putrefação!” Dentre as alternativas expostas abaixo, qual delas não é uma característica do totalitarismo:
Respuesta
  • a) Militarismo
  • b) Democracia
  • c) Nacionalismo
  • d) Autoritarismo

Pregunta 3

Pregunta
3.“Em primeiro lugar, o populismo é uma política de massas, vale dizer, ele é um fenômeno vinculado à proletarização dos trabalhadores na sociedade complexa moderna, sendo indicativo de que tais trabalhadores não adquiriram consciência e sentimento de classe: não estão organizados e participando da política como classe. As massas, interpeladas pelo populismo, são originárias do proletariado, mas dele se distinguem por sua inconsciência das relações de espoliação sob as quais vivem.” (GOMES, Angela de Castro. O populismo e as ciências sociais no Brasil: notas sobre a trajetória de um conceito. Revista Tempo, Rio de Janeiro, vol. 1, nº. 2, 1996, p.31-58) Partindo da definição de populismo dada por Ângela de Castro Gomes, é possível afirmar que:
Respuesta
  • a) o populismo é um fenômeno político no qual as massas de trabalhadores protagonizam a luta contra a exploração de sua força de trabalho.
  • b) do populismo nasceu a consciência de classe dos trabalhadores.
  • c) o populismo indica que os trabalhadores que por ele foram submetidos não tinham consciência de classe e, portanto, não se organizavam com consciência política.
  • d) a perspectiva política do populismo não estava ligada necessariamente à classe trabalhadora.

Pregunta 4

Pregunta
(FGV/2003) Em 21 de dezembro de 1941, Getúlio Vargas recebeu Osvaldo Aranha, seu ministro das Relações Exteriores, para uma reunião. Leia alguns trechos do diário do presidente: “À noite, recebi o Osvaldo. Disse-me que o governo americano não nos daria auxílio, porque não confiava em elementos do meu governo, que eu deveria substituir. Respondi que não tinha motivos para desconfiar dos meus auxiliares, que as facilidades que estávamos dando aos americanos não autorizavam essas desconfianças, e que eu não substituiria esses auxiliares por imposições estranhas.” (VARGAS, Getúlio, Diário. São Paulo/Rio de Janeiro, Siciliano/ Fundação Getúlio Vargas, 1995, vol. II, p. 443.) A respeito desse período, podemos afirmar:
Respuesta
  • a) As desconfianças norte-americanas eram completamente infundadas porque não havia nenhum simpatizante do nazifascismo entre os integrantes do governo brasileiro.
  • b) Com sua política pragmática, Vargas negociou vantagens econômicas com o governo americano e manteve em seu governo simpatizantes dos regimes nazifascistas.
  • c) Apesar das semelhanças entre o Estado Novo e os regimes fascistas, Vargas não permitiu nenhum tipo de relacionamento diplomático entre o Brasil e os países do Eixo.
  • d) No alto escalão do governo Vargas havia uma série de simpatizantes do regime comunista da União Soviética e de seu líder Joseph Stalin.

Pregunta 5

Pregunta
(Enem/2017) Durante o Estado Novo, os encarregados da propaganda procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação e envolvimento das “multidões” através das mensagens políticas. Nesse tipo de discurso, o significado das palavras importa pouco, pois, como declarou Goebbels, “não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter determinado efeito”. CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. In: PANDOLFI, D. (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999. O controle sobre os meios de comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda política, na medida em que visava
Respuesta
  • a) estender a participação democrática dos meios de comunicação no Brasil.
  • b) ampliar o envolvimento das multidões nas decisões políticas.
  • c) aumentar a oferta de informações públicas para a sociedade civil.
  • d) conquistar o apoio popular na legitimação do novo governo.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Feudalismo
Malu Miralha
República Velha
Vitor Gomes