Pregunta 1
Pregunta
O paciente V.R.P era um jovem adulto, possuía um cisto de crescimento lento e assintomático, radiograficamente apresentado como unilocular e bem definido e estava associado a coroa de um dente em desenvolvimento não erupcionado. O diagnóstico final foi cisto dentígero, porém faziam parte do diagnóstico diferencial:
Pregunta 2
Pregunta
O queratocisto odontogênico possui diversas hipóteses de diagnóstico diferencial compatíveis devido sua ampla variabilidade de aspectos imaginológicos. Quando as lesões são uniloculares associadas a dente não vital fazem parte do diagnóstico diferencial:
Respuesta
-
Cisto periodontal lateral e cisto radicular
-
Cisto radicular e granuloma periapical
-
Ameloblastoma multicístico e cisto periapical
-
Ameloblastoma unicístico e cisto periodontal lateral
Pregunta 3
Pregunta
O cisto do Ducto nasopalatino apresenta-se como uma lesão radiolúcida próxima ou na linha média da região anterior da maxila. Apenas com essa característica fazem parte do diagnóstico diferencial:
Respuesta
-
Granuloma periapical, cisto radicular e forame incisivo normal
-
Cisto infundibular e forame incisvo normal
-
Granuloma periapical, cisto pilar
-
Granuloma periapical e cisto do ducto tireoglosso
Pregunta 4
Pregunta
Microscopicamente o cisto da fenda braquial é revestido por um epitélio escamoso ou pseudoestratificado. Observa-se tecido linfóide na capsula das lesões que são microscopicamente semelhantes ao cisto linfoepitelial oral. Mesmo assim, ele não entra como diagnóstico diferencial principal do cisto da fenda braquial devido suas outras características
Pregunta 5
Pregunta
Em relação à radiografia, uma característica que pode apresentar na displasia cemento óssea florida é a lesão emitir projeções em formato de cúpula, porém não é patognomônico. Qual outra lesão também pode apresentar essa característica?
Pregunta 6
Pregunta
Faz parte do diagnóstico diferencial do cisto ósseo aneurismático, quando avaliamos uma lesão que causa adelgaçamento e distensão da cortical óssea, o cisto sialo-odontogênico
Pregunta 7
Pregunta
Um paciente, 13 anos chega ao consultório com ausência de erupção do canino inferior direito. Clinicamente observa-se uma leve tumefação na região, sendo indolor. Radiograficamente foi observado uma lesão unilocular envolta a coroa do dente incluso. Quais os possíveis diagnósticos para essa lesão?
Respuesta
-
Cisto Dentígero, Ameloblatoma Unicistico e Cisto Residual
-
Queratocisto, Cisto Periodontal Lateral, Cisto Paradental
-
Cisto Dentígero, Queratocisto, Ameloblastoma Unicistico
-
Granuloma Periapical, Cisto Dentígero, Cisto osseo estático
Pregunta 8
Pregunta
No diagnostico diferencial das lesões odontogênicas dos maxilares, aquelas que podem apresentar imagens radiolúcidas, multiloculares são:
Pregunta 9
Pregunta
O cisto radicular e o granuloma periapical são lesão radiolúcidas uniloculares que se localizam no periápice. Ambas são indolor, o dente não possui vitalidade pulpar, podendo ser diferenciadas somente no exame histopatológico.
Pregunta 10
Pregunta
O queratocisto odontogênico pode ser encontrado em qualquer local dos ossos gnáticos, diferencia-se radiograficamente dos outros cistos e geralmente apresenta comportamento clínico agressivo.
Pregunta 11
Pregunta
O cisto periodontal lateral é um cisto do desenvolvimento queratinizado que pode ocorrer lateralmente à raiz de um dente.
Pregunta 12
Pregunta
De acordo com sua origem, os cistos odontogênicos são subclassificados em de desenvolvimento e inflamatórios.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente um cisto odontogênico inflamatório.
Respuesta
-
Queratocisto Odontogênico
-
Cisto Odontogênico Calcificante
-
Cisto Dentígero
-
Cisto Radicular
-
Cisto do Ducto Nasopalatino