Pregunta 1
Pregunta
Com uma área de mais de 30 milhões de quilômetros quadrados, a África é o terceiro maior continente do planeta. Abriga cerca de 60% de toda a população mundial.
Pregunta 2
Pregunta
Escolha a opção correta:
Respuesta
-
1 - A África Setentrional, que é a que se localiza no norte do continente, onde a sociedade do Reino de Kush floresceu no terceiro milênio antes de Cristo, abriga países como Argélia, Marrocos, Egito e Sudão.
-
2 - A África Subsaariana é a região mais populosa do continente, onde se observa maior diversidade étnica, linguística, religiosa e cultural. Sua população é majoritariamente negra.
-
3 - Tsé - tsé era uma doença, que era perigosa na região Subsaariana.
Pregunta 3
Pregunta
Marque as opções verdadeiras:
Respuesta
-
1 - Aldeia era a forma mais comum de organização africana.
-
2 - O Reino era o tipo de sociedade maior, mas menos complexa.
-
3 - Na Confederação de aldeias, os chefes das aldeias formavam um conselho, onde era encarregado de decidirem questões importantes que afetavam só aldeias privilegiadas da confederação.
-
4 - Cidades - Estados eram cidades que eram cercadas com paliçadas, que funcionavam como centros comerciais, reunindo artesões, tecelões, etc. O poder se concentrava em um chefe, que reinava com ajuda de auxiliares.
-
5 - Na aldeia, o poder se concentrava em torno de um chefe que comandava tudo, sem ajuda de ninguém. O chefe único cuidava do bem-estar de todos.
-
6 - No reino, havia capitais onde conviviam diferentes grupos, com concentração de poder e riqueza, além da oferta de alimentos e serviços.
Pregunta 4
Pregunta
Sobre a sociedade de Cartago, assinale V ou F na seguinte afirmação: " Cartago foi fundada pelos Fenícios. Antes, era um simples centro comercial, porém cresceu e conquistou autonomia, se tornando a cidade mais rica da região. Eles usavam o comércio mudo, e mais tarde, houve as guerras púnicas, onde Cartago brigou em 3 guerras com Roma, que estava disputando para dominar o mar mediterrâneo, e nas 3 guerras, mesmo com Cartago tendo um exército bom, Roma acabou ganhando todas elas. A população de Cartago foi levada a Roma e transformada em escravos.
Pregunta 5
Pregunta
Considerando ainda Cartago, marque as verdadeiras.
Respuesta
-
1 - Cartago exerceu influência nas colônias Fenícias vizinhas após algum tempo depois da fundação.
-
2 - Eles não utilizavam o comércio mudo.
-
3 - Eles não tinham um posto comercial.
-
4 - Cartago detinha uma das menores frotas de navios no mediterrâneo.
-
5 - Cartago se tornou a potência comercial mais rica no mundo mediterrânico.
-
6 - Eles negociavam metais brutos, como ouro, prata, ferro, bronze e estanho, e ainda vendiam tecidos e produtos agrícolas.
-
7 - Eles tinham um sofisticado porto comercial, que tinha uma torre baixa, onde os cartaginenses podiam observar o mar.
-
8 - Cartago não contava com animais nas suas guerras.
-
9 - Lá em Cartago havia um porto que era divido em parte externa e interna. A externa tinha navios mercantes ancorados. E na interna, ficavam os navios de guerra. Cartago, então, tinha uma das maiores frotas de navios de guerra do Mediterrâneo
-
10 - Roma chamou o mar mediterrâneo de "Mare Nostrum" ("Nosso Mar", em latim)
Pregunta 6
Pregunta
Assinale a alternativa correta em relação ao Reino de Kush:
Respuesta
-
1 - A região da África localizada na divisa do Egito com o Sudão é conhecida como Núbia.
-
2 - Uma cidade de Núbia era Napata. Funcionava como ponto de parada dessas caravanas. Lá, era uma região distante do Egito, então eles não recebiam influência deles.
-
3 - Reino de Kush dominou o Egito, dando início a uma dinastia de faraós cuxitas, que governou os dois reinos por mais de sete séculos.
Pregunta 7
Pregunta
Fale se é V ou F a afirmação: " A cultura (civilização) Nok, localizada no oeste da África, era uma área fértil do continente, onde se cultivava diferentes alimentos, onde se fazia também esculturas, onde se moldava objetos de cerâmica...
As terras eram ricas em minério e ferro, e os Nok se dedicaram a metalurgia, produzindo objetos de ferro, como armas, pontas de flechas, argolas para os braços, pulsos e tornozelos. A maioria das esculturas eram representações de cabeças humanas. No século III da era cristã chegou o fim da cultura Nok. Para alguns historiadores, outros povos, como os iorubá, que se estabeleceram nessa mesma região, são herdeiros da cultura."