Pregunta 1
Pregunta
A diversidade cultural diz respeito às diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos: a linguagem, danças, vestuário, religião e a própria organização da sociedade. Tal diversidade é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período. É de tal importância que a UNESCO (2002) considera que a diversidade cultural “constitui patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras”.
Em relação à diversidade cultural, é correto afirmar que:
Respuesta
-
Ações efetivas para diminuir os investimentos na música erudita e transferi-los para a música popular brasileira constituem apoio à diversidade.
-
Editais de incentivo a expressões culturais, tais como artesanato rural, culturas indígenas e ciganas são formas de promover a diversidade cultural no Brasil.
-
A diversidade cultural é imperiosa no país; portanto, todas as manifestações culturais possuem oportunidades iguais de difusão.
-
Trata-se de uma desvantagem no mundo globalizado.
-
A sobreposição do artesanato indígena em relação às expressões afro-brasileiras, caracteriza preocupação com a diversidade cultural no Brasil.
Pregunta 2
Pregunta
O surgimento da Antropologia foi um marco importante, pois até então não havia uma área do conhecimento que estudasse o homem do ponto de vista da cultura segundo o olhar dessa ciência. Trata-se de um campo do saber que dialoga interdisciplinarmente com a História, Sociologia, Arte, Filosofia, entre outras. A Antropologia surgiu na Europa e ganhou legitimidade como saber acadêmico apenas na segunda metade do século XIX, quando foi definido seu objeto de estudo: o de explicar a existência de sociedades com costumes e hábitos diferenciadas, sob o parâmetro da cultura europeia tida como modelo de existência, de ser e estar no mundo.
Assinale a alternativa que descreve o que é Antropologia em seu sentido mais amplo:
Respuesta
-
Trata-se da ciência que estuda o homem do ponto de vista da cultura.
-
Trata-se de um conjunto de táticas de negociação que podem colaborar para a realização de negócios no exterior.
-
Trata-se da ciência que visa compreender os fenômenos das leis e de outras formas jurídicas.
-
Trata-se de uma área do saber humano que se preocupa com as reações humanas e animais a determinados compostos químicos.
-
Trata-se de conhecimento prático que se utiliza de plantas e ervas naturais para a cura de enfermidades.
Pregunta 3
Pregunta
Sobre as cinco áreas do fazer antropológico, julgue quais as afirmativas abaixo estão corretas:
I- Antropologia Biológica - está situada nas relações entre o patrimônio genético e o meio (geográfico, ecológico, social),
II- Antropologia Pré-histórica - é o estudo do homem através dos vestígios materiais enterrados no solo (ossadas, mas também quaisquer marcas da atividade humana)
III- Antropologia Linguística- seu objeto de estudo é a forma como os indivíduos de uma sociedade expressam seus valores, suas preocupações, seus pensamentos.
IV- Antropologia Social e Cultural - em que o foco é tudo o que diz respeito a uma sociedade, ou seja, os seus modos de produção econômica, a moral, as suas técnicas, a sua organização política e jurídica, seus sistemas de parentesco, seus sistemas de conhecimento, a suas crenças religiosas, a sua língua, os seus valores, as suas criações estético-artísticas e a compreensão da realidade cultural produzida na era da sociedade informatizada.
Respuesta
-
I, III, IV
-
II, III, IV
-
I, II
-
I, II, III
-
I, II, III, IV
Pregunta 4
Pregunta
Considerando os conceitos de Etnocentrismo, Relativismo, Etnicidade e Alteridade, está correto o que se afirma em:
Respuesta
-
A visão Relativista desconsidera a lógica de funcionamento de outra cultura ou mesmo compreende os mecanismos do processo cultural, limitando-se à sua visão e referência cultural.
-
o etnocentrismo surge quando um indivíduo ou grupo considera a sua cultura como mais sofisticada e superior do que as culturas dos demais.
-
A alteridade refere-se à incapacidade de mensurar a cultura de um grupo. É uma atitude necessária para aceitar a diversidade cultural em qualquer contexto, pois permite compreender que toda cultura é única.
-
A alteridade pode ser definida como uma espécie de autoconsciência da condição cultural e social de determinado grupo, ao pertencimento a uma cultura.
-
Etnicidade implicava em uma visão muitas vezes evolucionista, em que a cultura do cientista servia de base às comparações. Pense aqui não numa linha evolutiva, mas em um espaço em que cada cultural é representada de acordo com suas próprias interpretações, sem qualquer escala hierárquica.
Pregunta 5
Pregunta
A Sociedade atual pode ser denominada como Sociedade do Conhecimento e tem as seguintes características:
I – Geração do conhecimento como atividade principal, Informação e tecnologia como fonte de riqueza, Mercado globalizado, Desenvolvimento intensivo de hardware e software, Era das parcerias, da interação e do relacionamento, Internet e realidade virtual, redes digitais, redes de conhecimento, redes de relacionamento.
