Pregunta 1
Pregunta
A Polícia Militar do Espírito Santo - PMES é instituição regular e ____________, força ____________ do Exército, organizada com base na hierarquia e disciplina, subordinada ao _____________ e à (ao) ______________, cabendo-lhe a _______________ e a preservação da ordem pública.
Complete CORRETAMENTE:
Respuesta
-
temporária - presente - Governador do Estado - Casa Militar - polícia repressiva
-
permanente - auxiliar e reserva - Governador do Estado - Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social - polícia ostensiva
-
permanente - titular - Comandante Geral - Governador do Estado - polícia ostensiva
-
perene - reserva - Ministério da Justiça - Comandante Geral - polícia judiciária
-
temporária - auxiliar - Ministério da Justiça - Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social - polícia penal
Pregunta 2
Pregunta
A PMES compõe o Sistema de Segurança Pública do Estado, subordinada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, nos termos da legislação estadual em vigor, atuando de forma integrada com os demais órgãos do sistema e em parceria com órgãos públicos, privados e a comunidade, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades.
Pregunta 3
Pregunta
A PMES é órgão da administração direta do Estado, com dotação orçamentária própria, autonomia administrativa, e funcional.
Pregunta 4
Pregunta
O Comandante Geral é nomeado:
Respuesta
-
pelo Secretário de Segurança Pública e escolhido dentre os oficiais da ativa da corporação, do último posto do Quadro de Oficiais Combatentes.
-
pelo Governador do Estado e escolhido dentre os oficiais da ativa ou reserva da corporação, do último posto do Quadro de Oficiais Combatentes.
-
pelo Governador do Estado e escolhido dentre os oficiais da ativa da corporação, do último posto do Quadro de Oficiais Combatentes.
-
pela tropa e escolhido dentre os oficiais da ativa da corporação, de qualquer posto do Quadro de Oficiais Combatentes.
-
pelo Chefe da Casa Militar e escolhido dentre os oficiais da reserva da corporação, do último posto do Quadro de Oficiais Combatentes.
Pregunta 5
Pregunta
O Subcomandante Geral é escolhido:
Respuesta
-
pelo Chefe da Casa Militar do Estado dentre os oficiais da ativa da corporação e de qualquer posto do Quadro de Oficiais Combatentes.
-
pelo Governador do Estado dentre os oficiais da ativa da corporação e do penúltimo posto do Quadro de Oficiais Combatentes.
-
pelo Governador do Estado dentre os oficiais da ativa da corporação e do último posto do Quadro de Oficiais Combatentes.
-
pelo Comandante Geral dentre os oficiais da ativa da corporação e do penúltimo posto do Quadro de Oficiais Combatentes.
-
pelo Comandante Geral dentre os oficiais da ativa da corporação e do último posto do Quadro de Oficiais Combatentes.
Pregunta 6
Pregunta
No impedimento ou ausência do Comandante Geral e do Subcomandante Geral, responderá pela função de Comandante Geral da Corporação o:
Respuesta
-
Chefe do Estado Maior Geral da PMES.
-
Corregedor da PMES.
-
Chefe da Casa Militar da PMES.
-
Oficial mais antigo da PMES.
-
Comandante Geral do CBMES.
Pregunta 7
Pregunta
No impedimento simultâneo do Comandante Geral, do Subcomandante Geral e do Chefe do Estado Maior Geral, a função de Comandante Geral da Corporação será exercida pelo:
Respuesta
-
Oficial mais antigo da PMES.
-
Chefe da Casa Militar.
-
Corregedor Geral da PMES.
-
Comandante Geral do CBMES.
-
Comandante do CPOM.
Pregunta 8
Pregunta
Compete à PMES, dentre outras atribuições previstas em Lei, EXCETO:
Respuesta
-
Realizar correições e inspeções, em caráter somente extraordinário, na esfera de sua competência.
-
Atender à convocação do Governo Federal, em caso de guerra externa ou para prevenir ou reprimir grave perturbação da ordem ou ameaça de sua irrupção, subordinando-se ao comando da região militar para emprego em suas atribuições específicas de polícia militar e como participante da defesa territorial.
-
Atuar de maneira pró-ativa e reativa, em locais ou áreas específicas em que se presuma ser possível a ocorrência de perturbação da ordem pública.
