É o conjunto de órgãos responsáveis pela entrada, filtração, aquecimento, umidificação e saída de ar do nosso organismo.
É constituído pelo tubo digestivo e suas glândulas anexas, sua função é retirar os nutrientes indispensáveis dos alimentos ingeridos; para o desenvolvimento e manutenção do organismo. Apresenta as seguintes regiões: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
É o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos vitais. Ela pode ser de dois tipos, respiração anaeróbia (sem utilização de oxigênio) e respiração aeróbia (com utilização de oxigênio).
Pregunta 2
Pregunta
O que é um sistema corporal ?
Respuesta
É a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõe uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais, e da afetividade.
É responsável por realizar as diversas funções no nosso, eles se interagem entre si para manter o corpo em perfeito funcionamento e, é claro, manter o organismo vivo, pois um depende do outro e a “falha” de um pode prejudicar os outros. A seguir serão descritos de forma resumida as funções de cada sistema corporal.
É responsável pela movimentação sanguínea no corpo humano uma vez que sua função é transportar oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo.
Pregunta 3
Pregunta
O que é respiração ? a partir do ponto de vista da fisiologia
Respuesta
É o processo pelo qual um organismo vivo troca oxigênio e dióxido de carbono com o seu meio ambiente.
É o ato de inalar e exalar ar através da boca, das cavidades nasais ou pela pele para se processarem as trocas gasosas ao nível dos pulmões
É o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que possa ser usada nos processos vitais.
Pregunta 4
Pregunta
Para que serve a respiração ?
Respuesta
A respiração serve para garantir ao indivíduo que respira, pleno funcionamento de suas atividades metabólicas a nível celular, pois existe uma troca entre o oxigênio da atmosfera para formação a nível celular de ATP e o dióxido de carbono eliminado por conta dos processos celulares, todos por meio dos movimentos de inspiração e expiração.
A respiração serve para garantir ao indivíduo que respira sua capacidade de foco, concentração e meditação.
A respiração é um processo que descreve ações como a inspiração, expiração, que são movimentos corporais desnecessários para o funcionamento do organismo.
Pregunta 5
Pregunta
Respiração celular pode ser definida como os processos metabólicos que ocorrem no interior da célula e geram energia por meio do oxigênio e da produção de dióxido de carbono.
Respuesta
True
False
Pregunta 6
Pregunta
A respiração pulmonar pode ser explicada a partir da ventilação pulmonar.
Respuesta
True
False
Pregunta 7
Pregunta
Ventilação Pulmonar: Processo de movimento e troca do ar atmosférico com o ar presente na cavidade oral.
Respuesta
True
False
Pregunta 8
Pregunta
Ventilação Pulmonar: Processo de movimento e troca do ar ambiente com o ar existente nos pulmões.
Respuesta
True
False
Pregunta 9
Pregunta
Ventilação Pulmonar: Significa o influxo e o efluxo de ar entre a atmosfera e os alvéolos pulmonares.
Respuesta
True
False
Pregunta 10
Pregunta
Como ocorre a ventilação Pulmonar ?
Respuesta
O ar penetra pelo nariz e boca fluindo para a porção do sistema respiratório onde de ajusta a temperatura corporal e é filtrado e quase completamente umedecido ao passar pela traqueia.
O ar penetra pelo nariz e boca, fluindo para a porção do sistema digestório chamada faringe onde se ajusta a temperatura corporal e é filtrado quase completamente pela faringe.
É a renovação do ar da via condutora de ar para os pulmões e do ar do espaço alveolar que ocorre durante a inspiração e expiração pulmonar. A via condutora de ar e o espaço alveolar forma a via condutora-laringe.
A ventilação pulmonar ou respiração é o renovamento do ar contido nos pulmões de modo espontâneo e por ação dos músculos respiratórios, músculos intercostais e como principal o peitoral.