Pregunta 1
Pregunta
A temperatura mínima necessária para que tenha-se produzida a proporção suficiente de vapores de termólise para manter uma combustão quando ocorrer a presença de uma fonte ígnea. Após a retirada da fonte de calor, a reação química se manterá de forma auto-sustentável, pois as taxas de combustível já fornecem quantidade de energia capaz de suprir e manter a combustão.
Respuesta
-
Ponto de Fulgor
-
Ponto de combustão
-
Ponto de ignição
-
Nenhuma das respostas
Pregunta 2
Pregunta
Analise as afirmativas a seguir:
I – Os combustíveis líquidos de maneira geral não entram em combustão em seus estados físicos normais, é necessário que estes se aqueçam primeiro, termolisem, e depois entrem em combustão.
II – Os líquidos inflamáveis desprendem vapores de si mesmos à temperatura ambiente, não havendo necessidade de aquecimento e termólise.
III – Os gases são substâncias que se apresentam no estado gasoso em condições normais de temperatura e pressão, diferentemente dos vapores que em temperaturas normais se apresentam sob a forma física líquida ou sólida.
Assinale a alternativa correta:
Respuesta
-
Apenas a afirmativa I está correta
-
Apenas a afirmativa II está correta
-
Apenas a afirmativa III está correta
-
Apenas as afirmativas I e II estão corretas
-
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Pregunta 3
Pregunta
Os vapores são substâncias que se apresentam no estado gasoso em condições normais de temperatura e pressão, diferentemente dos gases que em temperaturas normais se apresentam sob a forma física líquida ou sólida.
Pregunta 4
Pregunta
Os gases não necessitam se decompor para reagir com o oxigênio, bastando apenas estarem dentro de uma faixa certa de concentração que permita a reação com o comburente. O combustível gasoso por tanto apresentará um limite superior de inflamabilidade (L.S.I) e um limite inferior de inflamabilidade (L.I.I). Observe as afirmativas abaixo e assinale aquela que estiver INCORRETA:
Respuesta
-
Os limites são as concentrações máximas e mínimas necessárias de gás em relação ao ambiente para que haja uma mistura combustível.
-
Caso a concentração de gás seja maior que o L.S.I diz-se que a mistura está rica e não há combustão.
-
Caso a concentração de gás seja menor que o L.S.I diz-se que a mistura está rica e não há combustão.
-
Caso a concentração de gás seja menor que o L.I.I diz-se que a mistura está pobre e não há combustão.
Pregunta 5
Pregunta
Em um ambiente com ausência de oxigênio não pode haver combustão!
Pregunta 6
Pregunta
Independentemente do tipo de fogo ou incêndio, as três formas de transmissão vão ocorrer nas mesmas proporções, ou seja, cerca de 70% desse calor é liberado pela convecção, e os demais 30% liberados pela irradiação e pela condução.
Pregunta 7
Pregunta
Todo corpo emite radiação que é emitida para todos os lados. A capa térmica de um incêndio aquecida redistribui o seu calor pela estrutura através da irradiação térmica, aquecendo todos os combustíveis no seu caminho. Esse processo de “retorno” da energia (da capa térmica para os combustíveis presentes na estrutura) é denominado de:
Respuesta
-
feedback radiativo
-
Flashfire
-
Flashover
-
Ghost flames
Pregunta 8
Pregunta
Dentro da estrutura os gases se dispõem em camadas, de acordo com sua temperatura. O ponto mais alto da estrutura é aquele que se encontra com mais energia (maior temperatura). Por outro lado, o ponto de menos temperatura está próximo ao chão. As temperaturas estão, então, distribuídas dessa forma no compartimento: quanto mais alto, maior a temperatura. A esta divisão da temperatura é dado o nome de:
Respuesta
-
feedback radiativo
-
estratificação térmica
-
rollover
-
flame over
Pregunta 9
Pregunta
Quando a capa térmica na sua temperatura de ignição vaza para o exterior da estrutura e entra em ignição ao se misturar com o oxigênio externo, acontece o que se chama de:
Respuesta
-
rollover
-
ghost flames
-
flash fire
-
flame over
Pregunta 10
Pregunta
A combustão que ocorre dentro desses bolsões de ar que estão na capa térmica chama-se de
Respuesta
-
ghost flames
-
rollover
-
flash fire
-
flash over
Pregunta 11
Pregunta
Em determinado momento, o próprio plano neutro vai atingir seu ponto de ignição. Quando isso acontecer, chamas surgirão no plano neutro. A essas chamas que passam no plano neutro denomina-se de:
Respuesta
-
rollover
-
flame over
-
ghost flames
-
flash fire
Pregunta 12
Pregunta
O fenômeno da generalização repentina do incêndio em todos os combustíveis presentes caso a concentração de oxigênio esteja adequada ou caso o oxigênio seja injetado nessa fase chama-se:
Respuesta
-
flame over
-
flashover
-
rollover
-
flash fire
Pregunta 13
Pregunta
Algumas condições devem ser respeitadas para que ocorra o flashover. Observe as afirmativas abaixo:
I - Para que ele ocorra, a taxa de degradação dos combustíveis sólidos deve ser menor do que a capacidade das chamas de consumi-los;
II - sua temperatura deve ser alta o suficiente.
