No livro Fédon, Platão mostra o final da vida de Sócrates, em especial seu julgamento e sua condenação à morte. Quais foram às acusações que levaram Sócrates a ser condenado pela assembleia ateniense?
Respuesta
A- De disseminar o diálogo filosófico e de corromper a juventude.
B- De não acreditar nos deuses da cidade de Atenas e de corromper a juventude.
C- De criticar o governo dos tiranos e ensinar os jovens a pensar por si mesmo.
D- De cobrar por seus ensinamentos e criticar o trabalho feito pelos sofistas.
Pregunta 2
Pregunta
Grupo de filósofos que se dedicavam a ensinar técnicas de persuasão para os jovens de modo que, numa assembleia eles tivessem preparados para vencer os debates com argumentos fortes e imbatíveis. Esta afirmação caracteriza os filósofos que são historicamente conhecidos como:
Respuesta
Sofistas.
Pré-socráticos.
Socráticos.
Platônico
Pregunta 3
Pregunta
Um discípulo de Sócrates foi até o Oráculo de Delfos perguntar à Pitonisa (sacerdotisa do templo de Apolo) quem era o homem mais sábio de Atenas. A sacerdotisa disse que o homem mais sábio de Atenas era Sócrates. Entretanto, ao saber da revelação do oráculo, Sócrates ficou surpreso, pois não se considerava um sábio. Depois de muito refletir, o filósofo compreendeu o anúncio dos deuses. Assinale a alternativa que corresponda a conclusão que o filósofo chegou com a afirmação divina:
Respuesta
Sócrates era pretensioso, e como sábio que era, reconhecia a ignorância dos outros.
Sócrates concluiu que era o mais sábio de Atenas, pois os seus interlocutores nunca conseguiam responder adequadamente aos seus questionamentos.
Sócrates concluiu que era o homem mais sábio de Atenas, pois talvez fosse o único que reconhecia a sua ignorância e buscava constantemente a sabedoria.
Sócrates concluiu que era o homem mais sábio de Atenas, pois acreditava nos deuses totalmente, não admitindo que eles tenham se enganado ou mentido.
Pregunta 4
Pregunta
O que é Maiêutica?
Respuesta
Exercício filosófico que se dividia em partes. No primeiro momento Sócrates convencia os interlocutores a crer que tudo se formava a partir do elemento água, no segundo momento a crer que o ar era o elemento principal. O Logos era um dos princípios vitais também.
Exercício filosófico que se dividia em partes. No primeiro momento Sócrates levava os seus discípulos ou interlocutores a duvidar de seu próprio conhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo, Sócrates os levava a conceber, de si mesmos, uma nova ideia, uma nova opinião sobre o assunto em questão.
Sócrates, enquanto divisor de águas usava o método Maiêutico, parto de idéias para intervir na vida da pólis, divergindo de todos os habitantes e de seus deuses, fazendo-os acreditar que a verdade estava no que Platão escreveu sobre O mito da caverna
Exercício filosófico que levava os jovens a analisar as deficiências encontradas nas cidades-estado para com isso em mão colocar os governantes contra a parede, exigindo deles uma nova vida, com mais atitude e reparação.
Pregunta 5
Pregunta
Sócrates representa um marco importante da história da filosofia; enquanto a filosofia pré-socrática
se preocupava com o conhecimento da natureza (physis), Sócrates procura o conhecimento
indagando o homem. Sócrates representa um marco importante da história da filosofia; enquanto a
filosofia pré-socrática se preocupava com o conhecimento da natureza (physis), Sócrates procura o
conhecimento indagando o homem. Aponte o que estiver correto a respeito dessa afirmação:
Respuesta
Sócrates, para não ser condenado à morte, negou, diante dos seus juízes, os princípios éticos da sua filosofia.
Discípulo de Sócrates, Platão utilizou, como protagonista da maior parte de seus diálogos, o seu mestre Aristóteles.
Sócrates, ao afirmar que só sabia que nada sabia, queria, com isso, sinalizar a necessidade de adotar uma nova atitude diante do conhecimento e apontar um novo caminho para a sabedoria.
O método socrático compõe-se de duas partes: a Maiêutica e o Logos.
Tal como os sofistas, Sócrates costumava cobrar dinheiro pelos seus ensinamentos.