Pregunta 1
Pregunta
O Grupo de Oração é a célula fundamental da Renovação Carismática Católica e caracteriza-se por três momentos distintos:
Respuesta
-
núcleo de serviço.
-
reunião de oração.
-
grupo de perseverança.
-
seminário de vida.
Pregunta 2
Pregunta
Grupo de Oração é uma comunidade carismática presente numa diocese, paróquia, capela, colégio, universidade, presídio, empresa, fazenda, condomínio, residência, etc, que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo, que tem na reunião de oração sua expressão principal de evangelização querigmática e que, conforme sua especificidade e mantendo sua identidade, se insere no conjunto da pastoral diocesana ou paroquial, em espírito de comunhão, participação, obediência e serviço. “O objetivo do grupo de oração é levar os participantes a experimentar o pentecostes pessoal, a crescer e chegar à maturidade da vida cristã plena do Espírito, segundo os desejos de Jesus: ‘Eu vim para que as ovelhas tenham vida e a tenham em abundância’ (Jo 10,10b)”
Pregunta 3
Pregunta
O Grupo de Oração não se resume à reunião de oração, embora esse seja o seu momento peculiar. Há necessidade de se ter uma caminhada programada para ele; saber das necessidades dos participantes e como fazer para supri-las de forma contínua e com qualidade. Um bom planejamento para o Grupo de Oração abrange todos os serviços e ministérios, e assim pode-se trabalhar de forma coordenada porque cada um sabe o que fazer, e todos sabem para onde estão indo. Inclui também mecanismos para desenvolver o crescimento e a perseverança dos membros, introduzindo-os numa experiência comunitária e catequética.
Todo grupo de oração carismático tem sua coesão, boa ordem, planejamento e continuidade assegurados:
Pregunta 4
Pregunta
Cada grupo de oração deve ter um coordenador que, junto com o núcleo de serviço, num trabalho conjunto, é responsável por ele.
Em resumo, são características do bom coordenador:
Respuesta
-
• aberto, acolhedor, não se abate facilmente, é artífice da unidade e da paz;
• organizado, obediente, de boa intenção;
• tem consideração com os outros;
-
• caminha no Espírito;
• trabalha em equipe, não centraliza as atividades;
• tem domínio, encorajando os tímidos, controlando os faladores;
-
• tem zelo, ordem, compromisso e pontualidade;
• tem uma mentalidade aberta à ação do Espírito Santo, que quer transformar sem cessar;
• é conhecedor da doutrina da Igreja.
-
• dê oportunidade a todos;
• não apoie e nem reconheça o crescimento do irmão;
• faça servos líderes, piores que ele;
• resista às mudanças;
Pregunta 5
Pregunta
Todo grupo de oração carismático tem sua coesão, boa ordem, planejamento e continuidade assegurados pelo núcleo de serviço, que é um pequeno grupo de servos que assume o grupo todo em sua espiritualidade e estrutura. As finalidades do núcleo são :
a) [blank_start]Avaliar[blank_end] o que Deus fez em cada reunião de oração, não dizendo “foi bom” ou “deveria ter sido melhor”, mas discernindo em oração o que Deus disse. Pode-se avaliar como foi a reunião respondendo, com todo o núcleo, a alguns questionamentos, tais como: “Houve ensinamento?”, “Os louvores foram cheios de amor e alegria?”, “Os cantos foram ungidos e levaram o povo a louvar?”, “Como foi a acolhida?”, “Houve profecias?”, “Houve testemunhos?”, “Como foi a evangelização?”, etc;
b) [blank_start]Acompanhar e assistir[blank_end] os fiéis que estão no grupo em suas necessidades pessoais (doenças, dificuldades de oração, perda de paciência, ausência das reuniões, etc) encaminhando-os aos serviços (intercessão, cura e libertação, cura interior, grupo de perseverança, etc).
c) [blank_start]Revezar-se[blank_end] na condução da reunião de oração, sempre em um clima de fraternidade e cooperação.
d) [blank_start]Interceder[blank_end] constantemente pelo Grupo de Oração do qual faz parte.
e) [blank_start]Preparar[blank_end] as reuniões do Grupo de Oração, distribuindo os serviços e responsabilidades, escolhendo, preparando a pregação e rezando por aqueles que desempenharão alguma função.
Respuesta
-
Avaliar
-
Acompanhar e assistir
-
Revezar-se
-
Interceder
-
Preparar
Pregunta 6
Pregunta
Os membros do núcleo de serviço do Grupo de Oração devem ser bem formados e profundamente dados à oração, treinados no discernimento comunitário, obedientes e dispostos a dar a vida no serviço do Senhor.
O perfil ideal do participante do núcleo inclui:
• [blank_start]constância[blank_end] nas reuniões de oração;
• [blank_start]frutos[blank_end] de conversão;
• [blank_start]responsabilidade[blank_end];
• [blank_start]maturidade[blank_end] humana e espiritual;
• [blank_start]carisma[blank_end] de liderança;
• [blank_start]senso eclesial[blank_end];
• [blank_start]relativa aceitação comunitária[blank_end], entre outras características.
Pregunta 7
Pregunta
A reunião do núcleo é o momento da experiência de Pentecostes, como que a repetição do cenáculo vivido pelos primeiros cristãos .
O núcleo de serviço do Grupo de Oração deve reunir-se semanalmente, com dia e horário definidos, para melhor exercer seu apostolado e deve haver sigilo absoluto do que ali for tratado.
Pregunta 8
Pregunta
O termo “[blank_start]ministério[blank_end]” é amplamente usado na Renovação Carismática para designar de uma maneira geral os diversos serviços do Grupo de Oração. Um ministério é um serviço específico dentro do Grupo de Oração.
As [blank_start]equipes[blank_end] ou ministérios devem ser formados na medida da necessidade e da realidade de cada Grupo de Oração. Seus membros devem ser escolhidos em [blank_start]oração[blank_end] e de acordo com os vários dons que surgem.
Respuesta
-
ministério
-
equipes
-
oração
Pregunta 9
Pregunta
A cerca dos ministérios nos Grupos de Oração podemos afirmar que:
Respuesta
-
Cada ministério é sustentado por um carisma específico.
-
A autoridade do ministro é exercida na autoridade de Jesus.
-
O Espírito Santo é a fonte dos ministérios.
-
Todas as opções são INCORRETAS.
Pregunta 10
Pregunta
Nem sempre a pessoa que “reza mais” ou aquela mais “espiritual” é a mais indicada para fazer parte do núcleo. No geral, o coordenador deve escolher seus auxiliares em oração e com bastante cautela e discernimento.