Pregunta 1
Pregunta
(VUNESP) A ação digestiva no amido inicia-se na boca por meio da enzima amilase salivar, que hidrolisa o amido em dextrina e maltose; entretanto, a digestão dos carboidratos ocorre quase inteiramente no:
Respuesta
-
estômago, através da enzima maltase.
-
estômago, através da enzima isomaltase.
-
intestino delgado, com maior atividade no íleo.
-
intestino grosso, com maior atividade no cólon ascendente.
-
intestino delgado, com maior atividade no duodeno.
Pregunta 2
Pregunta
(PMSP) Com relação ao processo de digestão dos alimentos, é incorreto afirmar que:
Respuesta
-
Na presença de pH<4,5 o peptídeo inibidor gástrico aumenta a secreção de bicarbonato no intestino delgado, reduzindo a motilidade e secreção gástrica.
-
A presença de gorduras e aminoácidos leva a colecistoquinina a limitar o esvaziamento gástrico através do aumento da secreção de enzima pancreática.
-
O hormônio gastrina melhora a digestibilidade dos aminoácidos por aumentar a secreção de ácido clorídrico (HCl) e pepsinogênio.
-
A digestão das proteínas se inicia com a secreção de HCl, de pepsinogênio e fator intrínseco no estômago.
-
A digestão da gordura inicia-se na língua, com ação da lipase lingual.
Pregunta 3
Pregunta
(IFCTSC) Com relação à digestão e absorção de nutrientes assinale a opção INCORRETA:
Respuesta
-
No intestino grosso alguns carboidratos não digeríveis e fibras são fermentados por
Bactérias intestinais, resultando na formação de ácidos graxos de cadeia curta e gases. Parte desses produtos é absorvida para a circulação e parte dos gases alcança os pulmões, sendo eliminada pela expiração.
-
A saliva tem pH ao redor de 6,9, enquanto que o pH normal do estômago é menor do que 2.
-
A digestão do amido se inicia na boca, por ação da amilase salivar.
-
A digestão das proteínas tem início no estômago, por ação da pepsina, secretada com a bile.
-
As enzimas secretadas pelo pâncreas auxiliam na digestão de proteínas, carboidratos e gorduras.
Pregunta 4
Pregunta
Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma das funções orgânicas dos carboidratos.
Respuesta
-
Os carboidratos possuem diferentes formas e classificações; entretanto não são metabolizados rapidamente, principalmente em glicose, para então serem utilizados como substrato energético imediato, ou convertidos em glicogênio e ácido lático ou, ainda, em gordura, dependendo das necessidades metabólicas do indivíduo.
-
Uma das principais funções dos carboidratos é proporcionar energia para o organismo mediante a ingestão alimentar, pois as reservas de glicogênio proporcionam uma inter-relação constante com o balanço energético do organismo, gerando ATP e muitas coenzimas ativas do metabolismo, provendo,
desse modo, energia necessária para o desenvolvimento e manutenção das funções celulares.
-
Os carboidratos são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso, pois o cérebro utiliza quase exclusivamente a glicose para o fornecimento de energia apesar de não conter reservas desse substrato. Por esse motivo, a glicemia é regulada dentro de limites estreitos, pois uma interrupção prolongada glicêmica pode causar danos irreversíveis ao cérebro.
-
Mesmo em condições de aumento na demanda energética, a presença adequada de carboidratos impede que ocorra a degradação de proteínas para a produção de energia. Assim, uma maior quantidade de proteína será utilizada para a formação de tecidos.
-
Além de atuarem como fonte energética, os carboidratos exercem outras importantes funções no organismo, como constituição de compostos estruturais, ação poupadora de proteína, efeito anticetogênico, combustível para o sistema nervoso
central, entre outras.
Pregunta 5
Pregunta
Qual o requerimento mínimo de ingestão diária de glicose ou o equivalente em carboidratos complexos para se prevenir a Cetose?
Respuesta
-
30g.
-
50g.
-
70g.
-
90g.
-
100g.
Pregunta 6
Pregunta
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
Estímulo hormonal é produzido em resposta à entrada de alimento no estômago. Certos estimulantes, especialmente à cafeína, álcool e extrato de carne determinam a liberação de um hormônio gastrointestinal local -____________- pelas células mucosas do antro que por sua vez estimulam a secreção de
mais __________________. Quando um pH de _____ é atingido, um mecanismo de retro-regulação para a secreção do hormônio para prevenir um excesso de formação de ácido.
Respuesta
-
gastrina / ácido láctico / 3.0
-
lipase gástrica / ácido clorídrico / 5.0
-
ptialina / ácido clorídrico / 7.0
-
gastrina / ácido clorídrico / 2.0
-
secretina / sais biliares / 1.0
Pregunta 7
Pregunta
As contrações musculares que movimentam o alimento pelo trato GI são denominadas:
Respuesta
-
Hidrólise.
-
Esfíncteres.
-
Peristaltismo.
-
Movimento intestinal.
-
Centrifugação.
Pregunta 8
Pregunta
Gastrina,secretina e colecistoquinina são exemplos de:
Respuesta
-
Criptas.
-
Enzimas
-
Hormônios
-
Células caliciformes.
-
Aminoácidos.
Pregunta 9
Pregunta
(PUCCAMP-SP) Uma determinada enzima, retirada de um órgão do aparelho digestivo de um mamífero, foi distribuída igualmente em 8 tubos de ensaio. O tipo de alimento e o pH de cada tubo estão informados na tabela a seguir.
Os tubos de ensaio foram mantidos a 37°C e após 10 horas observou-se digestão do alimento apenas no tubo III. Com base nesses dados, é possível concluir que a enzima utilizada e o órgão de onde foi retirada são, respectivamente:
Pregunta 10
Pregunta
(Fuvest-SP) Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por quê: a remoção dos vinte e cinco centímetros iniciais do intestino delgado (duodeno) ou a remoção de igual porção do início do intestino grosso?
Respuesta
-
A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal.
-
A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.
-
A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da absorção dos produtos do processo digestório.
-
A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.
-
As duas remoções seriam igualmente drásticas, pois tanto no duodeno quanto no intestino grosso ocorrem digestão e absorção de nutrientes e de água.