-
Realizar análises e estudos técnicos relativos à polícia ostensiva e à preservação da ordem pública, bem como emitir alvará de autorização para realização de eventos e funcionamento de locais que gerem risco, potencial ou real, de perturbação da ordem pública no âmbito de sua competência.
-
Exercer a polícia ostensiva do meio ambiente, nos termos de sua competência estabelecida nas Leis e Convênios.
Pregunta 9
Pregunta
Compete ao Comandante Geral ordenar despesas, promover praças e declarar Aspirantes-a-Oficial.
Pregunta 10
Pregunta
O Subcomandante Geral tem por competência assessorar o Comandante Geral na coordenação e supervisão geral das atividades da corporação.
Pregunta 11
Pregunta
A PMES se organizará em:
I - órgãos de direção geral;
II - órgãos de direção setorial;
III - órgãos de execução.
Marque a opção CORRETA:
Respuesta
-
I, apenas.
-
II e III, apenas.
-
III, apenas.
-
I, II e III.
-
I e II, apenas.
Pregunta 12
Pregunta
O comando geral e os órgãos de assessoramento são órgãos direção geral e se destinam à gestão, planejamento, supervisão, coordenação, controle e fiscalização das atividades relacionadas às políticas de recursos humanos, tecnologia e logística, finanças, ensino, instrução e pesquisa, inteligência e saúde, por meio de diretrizes e ordens.
Pregunta 13
Pregunta
Constitui uma unidade orçamentária própria, vinculada à PMES, nos termos de lei específica, para o custeio, a manutenção, a aquisição de equipamentos e materiais, dos órgãos ou seções localizados na sua sede e das seções destacadas nas unidades.
Estamos falando do (a):
Respuesta
-
Diretoria de Recursos Humanos.
-
Diretoria de Saúde.
-
Diretoria de Finanças.
-
Diretoria de Ensino Instrução e Pesquisa.
-
Diretoria de Apoio Logístico.
Pregunta 14
Pregunta
Marque a alternativa INCORRETA:
Respuesta
-
Os órgãos de execução se destinam ao planejamento, coordenação, controle e execução da polícia ostensiva e da preservação da ordem pública, por meio de diretrizes ou ordens emanadas dos órgãos de direção geral.
-
Os órgãos de execução constituem-se em Comandos de Polícia Ostensiva e Unidades Operacionais.
-
Aos comandos de polícia ostensiva cabe, no âmbito de suas responsabilidades e área de articulação, o planejamento, o comando, a supervisão, a coordenação e o controle operacional.
-
Às unidades operacionais, compete o desdobramento destas atividades, consistindo na execução das atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública no âmbito de suas respectivas circunscrições.
-
As unidades operacionais subordinam-se, administrativamente, aos respectivos comandos de polícia ostensiva.
Pregunta 15
Pregunta
A ocupação dos cargos e funções policiais militares é privativa dos policiais militares da ativa, admitindo-se, excepcionalmente, nas hipóteses legais, a reconvocação de policiais militares da reserva remunerada.
Pregunta 16
Pregunta
O pessoal da Polícia Militar compõe-se de, EXCETO:
Pregunta 17
Pregunta
O efetivo da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo - PMES é fixado em 10.799 (dez mil setecentos e noventa e nove) policiais militares.
Pregunta 18
Pregunta
A Qualificação Policial Militar de Praça “ZERO” (QPMP-0) passa a denominar-se Qualificação Policial Militar de Praças Combatentes (QPMP-C).
Pregunta 19
Pregunta
A Qualificação Policial Militar de Praça “QUATRO” (QPMP-4) passa a denominar-se:
Respuesta
-
Qualificação Policial Militar de Praças Auxiliares de Saúde (QPMP-S).
-
Qualificação Policial Militar de Praça (QPMP).
-
Qualificação Policial Militar de Praças Músicos (QPMP-M).
-
Qualificação Policial Militar de Praças Veterinários (QPMP-V).
-
Quadro de Oficiais de Administração (QOA PM).
Pregunta 20
Pregunta
Compete ao _____________ a criação, transformação, extinção, denominação, localização e a estruturação dos órgãos de direção geral, setorial e de execução, de acordo com a organização básica e dentro dos limites de efetivo fixados na Lei Complementar 533/09.
Complete CORRETAMENTE: