Pregunta 1
Pregunta
Sobre os Movimentos Sociais é correto afirmar que:
Respuesta
-
São ações de determinados grupos sociais, com objetivos de mudanças sociais, radicais ou reformistas.
-
São organizações clandestinas que lutam por uma revolução mundial.
-
Os movimentos sociais são ações coletivas ligadas apenas a questões econômicas.
-
São mobilizações feitas em todo o mundo, com objetivo de mudar os padrões sociais e estéticos do planeta.
-
Todas as alternativas estão corretas.
Pregunta 2
Pregunta
UDESC 2007 - Sobre a Reforma Agrária no Brasil, é correto afirmar:
Respuesta
-
O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) nasceu do interesse dos ruralistas descontentes com a política de subsídios para a agricultura.
-
A Reforma Agrária é necessária no Brasil por causa da grande concentração de terras do país, e está prevista na Constituição de 1988.
-
Posseiros e grileiros fazem parte do mesmo grupo de invasores de terras e são comandados por grandes fazendeiros, representantes da UDR (União Democrática Ruralista), que lutam pela Reforma Agrária.
-
O módulo rural institui os latifúndios e minifúndios e facilita a exploração da terra.
-
As empresas rurais diminuem a concentração de terras e são uma alternativa para o movimento dos sem-terra.
Pregunta 3
Pregunta
A concentração de terras nas mãos de poucas pessoas é um dos maiores problemas enfrentados pelo Brasil e já causou diversos conflitos sociais. Responda as questões a seguir entenda mais sobre a questão da reforma agrária no país. Criado nos anos 1980, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) tornou-se um dos mais importantes movimentos sociais do país. O que o MST reivindica e qual é sua principal forma de atuação?
Respuesta
-
Reivindica a realização da reforma agrária e condições para a prática da agricultura familiar e atua principalmente por meio da ocupação de propriedades rurais.
-
Reivindica melhores condições de trabalho para os sem-terra empregados em grandes fazendas produtoras de alimentos e atua principalmente por meio de marchas de protesto
-
Reivindica auxílio financeiro do governo e construção de mais escolas e hospitais públicos nas áreas rurais e atua principalmente por meio de protestos
-
Reivindica melhores condições nos assentamentos provisórios mantidos pelo governo e atua principalmente por meio da invasão de prédios públicos, como o Ministério da Agricultura.
-
Ampliação do mercado de terras, promovendo a sua desvalorização e a modernização do processo produtivo.
Pregunta 4
Pregunta
(Unicentro 2012) A vida política não acontece apenas dentro do esquema ortodoxo dos partidos políticos, da votação e da representação em organismos legislativos e governamentais. O que geralmente
ocorre é que alguns grupos percebem que esse esquema impossibilita a concretização de seus objetivos ou ideais, ou mesmo os bloqueia efetivamente. [...] Às vezes, a mudança política e social só pode ser realizada recorrendo-se a formas não ortodoxas de ação política.
GIDDENS, A. Sociologia. 4. ed. Tradução Sandra Regina Netz. Porto Alegre : Artmed, 2008.
Há um tipo comum de atividade política não ortodoxa, que busca promover um interesse comum ou assegurar uma meta comum através de ações fora das esferas institucionais, que se chama de:
Pregunta 5
Pregunta
(Uel 2007) O quadro abaixo, criado pelo italiano Giuseppe Pellizza, é uma expressiva representação da emergência dos movimentos sociais no final do século XIX, ao mostrar uma multidão de trabalhadores que, determinadamente, avança para reivindicar seus direitos. Esse fenômeno de desenvolvimento das organizações coletivas, como o movimento sindical e os partidos políticos, teve início na Europa e Estados Unidos do século XIX, espalhando-se por todo o mundo ocidental.
Qual das afirmativas abaixo corresponde às condições sociais daquele período?
Respuesta
-
A rígida estratificação social impedia que os camponeses procurassem trabalho fora dos limites feudais.
-
A estagnação do setor econômico-produtivo, centralizado num mundo agrário incapaz de atender às necessidades humanas de subsistência.
-
Leis trabalhistas que reconheciam os direitos dos homens, mulheres e crianças.
-
As péssimas condições de vida dos mais pobres, com longas jornadas de trabalho e precárias condições de habitação.
-
A expansão dos governos democráticos, abertos à participação popular e à inclusão dos mais pobres na política.
Pregunta 6
Pregunta
ENEM 2010 “Pecado nefando” era expressão correntemente utilizada pelos inquisidores para a sodomia. Nefandus: o que não pode ser dito. A Assembleia de clérigos reunida em Salvador, em 1707, considerou a sodomia “tão péssimo e horrendo crime”, tao contrário à lei da natureza, que “era indigno de ser nomeado” e, por isso mesmo, nefando.
O número de homossexuais assassinados no Brasil bateu o recorde histórico em 2009. De acordo com o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT – Lés - bicas, Gays, Bissexuais e Travestis), nesse ano foram registrados 195 mortos por motivação homofóbica no País.
Disponível em: www.alemdanoticia.com.br/utimas_noticias.php?codnoticia=3871. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).
A homofobia é a rejeição e menosprezo à orientação sexual do outro e, muitas vezes, expressa-se sob a forma de comportamentos violentos. Os textos indicam que as condenações públicas, perseguições e assassinatos de homossexuais no país estão associadas:
Respuesta
-
à baixa representatividade política de grupos organizados que defendem os direitos de cidadania dos homossexuais.
-
à falência da democracia no país, que torna impeditiva a divulgação de estatísticas relacionadas à violência contra homossexuais.
-
à Constituição de 1988, que exclui do tecido social os homossexuais, além de impedi-los de exercer seus direitos políticos.
-
a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formas recorrentes de tabus e intolerância.
-
a uma política eugênica desenvolvida pelo Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes filosófico-científicas.
Pregunta 7
Pregunta
ENEM 2012Nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça.
KING Jr., M. L. Eu tenho um sonho, 28 ago. 1963. Disponível em: www.palmares.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2011 (adaptado).
O cenário vivenciado pela população negra, no sul dos Estados Unidos nos anos 1950, conduziu à mobilização social. Nessa época, surgiram reivindicações que tinham como expoente Martin Luther King e objetivavam:
Respuesta
-
a conquista de direitos civis para a população negra.
-
o apoio aos atos violentos patrocinados pelos negros em espaço urbano.
-
a supremacia das instituições religiosas em meio à comunidade negra sulista.
-
a incorporação dos negros no mercado de trabalho.
-
a aceitação da cultura negra como representante do modo de vida americano.