III - deve haver necessariamente uma fonte constante de alimentação de oxigênio,
mantendo a concentração dentro dos limites de inflamabilidade da fumaça.
Assinale a alternativa correta:
Pregunta 14
Pregunta
Em um incêndio incubado, para que a termólise ocorra é necessário presença de comburente.
Pregunta 15
Pregunta
Em um incêndio incubado (incêndio em fase decaimento pelo exaurimento de comburente) ocorre uma mudança na cor da fumaça, que passa a ser:
Respuesta
-
fumaça negra
-
fumaça branca
-
fumaça cáqui/amarelada
-
fumaça azulada
Pregunta 16
Pregunta
É a explosão da fumaça que estava restrita no interior do ambiente com incêndio incubado que entrou em contato com o oxigênio exterior:
Respuesta
-
flashover
-
backdraft
-
flame over
-
flash fire
Pregunta 17
Pregunta
A mais importante observação da fumaça é esta: fluxo turbulento (rugoso) versus fluxo laminar de fumaça. Fumaça muito turbulenta (além do normal) está prestes a ignir, pois já possui temperatura suficiente. O Flashover será deflagrado assim que houver a mistura própria com ar.
Pregunta 18
Pregunta
Considerando os princípios de leitura da fumaça, a coloração que nos dá indícios de um incêndio subventilado, com a queda do plano neutro, “abafando” as chamas, mas mantendo-se a alta temperatura nas superfícies combustíveis, criando um cenário propício para a ocorrência de um Backdraft, em caso de ventilação súbita é:
Pregunta 19
Pregunta
Considerando os princípios de leitura da fumaça, a fumaça veloz e forte indício de proximidade do foco tem coloração:
Pregunta 20
Pregunta
Considerando os princípios de leitura da fumaça, a fumaça que se encontra pressurizada e indica distância do foco, ou gases desprendidos por combustíveis ao longo do fluxo, possui coloração:
Pregunta 21
Pregunta
Considerando os princípios de leitura da fumaça, conforme esta se distancia das chamas, ela aquece outros materiais combustíveis em seu caminho, e a umidade e vapores de termólise desses objetos torna a fumaça mais:
Pregunta 22
Pregunta
Assinale a alternativa que indica a coloração da fumaça que nos indica sinal de termólise mais violenta (degradação rápida) dos materiais. Ocorre em faixas de temperaturas maiores, e é responsável pelo mais elevado grau de inflamabilidade da fumaça:
Pregunta 23
Pregunta
Considerando os princípios de leitura da fumaça, se além de veloz, a fumaça que escapa de uma estrutura é muito turbulenta (outras descrições, fumaça agitada, de aparência fervente, ou “feroz”), podemos deduzir que está iminente a ocorrência do seguinte fenômeno:
Respuesta
-
Flashover
-
Backdraft
-
Ghost flames
-
Flash fire
Pregunta 24
Pregunta
Nos incêndios em estruturas de madeira (casas de estilo americano), a fumaça tratada como indicativo de risco de colapso possui coloração:
Pregunta 25
Pregunta
Expressão usada para descrever fumaça ultradensa de alto volume, veloz, com alta turbulência e muito negra (reunindo todos os sinais de risco juntos), sendo um claro sinal de iminente autoignição ou Flashover:
Respuesta
-
Black fire
-
Flash fire
-
Flame fire
-
Rollover