Pregunta 1
Pregunta
Na marcação dos pontapés da marca de grande penalidade para se achar um vencedor, o jogador da equipa “A” indicado para executar o 4.º pontapé é expulso pelo árbitro, atitude que provocou que essa equipa ficasse em inferioridade numérica. O que deve acontecer a seguir em termos da continuidade de execução desses pontapés?
Respuesta
-
A equipa adversária deve ser considerada vencedora.
-
O processo de desempate deve continuar depois de as equipas serem novamente igualadas no número de jogadores.
-
O processo de desempate deve ser suspenso, relatando o árbitro todos os factos no Relatório do Jogo.
-
Deve continuar com o processo de desempate, sendo outro jogador a marcar o pontapé.
Pregunta 2
Pregunta
Um jogador ia a conduzir uma jogada perto da linha de baliza adversária, junto à bandeirola de canto, quando de repente parou, chutando a bola diretamente à cara de um suplente que ali se encontrava a fazer exercícios de aquecimento, agredindo-o. O que deve fazer o árbitro?
Respuesta
-
Deve expulsar o jogador, por conduta violenta, recomeçando o jogo com pontapé-livre direto onde ele pontapeou a bola.
-
Deve expulsar o jogador, por conduta violenta, recomeçando o jogo com um pontapé de baliza.
-
Deve expulsar o jogador, por conduta violenta, recomeçando o jogo com uma bola ao solo, no local onde ela se encontrava no momento da interrupção.
-
Deve expulsar o jogador, por conduta violenta, recomeçando o jogo com um pontapé-livre indireto, onde ele pontapeou a bola.
Pregunta 3
Pregunta
Um adepto de uma equipa entra em campo e, quando se dirigia com atitudes agressivas para um jogador, este dá-lhe um soco na cara. Como deve o árbitro proceder?
Respuesta
-
Interromper o jogo, expulsar o jogador agressor por conduta violenta e recomeçar o jogo com um lançamento de bola ao solo.
-
Interromper o jogo, expulsar o jogador agressor por conduta violenta, tomar providências para que o adepto abandone o terreno de jogo e recomeçar o jogo com um lançamento de bola ao solo.
-
Interromper o jogo, expulsar o jogador agressor e recomeçar o jogo com um pontapé-livre
indireto, no local da agressão contra a equipa do agressor.
-
Interromper o jogo, expulsar o jogador agressor, tomar providências para que o adepto abandone o terreno de jogo e recomeçar o jogo com um pontapé-livre indireto, no local onde a bola se encontrava (ver Lei 13 – Local dos pontapés-livres).
Pregunta 4
Pregunta
Remate à baliza pelo n.º 8 da equipa visitante. O n.º 11 dessa equipa está em posição de fora-de-jogo, mas não tem influência na trajetória da bola, nem influencia a ação dos seus adversários. A bola é defendida pelo guarda-redes que a soca na direção do n.º 11, o qual remata de imediato e mete-a na baliza. O golo é válido?
Respuesta
-
O golo deve ser validado
-
Não. O jogador nº 11 deve ser punido por fora-de-jogo, uma vez que influenciou o adversário na posição em que se encontrava
-
Não. O jogador nº 11 deve ser punido por fora-de-jogo, uma vez que interferiu no jogo na posição em que se encontrava
-
Não. O jogador nº 11 deve ser punido por fora-de-jogo, uma vez que tirou vantagem da posição em que se encontrava
Pregunta 5
Pregunta
No início da 2.ª parte, quando um dos guarda-redes faz uma grande defesa com as mãos evitando um golo, o árbitro apercebe-se que esse não era o guarda-redes que tinha ido para intervalo, mas sim o guarda-redes suplente dessa equipa, que o havia substituído ao intervalo, sem dar conhecimento ao árbitro. O que deve fazer o árbitro?
Respuesta
-
O árbitro deve interromper o jogo, advertir o guarda-redes suplente por impedir a equipa adversária de marcar um golo, jogando a bola com as mãos, permitir a entrada do antigo guarda-redes e recomeçar o jogo com um pontapé-livre indireto, contra a sua equipa.
-
Na próxima interrupção de jogo, o árbitro deve advertir o novo guarda-redes por entrar no terreno de jogo sem autorização e ordenar a sua saída do terreno de jogo para regularizar a substituição. Deve recomeçar o jogo em conformidade com a interrupção.
-
O árbitro deve interromper o jogo. Advertir o guarda-redes por comportamento antidesportivo, ordenar a sua saída do terreno de jogo para regularizar a substituição. Recomeçar o jogo com o guarda-redes na baliza, com um pontapé livre-indireto contra a sua equipa.
-
O árbitro deve interromper o jogo, expulsar o guarda-redes suplente por impedir a equipa adversária de marcar um golo, jogando a bola com as mãos, permitir a entrada do antigo guarda-redes e recomeçar o jogo com um pontapé-livre indireto, contra a sua equipa do guarda-redes.
Pregunta 6
Pregunta
Um jogador em posição de fora-de-jogo foi agredido por um adversário, dentro da área de grande penalidade. O árbitro interrompeu o jogo, expulsou o agressor e puniu o fora-de-jogo. A decisão técnica foi errada. Justifique porquê.
Respuesta
-
O jogador agredido não estava a tomar parte ativa no jogo, tirando vantagem da sua posição.
-
Porque o jogador agredido não estava a tomar parte ativa no jogo, intervindo no jogo ou influenciando o adversário.
-
Porque o jogador agredido não estava a influenciar o adversário ou a tirar vantagem da sua posição.
-
Porque o jogador agredido não estava a tomar parte ativa no jogo, intervindo no jogo, influenciando o adversário ou tirando vantagem dessa posição
Pregunta 7
Pregunta
Um jogador efetua um lançamento lateral de forma correta, posicionando-se no terreno de acordo conforme estipulado na lei. Executa o lançamento na direção da sua baliza. Um adversário corre para intervir na jogada, o que leva o executante do lançamento lateral a correr e, com as mãos, desviar a bola para canto. Como deve ser feito o recomeço do jogo?
Respuesta
-
Com a marcação de um pontapé-livre direto no local em que a falta foi cometida, ou com a marcação de uma grande penalidade se a falta foi cometida dentro da área de grande penalidade do executante.
-
Com a execução de um lançamento lateral para a equipa adversária.
-
Com a repetição do lançamento lateral.
-
Com a execução de um pontapé de canto.
Pregunta 8
Pregunta
Como último recurso, uma defesa sobre a linha de golo, defende a bola com as mãos. Esta ressalta para jogo e um avançado faz a recarga e consegue obter golo. Como deve agir o árbitro?
Respuesta
-
Dada a rapidez do lance, não tendo o árbitro tempo para interromper o jogo, deve validar o golo e expulsar o defensor por tentar evitar um golo na sua baliza com as mãos.
-
Dada a rapidez do lance, não tendo o árbitro tempo para interromper o jogo, deve validar o golo e advertir o defensor por comportamento antidesportivo.
-
O árbitro deve sempre assinalar grande penalidade, mesmo que tenha de apitar após a bola ter entrado.
-
Dada a rapidez do lance, não tendo o árbitro tempo para interromper o jogo, deve validar o golo.
Pregunta 9
Pregunta
Para se considerar correto um lançamento lateral é necessário “lançar a bola por detrás da nuca e por cima da cabeça”. Tendo em conta a forma de execução do lançamento, diga que outra condição é necessária:
Respuesta
-
Lançar a bola no local onde ela saiu do terreno de jogo.
-
Segurar a bola com as duas mãos e fazer frente ao terreno.
-
Ter, pelo menos parcialmente, os dois pés sobre a linha lateral ou sobre o terreno exterior a esta linha.
-
Todas as respostas estão corretas.
Pregunta 10
Pregunta
Num pontapé de grande penalidade o executante corre para a bola e depois de terminar a sua corrida de balanço, simula pontapear a bola para o lado, chutando-a para o outro. No entanto a bola saiu por cima da barra. Como deve proceder o árbitro?
Respuesta
-
Adverte o jogador e recomeça o jogo com um pontapé de baliza.
-
Adverte o jogador e recomeça o jogo com um pontapé-livre direto.
-
Adverte o jogador e recomeça o jogo com um pontapé-livre indireto.
-
Adverte o jogador e recomeça o jogo com nova grande penalidade.
Pregunta 11
Pregunta
Qual deve ser a decisão do árbitro se um jogador, durante a marcação de um pontapé de grande penalidade em prorrogação de tempo, simular pontapear a bola depois de terminar a corrida de balanço?
Respuesta
-
O árbitro deve considerar uma infração à Lei 14 e um ato de comportamento antidesportivo, pelo que o jogador deve ser advertido. Se a bola entrar na baliza, o golo deve ser validado. Se a bola não entrar na baliza, o árbitro dá o jogo por terminado.
-
O árbitro deve considerar uma infração à Lei 14 e um ato de comportamento antidesportivo, pelo que o jogador deve ser advertido. Se a bola entrar na baliza, o pontapé de grande penalidade deve ser repetido. Se a bola não entrar na baliza, o árbitro dá o jogo por terminado.
-
O árbitro deve considerar uma infração à Lei 14 e um ato de comportamento antidesportivo, pelo que o jogador deve ser advertido. Se a bola entra na baliza, o árbitro dá o jogo por terminado. Se a bola não entra na baliza, o pontapé de grande penalidade deve ser repetido.
-
Apitar imediatamente, impedindo a marcação do pontapé de grande penalidade, advertir o jogador infrator, dar o jogo por terminado e mencionar pormenorizadamente todos os fatos no relatório de jogo.
Pregunta 12
Pregunta
Um jogador que tinha sido substituído e se tinha sentado no banco, algum tempo depois, com o jogo a decorrer, aparece dentro do campo, junto do guarda-redes da equipa adversária, agredindo-o com um pontapé, dentro da área de baliza. O árbitro apercebeu-se do acontecimento. Como deve agir disciplinarmente?
Respuesta
-
O árbitro deve interromper o jogo, e expulsar o jogador infrator por força excessiva ou brutalidade.
-
O árbitro deve interromper o jogo, e expulsar o jogador infrator por conduta violenta.
-
O árbitro deve interromper o jogo, e expulsar o jogador infrator por dupla advertência.
-
O árbitro deve interromper o jogo, e expulsar o jogador infrator por falta grosseira.
Pregunta 13
Pregunta
Na marcação de um pontapé-livre junto à área de grande penalidade, o árbitro indica claramente à equipa atacante que deve esperar pelo apito. No entanto, um jogador dessa equipa, executa o pontapé antes do apito do árbitro. Qual a decisão a tomar?
Respuesta
-
Deve deixar seguir o jogo. Se for golo diretamente, valida o golo se o pontapé-livre era direto, ou assinala pontapé de baliza se o pontapé era indireto.
-
Se for golo o pontapé-livre é repetido, caso contrário segue o jogo.
-
O pontapé-livre é sempre repetido.
-
O pontapé-livre é sempre repetido e o executante advertido.
Pregunta 14
Pregunta
Um jogador, que conduz a bola junto ao árbitro-assistente e perto do banco dos técnicos da equipa adversária, completamente isolado, escorrega e cai sobre a bola. Do banco vieram alguns sorrisos de troça. Então, o desastrado jogador agarra a bola com as mãos e atira-a agressivamente à cara de um dos suplentes que estava sentado no banco. Como agir?
Respuesta
-
Expulsar o jogador infrator por conduta violenta. Recomeçar o jogo com um lançamento lateral para a equipa adversária.
-
Punir a equipa do jogador com um pontapé-livre indireto, no local da infração, pela infração cometida fora do terreno de jogo (prolongamento da mão). Expulsa o jogador por conduta violenta.
-
Punir a equipa do jogador com um pontapé-livre indireto, no local da infração, visto que a intenção do jogador foi arremessar intencionalmente a bola contra o adversário fora do terreno de jogo. Expulsa o jogador por conduta violenta.
-
Interromper o jogo, expulsar o jogador por conduta violenta e assinalar um pontapé-livre direto contra a sua equipa.
Pregunta 15
Pregunta
O guarda-redes executou um pontapé de baliza, a bola entrou em jogo, mas pela força do vento ela veio em direção da sua baliza. Aí, ele voltou a tocá-la com as mãos, mas acabou por não evitar que um avançado ficasse na posse da bola. O guarda-redes não teve outra alternativa se não agarrá-lo pela camisola, evitando assim que ele marcasse golo. Perante esta situação como deve agir o árbitro?
Respuesta
-
Mandar repetir o pontapé de baliza.
-
Interromper o jogo, recomeçando-o com um pontapé-livre indireto no local onde o guarda-redes agarrou o avançado (ver Lei 13 -Local dos pontapés-livres).
-
Interromper o jogo, recomeçando-o com um pontapé-livre indireto no local onde o guarda-redes cometeu a infração ao jogar a bola pela segunda vez (ver Lei 13 - Local dos pontapés-livres).
-
Interromper o jogo, recomeçando-o com a marcação de uma grande penalidade, exibindo-lhe também o cartão vermelho por cortar uma clara oportunidade de golo.
Pregunta 16
Pregunta
Quando um jogador, que tinha saído para vestir uns calções novos, em virtude dos seus estarem rotos, regressou ao jogo sem pedir autorização ao árbitro, este interrompeu de imediato o jogo, exibindo-lhe o cartão amarelo e ordenou o recomeço através de um pontapé-livre indireto no local em que a bola se encontrava no momento da interrupção. Concorda com a decisão do árbitro?
Respuesta
-
Não concordo. Disciplinarmente o árbitro agiu bem, mas o pontapé-livre indireto deveria ser no local em que o jogador se encontrava no momento da interrupção.
-
Não concordo com a decisão disciplinar do árbitro. Tecnicamente agiu bem.
-
Concordo com as decisões do árbitro, caso não haja aplicação da lei da vantagem ou o jogador tenha interferido com o jogo.
-
Concordo com as decisões do árbitro, caso não haja aplicação da lei da vantagem.
Pregunta 17
Pregunta
Indique os fatores de gravidade de uma entrada em 'tackle'.
Respuesta
-
O perigo para a integridade física do adversário. A maldade da falta. A velocidade da bola. A parte do corpo atingida. O local da falta. A falta em si.
-
Intencionalidade. Velocidade. Possibilidade de jogar a bola. Posição do jogador. Perigo para a integridade física do adversário.
-
A forma de jogar a bola. A velocidade. O local da falta. A parte do corpo atingida.
-
A maldade da falta. A velocidade da jogada. A intencionalidade. O perigo iminente.
Pregunta 18
Pregunta
Pontapé de grande penalidade em prorrogação do tempo. Um colega do guarda-redes lança um objeto que impede a bola de entrar. Que deve fazer o árbitro?
Respuesta
-
Expulsar esse jogador por impedir que a bola entrasse na baliza, jogando a bola com mão, mandando repetir o pontapé de grande penalidade.
-
Expulsar esse jogador por impedir a equipa adversária de marcar um golo, dando depois o jogo por terminado.
-
Expulsar esse jogador por comportamento antidesportivo, mandando repetir o pontapé de grande penalidade.
-
Advertir esse jogador por comportamento antidesportivo, mandando repetir o pontapé de grande penalidade.
Pregunta 19
Pregunta
Por uma causa fortuita, ou de força maior, o jogo não se inicia, ou não se conclui. Qual deve ser a informação que o árbitro deve dar?
Respuesta
-
Que o jogo se realiza ou se conclui no mesmo estádio, nas 24 horas seguintes, salvo se os delegados assinarem o Relatório do Jogo a declarar que acordaram jogar noutra data.
-
Que o jogo se realiza ou se conclui no mesmo estádio, nas 30 horas seguintes, salvo se os delegados assinarem o Relatório do Jogo a declarar que acordaram jogar noutra data.
-
Que o jogo se realiza ou se conclui no mesmo estádio, nas 72 horas seguintes, salvo se os delegados assinarem o Relatório do Jogo a declarar que acordaram jogar noutra data.
-
Que o jogo se realiza ou se conclui no mesmo estádio, nas 48 horas seguintes, salvo se os delegados assinarem o Relatório do Jogo a declarar que acordaram jogar noutra data.
Pregunta 20
Pregunta
Um jogo é prolongado para permitir a execução de um pontapé de grande penalidade. O guarda-redes pode ser substituído antes dessa execução?
Respuesta
-
Sim, se o guarda-redes se lesionar e a sua equipa não tiver esgotado as substituições.
-
Não, nesta situação já não podem ser feitas substituições.
-
Sim, desde que essa equipa ainda tenha o guarda-redes suplente no banco.
-
Sim, pode ser substituído por um dos jogadores efetivos, ou por um suplente, desde que a sua equipa ainda esteja habilitada a fazer substituições.