Pregunta 1
Pregunta
[blank_start]Mastócito[blank_end] e uma célula globosa, grande, sem prolongamentos e repleta de grânulos que dificultam, pela sua quantidade, a visualização do núcleo. Os grânulos são constituídos de heparina (substância anticoagulante) e histamina (substância que exerce um efeito vasodilatador predominantemente sobre os vasos sanguíneos finos).
Pregunta 2
Pregunta
[blank_start]Macrófago[blank_end] e uma célula ovoide, podendo conter longos prolongamentos citoplasmáticos e inúmeros lisossomos. Responsável pela fagocitose e pinocitose de partículas estranhas ou não ao organismo. Remove restos celulares e promove o primeiro combate aos microrganismos invasores do nosso organismo.
Pregunta 3
Pregunta
O [blank_start]Fibroblasto[blank_end] e uma célula metabolicamente ativa, contendo longos e finos prolongamentos citoplasmáticos. Sintetiza o colágeno e as substâncias da matriz (substância intercelular).
Pregunta 4
Pregunta
Os [blank_start]Monócitos[blank_end] desenvolvem-se a partir da medula óssea, circulam na corrente sanguínea por poucos dias e finalmente deslocam-se para os tecidos onde são denominados macrófagos
Pregunta 5
Pregunta
Os [blank_start]Linfócitos B[blank_end] são células provenientes da medula óssea, que penetram nos vasos sanguíneos através de movimentação ameboide, sendo transportados pela circulação até alcançarem os órgãos linfáticos, onde se alojam, com exceção do timo. ela produzem os anticorpos sanguíneos.quando estas células são ativadas por antígenos, proliferam e se diferenciam em plasmócitos
Pregunta 6
Pregunta
Os [blank_start]Linfócitos T[blank_end] citotóxicos agem diretamente sobre as células estranhas e infectadas por vírus, através de dois mecanismos: produção de perforinas (proteínas), que abrem orifícios nas membranas plasmáticas, provocando a lise das células; através da indução das células-alvo a entrarem em apoptose (morte programada).
Pregunta 7
Pregunta
Plaquetas são restos celulares originados da fragmentação de células gigantes da medula óssea, conhecidas como megacariócitos. Possuem substâncias ativas no processo de coagulação sanguínea, sendo, por isso, também conhecidas como trombócitos (do grego, thrombos = coágulo), que impedem a ocorrência de hemorragias
Pregunta 8
Pregunta
O [blank_start]osteoclasto[blank_end] é uma célula que compõe a matriz óssea, bastante grande em comparação à outras células, multinucleada, e que está envolvida na reabsorção e remodelagem do tecido ósseo. Possui um citoplasma rico em lisossomos, além de apresentar numerosas mitocôndrias e um complexo de Golgi altamente desenvolvido.
Pregunta 9
Pregunta
Os [blank_start]Neutrófilos[blank_end], também conhecidos como polimorfonucleares, são células sanguíneas leucocitárias responsáveis pela defesa do organismo, sendo sempre as primeiras a chegarem nas áreas de inflamação. Possuem um núcleo formado por dois a cinco lóbulos, sendo mais comuns três. O citoplasma apresenta granulações: os grânulos específicos (muito finos) e os grânulos azurófilos (maiores e mais eletro-densos).exercem, basicamente, a função de defesa através do processo de fagocitose.
Pregunta 10
Pregunta
O tecido conjuntivo e subdividido em 3 partes. Quais são elas?
Respuesta
-
Tecido conjuntivo propriamente dito;Tecido Conjuntivo de Sustentação;Tecido conjuntivo de propriedades especiais
-
Tecido conjuntivo de propriedades especiais;Tecido conjuntivo Hematopoietico;Tecido conjuntivo adiposo
-
Tecido Conjuntivo de Sustentação;Tecido conjuntivo ósseo;Tecido conjuntivo Cartilaginoso
-
Tecido conjuntivo propriamente dito;Tecido conjuntivo Frouxo;Tecido conjuntivo Denso
Pregunta 11
Pregunta
Quais tecido fazem parte do tecido conjuntivo propriamente dito?
Respuesta
-
Frouxo;Denso
-
Frouxo;Adiposo
-
Denso;Ósseo
-
hematopoietico;Ósseo
-
Frouxo;Denso;Adiposo
Pregunta 12
Pregunta
Sobre o tecido conjuntivo propriamente dito e incorreto afirmar .
Respuesta
-
O tecido conjuntivo frouxo preenche espaços não-ocupados por outros tecidos, apóia e nutre células epiteliais, envolve nervos, músculos e vasos sanguíneos linfáticos. Além disso, faz parte da estrutura de muitos órgãos e desempenha importante papel em processos de cicatrização.
-
As fibras presentes no tecido conjuntivo frouxo são de três tipos: colágenas, elásticas e reticulares.
-
Tecido conjuntivo denso e dividido em modelado e não modelad
-
modelado: formado por fibras colágenas dispostas em feixes com orientação fixa, dando ao tecido características de maior resistência à tensão do que a dos tecidos não-modelados e frouxo; ocorre nos tendões, que ligam os músculos aos ossos, e nos ligamentos, que ligam os ossos entre si.
-
não modelado: formado por fibras colágenas entrelaçadas, dispostas em feixes que não apresentam orientação fixa, o que confere resistência e elasticidade. Esse tecido forma as cápsulas envoltórias de diversos órgãos internos, e forma também um a derme, tecido conjuntivo da pele
-
As fibras colágenas são constituídas de elastina, talvez a proteína mais abundante no reino animal. São finas e frágeis, distendendo-se pouco quando tensionadas.
As fibras elásticas são longos fios de uma proteína chamada elastina. Elas conferem elasticidade ao tecido conjuntivo frouxo, Quando você puxa e solta à pele da parte de cima da mão, são as fibras colágenas que rapidamente devolvem à pele sua forma original
As fibras reticulares são ramificadas e formam um trançado firme que liga o tecido conjuntivo aos tecidos vizinhos.
Pregunta 13
Pregunta
Os tecidos presentes no tecido conjuntivo de propriedades especiais são o Tecido adiposo,Tecido elástico;Tecido hematopoiético;Tecido mucoso.
Pregunta 14
Pregunta
No Tecido conjuntivo adiposo a substância intracelular é reduzida, e as células, ricas em lipídios, são denominadas células adiposas. Ocorre principalmente sob a pele, exercendo funções de reserva de energia, proteção contra choques mecânicos e isolamento térmico. Ocorre também ao redor de alguns órgãos como os rins e o coração.
Pregunta 15
Pregunta
As células adiposas possuem um grande concentração de gordura, que aumenta ou diminui, dependendo do metabolismo: se uma pessoa come pouco ou gasta muita energia, a gordura das células adiposas se acumulam; caso contrário, ela se diminuem. O tecido adiposo atua como reserva de energia exclusiva para os músculos .
Pregunta 16
Pregunta
Tecido adiposo forma gordura,protege o nosso corpo contra o frio,serve como fonte de energia é composto pela célula adipócito.
Pregunta 17
Pregunta
O sangue (originado pelo tecido hemocitopoiético ) é um tecido altamente especializado, formado por alguns tipos de células, que compõem a parte figurada, dispersas num meio líquido – o plasma -, que corresponde à parte amorfa. Os constituintes celulares são: glóbulos vermelhos (também denominados hemácias ou eritrócitos); glóbulos brancos (também chamados de leucócitos).
Pregunta 18
Pregunta
O [blank_start]Plasmócito[blank_end] e uma célula ovóide, rica em retículo endoplasmático rugoso (ou granular). Pouco numeroso no conjunto normal, mas abundante em locais sujeitos à penetração de bactérias, como intestino, pele e locais em que existem infecções crônicas. Produtor de todos os anticorpos no combate a micro-organismos. É originado no tecido conjuntivo a partir da diferenciação de células conhecidas como linfócitos B.
Pregunta 19
Pregunta
Somente algumas células do sangue são originadas na medula óssea vermelha a partir das células indiferenciadas pluripotentes (células-tronco).
Pregunta 20
Pregunta
Glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos (do grego, eruthrós = vermelho, e kútos = célula) são anucleados, possuem aspecto de disco bicôncavo e diâmetro de cerca de 7,2 m m. São ricos em hemoglobina, a proteína responsável pelo transporte de oxigênio, a importante função desempenhada pelas hemácias.
Pregunta 21
Pregunta
Glóbulos brancos, também chamados de leucócitos (do grego, leukós = branco), são células sanguíneas envolvidas com a defesa do organismo.essa atividade pode ser exercida por fagocitose ou por meio da produção de proteínas de defesa, os anticorpos.
Pregunta 22
Pregunta
Sobre o Tecido elástico:E incorreto afirmar que.
Respuesta
-
O tecido elástico é encontrado no ligamento suspensor do pênis, em um dos tipos de ligamentos intervertebrais, em alguns dos ligamentos das cartilagens da laringe e no ligamento nucal de ruminantes.
-
São delgadas e não apresentam estrias transversais.
-
As cadeias polipeptídicas são ricas em valina e alanina e contêm os aminoácidos desmosina e isodesmosina.
-
Fibras elásticas são formadas por microfibrilas associadas à elastina.
-
É composto exclusivamente de material elástico, sob a forma de fibras elásticas.
Pregunta 23
Pregunta
Sobre o tecido Mucoso: É incorreto afirmar que
Respuesta
-
O predomínio de substância fundamental amorfa, que é constituída por proteoglicanas ácidas, confere uma certa basofilia ao tecido
-
Algumas poucas células, especialmente fibroblastos e células mesenquimais (células-tronco), são encontradas neste tecido.
-
Tem muitas fibras colágenas, fibras elásticas e reticulares.
-
O cordão umbilical deve ao hialuronato sua consistência mole e ao mesmo tempo elástica. Neste local o tecido mucoso também é conhecido por Geléia de Wharton.
-
O Tecido mucoso é um tecido conjuntivo no qual predomina amplamente hialuronato sobre outras moléculas da matriz.
Um componente importante da matriz extracelular fundamental é a molécula hialuronato, antigamente denominado ácido hialurônico.
Pregunta 24
Pregunta
Tecido Conjuntivo de Sustentação e dividido em Cartilaginoso e ósseo
Pregunta 25
Pregunta
Sobre tecido cartilaginoso: É incorreto afirmar que
Respuesta
-
O tecido cartilaginoso, ou simplesmente cartilagem, apresentam consistência firme, mas não é rígido como o tecido ósseo.
-
Tem função de Revestimento, reveste superfícies articulares limitando os movimentos e é fundamental para o crescimento dos ossos longos.
-
Nas cartilagens não há nervos nem vasos sanguíneos. A nutrição das células desse tecido é realizada por meio dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo adjacente.
-
A cartilagem é encontrada no nariz, nos anéis da traquéia e dos brônquios, na orelha externa (pavilhão auditivo), na epiglote e em algumas partes da laringe.
-
Há dois tipos de células nas cartilagens: os condroblastos e blastos produzem as fibras colágenas e a matriz, com consistência de borracha.Após a formação da cartilagem, a atividade dos condroblastos diminui e eles sofrem uma pequena retração de volume, quando passam a ser chamados de condrócitos.
-
As fibras presentes nesse tecido são as colágenas e as reticulares.
-
Existem três tipos de cartilagem a Hialina presente em nas paredes das fossas nasais,traqueia,brônquios e recobrindo as articulações de ossos longos
Elástica presente no pavilhão auditivo externo,tuba auditiva,epiglote e laringe
Fibrosa presente nos discos intervertebrais.
Pregunta 26
Pregunta
O tecido ósseo tem a função de sustentação e ocorre nos ossos do esqueleto dos vertebrados. É um tecido rígido graças à presença de matriz rica em sais de cálcio, fósforo e magnésio. Além desses elementos, a matriz é rica em fibras colágenas, que fornecem certa flexibilidade ao osso.
Pregunta 27
Pregunta
Por serem um estrutura pouco inervada e irrigada, os ossos apresentam pouca sensibilidade, baixo metabolismo e capacidade de regeneração.
Pregunta 28
Pregunta
Os ossos são órgãos ricos em vasos sanguíneos. Além do tecido ósseo, apresentam outros tipos de tecido: reticular, adiposo, nervoso e cartilaginoso.
Pregunta 29
Pregunta
Quando um osso é serrado, percebe-se que ele é formado por duas partes: uma sem cavidades, chamada osso compacto, e outra com muitas cavidades que se comunicam, chamada osso esponjoso.
Pregunta 30
Pregunta
Sobre o tecido Ósseo: É incorreto afirmar que
Respuesta
-
A ossificação – formação de tecido ósseo – pode se dar por dois processos: ossificação intramenbranosa o tecido ósseo surge aos poucos em uma membrana de natureza conjuntiva, não cartilaginosa e na ossificação endocondraluma peça de cartilagem, com formato de osso, serve de molde para a confecção de tecido ósseo. Nesse caso, a cartilagem é gradualmente destruída e substituída por tecido ósseo.
-
Depois que o osso atinge seu tamanho e forma adultos, o tecido ósseo antigo é constantemente destruído e um novo tecido é formado em seu lugar, em um processo conhecido como remodelação.
-
A remodelação permite que os tecidos já gastos ou que tenham sofrido lesões sejam trocados por tecidos novos e sadios. Ela também permite que o osso sirva como reserva de cálcio para o corpo.
-
O crescimento e a remodelação normais dependem de vários fatores
suficientes quantidades de cálcio e fósforo devem estar presentes na dieta alimentar do indivíduo;
deve-se obter suficiente quantidade de vitaminas, principalmente vitamina D, que participa na absorção do cálcio ingerido;
o corpo precisa produzir os hormônios responsáveis pela atividade do tecido ósseo:
-
Os ossos precisam do Hormônio de crescimento (somatotrofina): secretado pela hipófise, é responsável pelo crescimento dos ossos,Calcitonina: produzida pela tireóide, inibe a atividade osteoclástica e acelera a absorção de cálcio pelos ossos,
Paratormônio: sintetizado pelas paratireóides, aumenta a atividade e o número de osteoclastos, elevando a taxa de cálcio na corrente sanguínea e Hormônios sexuais: também estão envolvidos nesse processo, ajudando na atividade osteoblástica e promovendo o crescimento de novo tecido ósseo.
-
Os osteoblastos são células especialmente ativa na destruição de áreas lesadas ou envelhecidas do osso, abrindo caminho para a regeneração do tecido pelos osteoclástos