Pregunta 1
Pregunta
Nasce no século 19 a Psicologia científica, quem preconiza a psicologia científica "sem alma" desligando-se da Filosofia e ligando-se mais as especialidades da medicina?
Respuesta
-
Wundt preconiza a psicologia científica "sem alma" desligando-se da Filosofia e ligando-se mais as especialidades da medicina?
-
Watson preconiza a psicologia científica "sem alma" desligando-se da Filosofia e ligando-se mais as especialidades da medicina?
-
Platão preconiza a psicologia científica "sem alma" desligando-se da Filosofia e ligando-se mais as especialidades da medicina?
Pregunta 2
Pregunta
Ainda no século XIX a Psicologia científica se constituiu de três escolas principais, são elas:
Respuesta
-
Behaviorismo, Gestalt e Associacionismo.
-
Behaviorismo, Gestalt e Estruturalismo.
-
Gestalt, Estruturalismo e Associacionismo.
-
Funcionalismo, Estruturalismo e Associacionismo
-
Funcionalismo, Gestalt e Estruturalismo
Pregunta 3
Pregunta
No século XX tivemos três importantes tendências teóricas, Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise.
Pregunta 4
Pregunta
O Behaviorismo, que nasce com Wudnt e tem um desenvolvimento grande nos Estados Unidos, em função de suas aplicações práticas, tornou-se importante por ter definido o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento (behavior).
Pregunta 5
Pregunta
A Gestalt, que tem seu berço na América, surge como uma negação da fragmentação das ações e processos humanos, realizada pelas tendências da Psicologia científica do século 19, postulando a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade. A Gestalt é a tendência teórica mais ligada à Filosofia.
Pregunta 6
Pregunta
A Psicanálise, que nasce com Freud, na Áustria, a partir da prática médica, recupera para a Psicologia a importância da afetividade e postula o consciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia como ciência da consciência e da razão.
Pregunta 7
Pregunta
O principal representante do Associacionismo é ............e sua importância está em ter sido o formulador de uma primeira teoria de aprendizagem na Psicologia, então ele formulou a Lei do/a ............., que seria de grande utilidade para a Psicologia. De acordo com essa lei, todo comportamento de um organismo vivo (um homem, um pombo, um rato etc.) tende a se repetir.
Respuesta
-
Freud, Inconsciente
-
Wundt, Consciente
-
Thorndike, Razão
-
Thorndike, Efeito
Pregunta 8
Pregunta
O Estruturalismo está preocupado com a compreensão do mesmo fenômeno que o .................. a consciência. Mas, diferentemente de W. James, Titchner irá estudá-la em seus aspectos estruturais, isto é, os estados elementares da consciência como estruturas do sistema nervoso central. Esta escola foi inaugurada por Wundt, mas foi Titchner, seguidor de Wundt, quem usou o termo estruturalismo pela primeira vez, no sentido de diferenciá-la. O método de observação de Titchner, assim como o de Wundt, é o introspeccionismo, e os conhecimentos psicológicos produzidos são eminentemente experimentais, isto é, produzidos a partir do laboratório.
Respuesta
-
Associacionismo
-
Estruturalismo
-
Funcionalismo
Pregunta 9
Pregunta
O Funcionalismo é considerado como a primeira sistematização genuinamente ................ de conhecimentos em Psicologia. Uma sociedade que exigia o pragmatismo para seu desenvolvimento econômico acaba por exigir dos cientistas americanos o mesmo espírito. Desse modo, para a escola funcionalista, importa responder “o que fazem os homens” e “por que o fazem”. Para responder a isto, a consciência como o centro de suas preocupações busca a compreensão de seu funcionamento, na medida em que o homem a usa para adaptar-se ao meio.
Respuesta
-
Americana.
-
Gregoriana
-
Européia
Pregunta 10
Pregunta
Para a Psicologia científica, seu status de ciência é obtido à medida que se “liberta” da Filosofia. Fazemos isso definindo seu objeto de estudo (o comportamento, a vida psíquica, a consciência);
• delimitando seu campo de estudo, diferenciando-o de outras áreas de conhecimento, como a Filosofia e a Fisiologia;
• formulando métodos de estudo desse objeto;
• formulando teorias enquanto um corpo consistente de conhecimentos na área.
Pregunta 11
Pregunta
A diversidade de objetos da Psicologia é explicada pelo fato de este campo do conhecimento ter-se constituído como área do conhecimento científico só muito recentemente, outro motivo que contribui para dificultar uma clara definição de objeto da Psicologia é o fato de o cientista — o pesquisador — confundir-se com o objeto a ser pesquisado, na realidade, este é um “problema” enfrentado por todas as ciências humanas, muito discutido pelos cientistas de cada área e até agora sem perspectiva de solução. Por outro lado, essa diversidade de objetos justifica-se porque os fenômenos psicológicos são tão diversos, que não podem ser acessíveis ao mesmo nível de observação e, portanto, não podem ser sujeitos aos mesmos padrões de descrição, medida, controle e interpretação.
Respuesta
-
Esta situação leva-nos a questionar a caracterização da Psicologia como ciência e a postular que no momento não existe uma psicologia, mas Ciências psicológicas embrionárias e em desenvolvimento.
-
Esta situação leva-nos a questionar a caracterização da Psicologia como ciência e a postular que no momento existe uma psicologia, e Ciências psicológicas embrionárias e em desenvolvimento.
-
Esta situação leva-nos a questionar a caracterização da Psicologia como ciência e a postular que no momento não existe uma psicologia, mas Ciências do senso comum.