Pregunta 1
Pregunta
(Ufmg) A Perestroika é entendida como um processo de transformação global do sistema socialista da antiga URSS.
Considerando-se esse processo de transformação, é CORRETO afirmar que:
Respuesta
-
a opção pela interdependência entre o aparelho do Estado e o aparelho partidário foi importante para o fim do autoritarismo vigente na esfera das instituições sociais e políticas.
-
o incremento da indústria de armamentos, em razão da posição hegemônica da URSS na Guerra Fria, gerou recursos importantes para a implementação de novas estratégias econômicas.
-
a Glasnost, como abertura democrática, abriu caminho para a reforma do Estado e para discussões ideológicas e assegurou transformações básicas na economia soviética.
-
o crescimento da economia soviética nos anos 80 deste século, a taxas bastante elevadas, impulsionou o processo de transformação do sistema socialista na URSS.
Pregunta 2
Pregunta
(Ufmg) O ano de 1989 representou o ápice da crise do socialismo real. Considerando-se os desdobramentos dos acontecimentos desse ano, é CORRETO afirmar que,
Respuesta
-
na Polônia, na Hungria, na Tchecoslováquia e na Romênia, os governos foram derrubados e reformas políticas e econômicas liberalizantes começaram a ser adotadas.
-
na Tchecoslováquia, na Hungria e na Romênia, se iniciaram movimentos de reforma do Estado em direção à construção de um novo socialismo, mais humanista e pluralista.
Pregunta 3
Pregunta
Ufpe) Sobre as várias propostas de reformas na economia e na política, na antiga União Soviética, uma foi fundamental para mudanças radicais nessa sociedade. Quanto a isso, assinale a resposta correta.
Respuesta
-
As reformas introduzidas na antiga União Soviética, por Boris Ieltsin, depois de eleito presidente da recém-criada Federação Russa em 1991, aceleram a transição do socialismo para o capitalismo.
-
Gorbatchev, através do seu projeto de reformas para a União Soviética, a glasnost, conseguiu estabilizar a economia russa e democratizar as instituições.
Pregunta 4
Pregunta
A Comunidade de Estados Independentes (CEI) foi criada em 19991 e agrupa antigas repúblicas soviéticas. Sobre a CEI assinale a alternativa correta
Respuesta
-
A CEI foi criada para substituir a influência política, econômica e militar da antiga URSS.
-
A CEI é um bloco econômico completo e agrega países da Europa Oriental e Ásia
-
A CEI agrega todos os países pertencentes a antiga URSS e não possui conflitos nos seus países
Pregunta 5
Pregunta
Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista.
Respuesta
-
Cortina de Ferro.
-
Muro de Berlim.
-
União Europeia
Pregunta 6
Pregunta
Plano Marshall e Otan foram ações do lado dos
Respuesta
-
capitalistas, durante a Cortina de Ferro
-
socialistas
-
capitalistas, após o final da Guerra Fria
Pregunta 7
Pregunta
Pacto de Varsóvia foi
Pregunta 8
Pregunta
De 2004 a 2007, dez países originários do antigo bloco socialista aderiram à União Europeia. Aqueles mais bem equipados com infraestruturas e dotados de uma mão de obra de alta qualificação profissional passaram a receber maciços investimentos de transnacionais, apresentando elevadas taxas de crescimento.
Entre esses países destacam-se:
Respuesta
-
Eslovênia, Moldávia e Geórgia.
-
República Tcheca, Hungria e Polônia.
-
Ucrânia, Bulgária e Armênia.
Pregunta 9
Pregunta
UNI-RIO) – Fracasso da perestroika frustra a ex-URSS. Já havia escurecido, naquele final de tarde de inverno, quando Marina Kizilova entrou no supermercado de um subúrbio moscovita para comprar batatas… Dez minutos de fila, chegou sua vez. As batatas tinham acabado. Furiosa, ela passou a xingar o presidente Gorbatchev, o governo, o Partido Comunista. O que fazer para o jantar transformou-se, de repente, em um problema sério: Como minha família vai viver? (Jornal do Brasil, 7 abr. 91). O texto revela uma prévia da crise soviética com desdobramentos políticos, sociais e econômicos, tais como (marque as assertivas verdadeiras)
Respuesta
-
a desintegração da economia a uma velocidade que nem a mais pessimista das previsões ousaria imaginar.
-
a incapacidade de uma nação rica em recursos naturais e matérias-primas de atender às próprias necessidades.
-
a ineficácia da estrutura política, cujo resultado é o desmoronamento da própria união das Repúblicas
Pregunta 10
Pregunta
(Ufrn) O final do século XX assistiu à busca da independência, por parte de diferentes grupos étnicos. O fragmento a seguir trata da situação específica da Iugoslávia:
Em 1990, os comunistas iugoslavos foram derrotados nas eleições gerais em quatro repúblicas da Iugoslávia, mas venceram na Sérvia (a mais poderosa delas) e em Montenegro, mantendo o controle político federal. Tal situação estimulou as lutas étnico-políticas e a ambição de independência das demais repúblicas (Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina e Macedônia), desencadeando a guerra civil. VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. "História para o ensino médio". São Paulo: Scipione, 2001. p. 626.
O processo vivido pela Iugoslávia é comum a outros países e tem como característica marcante:
Respuesta
-
o desaparecimento das particularidades étnicas, em função da homogeneidade gerada pela unificação econômica dos países.
-
o ressurgimento das identidades nacionais, as quais estimulam a luta dos povos pela autonomia e a busca da definição de seus territórios.
-
a fusão política entre várias nações da Europa, que passaram a ser geridas por um único governo.
Pregunta 11
Pregunta
O Plano Marshall contribuiu de forma decisiva para:
Respuesta
-
a implantação do capitalismo nas antigas repúblicas da ex-URSS.
-
a reconstrução da Europa Ocidental após a Segunda Guerra Mundial.
-
desenvolvimento industrial dos "Tigres Asiáticos".
Pregunta 12
Pregunta
Os países da Europa Oriental, como a Rússia e a Ucrânia, estão sofrendo um processo de descrécimo populacional
Pregunta 13
Pregunta
Os países da Europa Oriental são, como em todo o continente, áreas com maior população rural
Pregunta 14
Pregunta
Euromaidan se refere a
Respuesta
-
grupo ucraniano que defende a interação de seu país com a União Europeia
-
grupo ucraniano, localizado no oeste da Ucrânia, que defende a separação do país e anexação com a Rússia
Pregunta 15
Pregunta
O texto abaixo descreve aspectos populacionais da Polônia, República Tcheca, Eslováquia e Hungria. Leia-o
atentamente: Na Europa Oriental, séculos de migrações e conquistas acabaram por criar uma complexa mistura étnica. Poloneses, tchecos e eslovacos descendem dos eslavos que chegaram à região entre os anos 400 e 600; os magiares, que ocuparam a Hungria, vieram da Ásia no século IX. Encravados entre essas populações majoritárias, existem vários
outros grupos étnicos. Os cassubianos, que se estabeleceram no norte da Polônia, conseguiram resguardar sua identidade cultural durante todos esses séculos, e o mesmo ocorreu com os germânicos. Muitas vezes são as fronteiras que se mo vem, não os povos. Quando a Hungria perdeu dois terços de seu território, na Primeira
Guerra Mundial, três milhões de húngaros viram-se repentinamente transferidos de país. (Nações do Mundo: Europa Oriental. Ed. Abril/Time-Life Books.)
Respuesta
-
como em toda a Europa, também no Leste Europeu prevaleceu a mistura étnica.
-
as definições étnicas dos países do Leste Europeu só ocorreram no
século XIX.