Pregunta 1
Pregunta
Os atos e os termos processuais independem de forma determinada, salvo quando a lei expressamente a exigir, considerando-se válidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial.
Pregunta 2
Pregunta
Os atos processuais são públicos, todavia tramitam em segredo de justiça os processos:
I - em que o exija o interesse público ou social;
II - que versem sobre casamento, separação de corpos, divórcio, separação, união estável, filiação, alimentos e guarda de crianças e adolescentes;
III - em que constem dados protegidos pelo direito constitucional à intimidade;
IV - que versem sobre arbitragem, inclusive sobre cumprimento de carta arbitral, desde que a confidencialidade estipulada na arbitragem seja comprovada perante o juízo.
V - sobre roubo de veículos
Pregunta 3
Pregunta
De comum acordo, o juiz e as partes podem fixar calendário para a prática dos atos processuais, quando for o
caso. O calendário não vincula as partes e o juiz, e os prazos nele previstos somente serão modificados em casos excepcionais, devidamente justificados.
Pregunta 4
Pregunta
Compete ao Conselho Nacional de Justiça e, supletivamente, aos tribunais, regulamentar a prática e a comunicação oficial de atos processuais por meio eletrônico e velar pela compatibilidade dos sistemas, disciplinando a incorporação progressiva de novos avanços tecnológicos e editando, para esse fim, os atos que forem necessários, respeitadas as normas fundamentais deste Código.
Pregunta 5
Pregunta
As unidades do Poder Judiciário deverão manter gratuitamente, à disposição dos interessados, equipamentos necessários à prática de atos processuais e à consulta e ao acesso ao sistema e aos documentos dele constantes.
Pregunta 6
Pregunta
A desistência da ação só produzirá efeitos após homologação judicial
Pregunta 7
Pregunta
É vedado lançar nos autos cotas marginais ou interlineares, as quais o juiz mandará riscar, impondo a quem as escrever multa correspondente a cinco salários-mínimo
Pregunta 8
Pregunta
O juiz não resolverá o mérito quando:
I - indeferir a petição inicial;
II - o processo ficar parado durante mais de 1 (um) ano por negligência das partes;
III - por não promover os atos e as diligências que lhe incumbir, o autor abandonar a causa por mais de 30 (trinta) dias;
IV - verificar a ausência de pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo;
V - reconhecer a existência de perempção, de litispendência ou de coisa julgada;
VI - verificar ausência de legitimidade ou de interesse processual;
VII - acolher a alegação de existência de convenção de arbitragem ou quando o juízo arbitral reconhecer sua competência;
VIII - homologar a desistência da ação;
IX - em caso de morte da parte, a ação for considerada intransmissível por disposição legal
Pregunta 9
Pregunta
Oferecida a contestação, o autor não poderá, sem o consentimento do réu, desistir da ação. A desistência da ação pode ser apresentada até a sentença. Oferecida a contestação, a extinção do processo por abandono da causa pelo autor depende de requerimento do réu.
Pregunta 10
Pregunta
Haverá resolução de mérito quando o juiz:
I - acolher ou rejeitar o pedido formulado na ação ou na reconvenção;
II - decidir, de ofício ou a requerimento, sobre a ocorrência de decadência ou prescrição;
III - homologar:
a) o reconhecimento da procedência do pedido formulado na ação ou na reconvenção;
b) a transação;
c) a renúncia à pretensão formulada na ação ou na reconvenção.
Pregunta 11
Pregunta
O juiz também poderá julgar liminarmente improcedente o pedido se verificar, desde logo, a ocorrência de decadência ou de prescrição.
Pregunta 12
Pregunta
Os atos ordinatórios, como a juntada e a vista obrigatória, dependem de despacho, devendo ser praticados de ofício pelo servidor e revistos pelo juiz quando necessário.
Pregunta 13
Pregunta
Acórdão é o julgamento colegiado proferido pelo juiz.
