Sobre o positivismo, corrente teórica precursora do pensamento sociológico, assinale o que for incorreto.
Respuesta
Apesar de reconhecer as diferenças entre fenômenos do mundo físico e do mundo social, o positivismo busca no método das ciências da natureza a orientação básica para legitimar a sociologia.
O positivismo enfatiza a coesão e a harmonia entre os indivíduos como solução de conflitos, para alcançar o progresso social.
O positivismo endereça uma contundente crítica à sociedade europeia do século XIX, sobretudo em razão das desigualdades sociais oriundas da consolidação do capitalismo.
O positivismo utiliza recorrentemente a metáfora organicista para se referir à sociedade como um todo constituído de partes integradas e coesas, funcionando harmonicamente, segundo uma lógica física ou mecânica.
O positivismo defende uma concepção evolucionista da história social, segundo a qual o estágio mais avançado seria dominado pela razão técnico-científica.
Pregunta 2
Pregunta
Em 2014, o Brasil foi palco da Copa do Mundo de Futebol e em 2016 realizará os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, na cidade do Rio de Janeiro. Os eventos esportivos são tratados como fatos sociais de alta relevância para a Sociologia.
A respeito da função do esporte, de acordo com o pensamento do sociólogo Émile Durkheim, assinale a alternativa correta.
Os esportes de alto rendimento submetem os atletas a processos rigorosos e duvidosos de condicionamento, o que deve ser considerado inadmissíveis.
Um fato social, quando apreendido pelo grupo, faz do atleta um indivíduo conduzido por regras e normas que são por ele definidas.
O esporte é um fenômeno que possui um caráter individual, envolvendo apenas os setores sociais mais abastados que visam a sua reprodução e elitização.
Ao tratar o esporte como fato social, a Sociologia se aproxima dos problemas vividos pelos atletas, apresentando soluções para esses problemas.
Os esportes possuem um alto grau de generalidade e exercem uma função social muito importante para a sociedade: a promoção do controle emocional e do controle da violência.
Pregunta 3
Pregunta
De acordo com Susie Orbach, “Muitas coisas feitas em nome da saúde geram dificuldades pessoais e psicológicas. Olhar fotos de corpos que passaram por tratamento de imagem e achar que correspondem à realidade cria problema de auto-imagem, o que leva muitas mulheres às mesas de cirurgia. Na geração das minhas filhas, há garotas que gostam e outras que não gostam de seus corpos. Elas têm medo de comida e do que a comida pode fazer aos seus corpos. Essa é a nova norma, mas isso não é normal. Elas têm pânico de ter apetite e de atender aos seus desejos”.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Émile Durkheim, é correto afirmar:
O conflito entre as gerações que é causado pela incapacidade dos mais velhos compreenderem os interesses dos mais novos.
Os padrões estéticos são socialmente determinados e constituem um fato social na medida em que exercem coerção sobre os indivíduos
Normas podem ser prejudiciais ao desenvolvimento da sociedade porque criam parâmetros que uniformizam os indivíduos.
A consciência coletiva é mais forte entre os jovens, porque eles têm uma atitude crítica em relação aos valores e padrões culturais.
A base para a formação de princípios morais que possam garantir a solidez das instituições e a coesão social é o respeito as liberdades individuais.
Pregunta 4
Pregunta
Segundo Émile Durkheim, a Sociologia é composta por um conjunto de regras e normas existentes fora das consciências individuais, tendo como objeto de estudo os Fatos Sociais.
São características dos Fatos Sociais:
Respuesta
regularidade, coercitividade e naturalidade.
coercitividade, exterioridade e generalidade.
pluralidade, sensibilidade e regularidade.
exterioridade, previsibilidade e subjetividade.
subjetividade, individualidade e naturalidade.
Pregunta 5
Pregunta
As concepções intelectuais da humanidade evoluíram percorrendo três estados teóricos distintos e consecutivos Segundo a Lei dos Três Estados, Esses Estados são: