Pregunta 1
Pregunta
Avulso é o trabalhador normalmente intermediado pelo sindicato ou pelo OGMO, para prestar serviços a vários tomadores, sem pessoalidade, em sistema de rodízio.
Pregunta 2
Pregunta
Godinho defende que o trabalhador avulso é uma modalidade de trabalho eventual que oferta seus serviços a diversos tomadores, por curtos períodos de tempo, sem se fixar a nenhum deles. A Volia concorda com o autor, pois as atividades de movimentação de mercadorias nos portos, segundo ela, constitui uma necessidade acidental e fortuita dos portos.
Pregunta 3
Pregunta
O trabalhador avulso pode ser portuário ou não portuário.
Pregunta 4
Pregunta
Marque a alternativa que contém o requisito que diferencia o avulso portuário do não portuário
Respuesta
-
o avulso portuário é considerado trabalhador marítimo, ao passo que o avulso não portuário é sindicalizado pelo OGMO
-
O avulso não portuário é intermediado pelo sindicato nas suas relações com os tomadores de serviço, ao passo que o na relação entre o avulso portuário e os portos há intermediação do OGMO.
-
OS avulsos portuários são regidos pela lei 12023/2009
Pregunta 5
Pregunta
A lei 12.815 se dirige aos empregados portuários com vinculo de emprego; aos avulsos portuários e aos avulsos não portuários.
Pregunta 6
Pregunta
OS avulsos portuários não possuem vinculo de emprego com o OGMO nem com os operadores portuários, pois a prestação de serviços se dá de forma esporádica e não pessoal, em face da curta estádia dos navios nos portos.
Pregunta 7
Pregunta
Trabalhador portuário e trabalhador marítimo são expressões sinônimas.
Pregunta 8
Pregunta
O avulso portuário pode ser cadastrado ou registrado, sendo que o operador portuário, ao requisitar ao OGMO a convocação dos avulsos, o órgão deverá adotar critérios alternados de convocação, isto é, chamar um registrado depois um cadastrado, e assim sucessivamente.
Pregunta 9
Pregunta
A remuneração, a definição das funções, a composição dos ternos, a multifuncionalidade e as demais condições do trabalho avulso serão objeto de negociação entre as entidades representativas dos trabalhadores portuários avulsos e dos operadores portuários.
Pregunta 10
Pregunta
Porto organizado é aquele terminal que é de uso publico. Dessa forma, a sua exploração se dá mediante autorização do poder público.
Pregunta 11
Pregunta
A exploração dos terminais de uso privado, isto é, fora dos portos organizados, se dá mediante autorização do poder publico, formalizada mediante contrato de adesão.
Pregunta 12
Pregunta
Uma das novidades da lei 12815 é a possibilidade dos terminais privativos poderem operar mediante autorização do poder publico e por tempo indeterminado, quase com 100% com produtos de terceiros.
Pregunta 13
Pregunta
Os terminais privativos ao necessitarem da prestação de serviços de avulsos portuários, devem requerer a intermediação dessa atividade através do sindicato ou do OGMO.
Pregunta 14
Pregunta
Operador portuário, para fins da lei 12815 é a pessoa jurídica que exerce a operação portuária na área do porto por concessão publica.
Pregunta 15
Pregunta
Cada operador portuário constitui um órgão gestor de mão de obra para gerir e treinar os portuários, bem como para administrar o fornecimento de mão de obra avulsa.
Pregunta 16
Pregunta
Sendo o operador portuário a pessoa jurídica que exerce a operação portuária dentro da área do porto, por conta de uma concessão publica promovida pela União, tal pessoa jurídica não responde perante o OGMO, pelas contribuições não recolhidas.
Pregunta 17
Pregunta
O operador portuário é responsável pela remuneração e demais encargos dos trabalhadores portuários, caso eles sejam empregados.
Pregunta 18
Pregunta
Compete ao operador portuário a requisição de mão de obra avulsa e não ao OGMO. A este compete apenas administrar a mão de obra avulsa quando requisitada, arrecadar e repassar os direitos trabalhistas dos avulsos.
Pregunta 19
Pregunta
Ao operador portuário cabe a realização das operações portuárias previstas em lei. Para executar tais operações deve contar com mão de obra própria e, apenas quando houver necessidade, com mão de obra avulsa.
Pregunta 20
Pregunta
O OGMO responde pelos prejuízos causados pelos trabalhadores portuários avulsos aos tomadores dos seus serviços ou a terceiros.
Pregunta 21
Pregunta
Apesar de não responder pelos prejuízos causados pelos trabalhadores portuários avulsos aos tomadores de serviços ou a terceiros, o OGMO é solidariamente responsável com o operador portuário pela remuneração devida ao trabalhador portuário avulso e pelas indenização decorrentes de acidente de trabalho.
Pregunta 22
Pregunta
O OGMO ao exercer as atribuições de administração e repasse que lhe compete, está sujeito a ter o reconhecimento do vinculo de emprego entre o trabalhador portuário avulso e o seu órgão.
Pregunta 23
Pregunta
O órgão gestor de mão de obra apenas pode ceder trabalhador portuário avulso para o operador portuário em caráter eventual.
Pregunta 24
Pregunta
O orgão de gestão de mão de obra de trabalhadores portuários avulsos é considerado de utilidade pública, sendo certo que, pode ter finalidade lucrativa, sendo- lhe vedado, porém, exercer qualquer atividade senão à gestão de mão de obra.
Pregunta 25
Pregunta
É considerada trabalho portuário exercido pelo trabalhador portuário avulso, exceto:
Pregunta 26
Pregunta
Caso celebrado contrato, acordo ou convenção coletiva de trabalho entre trabalhadores e tomadores de serviços, o disposto no instrumento precederá ao órgão gestor da mão de obra e dispensará sua intervenção nas relações entre capital e trabalho no porto.
Pregunta 27
Pregunta
Marque a alternativa que não compete ao órgão gestor da mão de obra dos avulsos portuários
Respuesta
-
aplicar, quando couber, normas disciplinares previstas em lei, contrato, convenção ou acordo coletivo de trabalho, no caso de transgressão disciplinar, como, por exemplo, suspensão do registro pelo período de 10 (dez) a 30 (trinta) dias
-
promover o treinamento multifuncional do trabalhador portuário e do trabalhador portuário avulso
-
arrecadar e repassar aos beneficiários contribuições destinadas a incentivar o cancelamento do registro e a aposentadoria voluntária
-
responder por prejuízos causados pelos trabalhadores portuários avulsos aos tomadores dos seus serviços ou a terceiros.
Pregunta 28
Pregunta
A contratação de trabalhadores portuários de capatazia, bloco, estiva, conferência de carga, conserto de carga e vigilância de embarcações com vínculo empregatício por prazo indeterminado será feita exclusivamente dentre trabalhadores portuários avulsos cadastrados no OGMO.