Pregunta 14
Pregunta
A assinatura dos juízes, em todos os graus de jurisdição, não pode ser feita eletronicamente, na forma da lei.
Pregunta 15
Pregunta
Os despachos, as decisões interlocutórias, o dispositivo das sentenças e a ementa dos acórdãos serão publicados no Diário de Justiça Eletrônico.
Pregunta 16
Pregunta
Ao receber a petição inicial de processo, o escrivão ou o chefe de secretaria a autuará, mencionando o juízo, a natureza do processo, o número de seu registro, os nomes das partes e a data de seu início, e procederá do mesmo modo em relação aos volumes em formação. Numerará e rubricará todas as folhas dos autos.
Pregunta 17
Pregunta
Os atos processuais serão realizados em dias úteis, das 6 (seis) às 18 (dezoito) horas.
Pregunta 18
Pregunta
Serão concluídos após as 20 (vinte) horas os atos iniciados antes, quando o adiamento prejudicar a diligência ou causar grave dano.
Pregunta 19
Pregunta
Independentemente de autorização judicial, as citações, intimações e penhoras poderão realizar-se no período de férias forenses, onde as houver, e nos feriados ou dias úteis.
Pregunta 20
Pregunta
Quando o ato tiver de ser praticado por meio de petição em autos não eletrônicos, essa deverá ser protocolada até as 24 horas, conforme o disposto na lei de organização judiciária local.
Pregunta 21
Pregunta
A prática eletrônica de ato processual pode ocorrer em qualquer horário até as 23:59 horas do último dia do prazo.
Pregunta 22
Pregunta
Quando a lei ou o juiz não determinar prazo, as intimações somente obrigarão a comparecimento após decorridas 48 (quarenta e oito) horas. Inexistindo preceito legal ou prazo determinado pelo juiz, será de 5 (cinco) dias o prazo para a prática de ato processual a cargo da parte.
Pregunta 23
Pregunta
Na comarca, seção ou subseção judiciária onde for difícil o transporte, o juiz poderá prorrogar os prazos por até 2 (dois) meses.
Pregunta 24
Pregunta
Salvo disposição em contrário, os prazos serão contados incluindo o dia do começo e excluindo o dia do vencimento.
Pregunta 25
Pregunta
Os prazos processuais terão início no primeiro dia útil que seguir ao considerado como data da publicação.
Considera-se como data de publicação o primeiro dia útil seguinte ao da disponibilização da informação no Diário da Justiça eletrônico.
Pregunta 26
Pregunta
Incumbirá ao serventuário remeter os autos conclusos no prazo de 1 (um) dia e executar os atos processuais no prazo de 5 (cinco) dias, contado da data em que:
I - houver concluído o ato processual anterior, se lhe foi imposto pela lei;
II - tiver ciência da ordem, quando determinada pelo juiz.
Pregunta 27
Pregunta
Nos processos em autos eletrônicos, a juntada de petições ou de manifestações em geral ocorrerá de forma automática, independentemente de ato de serventuário da justiça.
Pregunta 28
Pregunta
Os litisconsortes que tiverem diferentes procuradores, de escritórios de advocacia distintos, terão prazos contados em dobro para todas as suas manifestações, em qualquer juízo ou tribunal, independentemente de requerimento.
1- Cessa a contagem do prazo em dobro se, havendo apenas 2 (dois) réus, é oferecida defesa por apenas um deles.
2 - Não se aplica o disposto no caput aos processos em autos eletrônicos.
Pregunta 29
Pregunta
Havendo mais de um intimado, o prazo para cada um é contado da citação do último.
Pregunta 30
Pregunta
Incumbe ao juiz verificar se o serventuário excedeu, sem motivo legítimo, os prazos estabelecidos em lei.
1 - Constatada a falta, o juiz ordenará a aplicação de advertência ou suspensão.
Pregunta 31
Pregunta
É lícito a qualquer interessado exigir os autos do advogado que exceder prazo legal.