II – Baseada na economia de subsistência, Uso do fogo e de armas, Tribos nômades, Linguagem oral e figurativa.
III – Revolução industrial, Produção em série, Concentração em cidades, Processos industriais, Valorização do capital, Desenvolvimento de máquinas, Noção de mercado, Imprensa e livros, Invenção do rádio.
Respuesta
-
Somente a afirmativa III está correta
-
As afirmativas I e II estão corretas
-
Somente a afirmativa I está correta
-
Somente a afirmativa II está correta
-
Todas as afirmativas estão corretas
Pregunta 6
Pregunta
As trocas culturais e o hibridismo cultural são uma constante nas ditas sociedades pós-modernas. E o mercado de trabalho é palco frequente de análise por parte dos teóricos no assunto. Na aula 2, observamos como ocorrem as trocas culturais e os híbridos culturais, enfatizando a sua existência no mercado de trabalho.
Sobre o tema, julgue os itens abaixo e em seguida escolha a alternativa correta:
I- O termo culturas híbridas refere-se ao limite entre o tradicional e o moderno, entre o elitista, o popular e o massivo. Trata-se de uma espécie de miscigenação entre diferentes culturas, ou seja, uma heterogeneidade cultural presente no cotidiano do mundo moderno. São originárias das trocas culturais neste contexto.
II- No ambiente de trabalho, estamos sempre adaptando técnicas e boas práticas oriundas de outros países para melhorar a produtividade.
III- A hibridização refere-se ao modo pelo qual modos culturais ou partes desses modos se separam de seus contextos de origem e se recombinam com outros modos ou partes de modos de outra origem, configurando, no processo, novas práticas.
Está correto o que se afirma em:
Respuesta
-
I, II e III
-
I apenas
-
II e III apenas
-
I e II apenas
-
I e III apenas
Pregunta 7
Pregunta
A formação e conservação das identidades são condicionadas por processos sociais determinados pelas estruturas sociais. Desse modo, a identidade social não diz respeito apenas aos indivíduos, mas a grupos ou conjuntos sociais. Neste aspecto, a identidade social pode atuar tanto como um quesito inclusivo – pois só fazem parte do grupo aqueles que são idênticos sob certo ponto de vista – e exclusivo – visto que sob o mesmo ponto de vista são diferentes de outros.
Considerando a concepção sobre Identidade Social, marque a alternativa correta:
Respuesta
-
A Identidade Social gera impactos sem precedentes em quase todas as culturas atuais.
-
A Identidade Social se preocupa em compreender os temas mais atuais, relativos às novas configurações atuais do mundo globalizado e tecnológico.
-
A Identidade Social contribui para disseminar a cultura globalizada e unilateral, é também um
meio de garantir acesso a conhecimentos de todos os tipos.
-
A Identidade Social é definida como a estrutura formada pelas relações recíprocas entre
pessoas unidas por algum interesse ou característica comum.
-
A Identidade Social deve recair somente sobre bens materiais de notável valor arquitetônico, relativos a fatos importantes do passado, pois nem tudo que se refere ao patrimônio tem significação para a comunidade.
Pregunta 8
Pregunta
Há quem defenda que o Carnaval é um dos nossos patrimônios culturais mais marcantes, sendo uma das marcas individualizadoras de nossa sociedade. Tal como o futebol, seria uma daquelas instituições perpétuas que nos permitem sentir nossa própria continuidade como grupo.
Desta forma, o carnaval é considerado para o Brasil como:
Pregunta 9
Pregunta
Leias as afirmativas a seguir:
I. O resultado sociopolítico da visão estereotipada ainda hoje pode ser observado em relação à população afro-brasileira.
II. Os conflitos raciais resultam de estereótipos sociais, e não de fatos científicos.
III. Um indivíduo etnocêntrico não tem capacidade de observar outras culturas nas próprias condições em que elas se mostram.
Assinale a alternativa que contém apenas as afirmativas corretas:
Pregunta 10
Pregunta
No Brasil foi implantado, para ingresso das universidades, o sistema de cotas raciais, que desencadeou uma série de discussões sobre a validade de tal medida, bem como sobre a existência ou não do racismo no país, tema que permanece como uma das grandes questões em debate.
Com base em seus conhecimentos sobre a questão racial no Brasil, é correto afirmar:
Respuesta
-
O racismo é produto de ações sociais isoladas desconectadas dos conflitos ocorridos entre os grupos étnicos.
-
É certo afirmar que não existe absolutamente nenhum caso de trabalho escravo em dias atuais’.
-
As oportunidades sociais estão abertas a todos que se esforçam e independem da ‘cor’ do indivíduo.
-
Nas relações sociais a ‘cor’ da pessoa é tomada como símbolo da posição social.
-
O comportamento racista vai deixando de existir, paulatinamente, a partir da abolição dos escravos.