Pregunta 32
Pregunta
Se, intimado, o advogado não devolver os autos no prazo de 3 (três) dias, perderá o direito à vista fora de cartório e incorrerá em multa correspondente à metade do salário-mínimo.
Pregunta 33
Pregunta
Qualquer parte, o Ministério Público ou a Defensoria Pública poderá representar ao corregedor do tribunal ou ao Conselho Nacional de Justiça contra juiz ou relator que injustificadamente exceder os prazos previstos em lei, regulamento ou regimento interno
Pregunta 34
Pregunta
O tribunal poderá expedir carta para juízo a ele vinculado, se o ato houver de se realizar fora dos limites territoriais do local de sua sede. Para outros países a carta enviada é denominada Precatória.
Pregunta 35
Pregunta
Se o ato relativo a processo em curso na justiça federal ou em tribunal superior houver de ser praticado em local onde não haja vara federal, a carta poderá ser dirigida ao juízo estadual da respectiva comarca
Pregunta 36
Pregunta
Citação é o ato pelo qual são convocados o réu, o juiz, o executado ou o interessado para integrar a relação processual.
Pregunta 37
Pregunta
Para a validade do processo é indispensável a citação do réu ou do executado, ressalvadas as hipóteses de indeferimento da petição inicial ou de improcedência liminar do pedido. Rejeitada a alegação de nulidade, tratando-se de processo de:
I - execução, o réu será considerado revel;
II - conhecimento, o feito terá seguimento.
Pregunta 38
Pregunta
Transitada em julgado a sentença de mérito proferida em favor do réu antes da citação, incumbe ao escrivão ou ao chefe de secretaria comunicar-lhe o resultado do julgamento.
Pregunta 39
Pregunta
A citação será pessoal, podendo, no entanto, ser feita na pessoa do representante legal ou do procurador do réu, do executado ou do interessado.
Pregunta 40
Pregunta
O locador que se ausentar do Brasil sem cientificar o locatário de que deixou, na localidade onde estiver situado o imóvel, procurador com poderes para receber citação será citado na pessoa do administrador do imóvel encarregado do recebimento dos aluguéis, que será considerado habilitado para representar o locador em juízo.
Pregunta 41
Pregunta
Não se fará a citação, salvo para evitar o perecimento do direito:
I - de quem estiver participando de ato de culto religioso;
II - de cônjuge, de companheiro ou de qualquer parente do morto, consanguíneo ou afim, em linha reta ou na linha colateral em segundo grau, no dia do falecimento e nos 7 (sete) dias seguintes;
III - de noivos, nos 3 (três) primeiros dias seguintes ao casamento;
IV - de doente, enquanto grave o seu estado.
Pregunta 42
Pregunta
Não se fará citação quando se verificar que o citando é mentalmente incapaz ou está impossibilitado de recebê-la. Reconhecida a impossibilidade, o juiz nomeará curador ao citando, observando, quanto à sua escolha, a preferência estabelecida em lei e restringindo a nomeação à causa. A citação será feita na pessoa do curador, a quem incumbirá a defesa dos interesses do citando.
Pregunta 43
Pregunta
Com exceção das microempresas e das empresas de pequeno porte, as empresas públicas e privadas são obrigadas a manter cadastro nos sistemas de processo em autos eletrônicos, para efeito de recebimento de citações e intimações, as quais serão efetuadas preferencialmente por esse meio.
Pregunta 44
Pregunta
Deferida a citação pelo correio, o escrivão ou o chefe de secretaria não remeterá ao citando cópias da petição inicial e do despacho do juiz devendo o interessado comparecer ao endereço do juízo e o respectivo cartório para obtê-las.
Pregunta 45
Pregunta
Eventuais contradições na transcrição deverão ser suscitadas oralmente no momento de realização do ato, sob pena de perempção, devendo o juiz decidir de plano e ordenar o registro, no termo, da alegação e da decisão.