Pregunta 1
Pregunta
O colágeno é uma proteína existente sob a pele. A seqüência de organelas envolvidas respectivamente na produção, transporte e secreção dessa proteína é:
Respuesta
-
Ribossomos, retículo endoplasmático e complexo de Golgi.
-
Complexo de Golgi, lisossomos e retículo endoplasmático.
-
Centríolos, retículo endoplasmático e fagossomo.
-
Lisossomos, retículo endoplasmático e complexo de Golgi.
-
Ribossomos, complexo de Golgi e lisossomos.
Pregunta 2
Pregunta
Nelas se concentram grandes reservas de combustíveis fósseis como carvão mineral, gás natural e petróleo. Estamos falando de qual estrutura geológica:
Respuesta
-
Dobramentos modernos;
-
Bacias Sedimentares;
-
Escudos cristalinos;
-
Terrenos recentes;
-
Era Cenozoica.
Pregunta 3
Pregunta
Qual o objetivo da “Lei Seca ao volante”?
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a utilização de [blank_start]bebidas alcoólicas[blank_end] é responsável por 30% dos acidentes de transito. E metade das mortes, segundo o Ministério da Saúde, está relacionada ao uso do alcool por motoristas. Diante deste cenário preocupante, a [blank_start]Lei 11.705/2008[blank_end] surgiu com uma enorme missão: alertar a sociedade para os perigos do [blank_start]álcool associado à direção[blank_end].Para estancar a tendência de crescimento de [blank_start]mortes no trânsito[blank_end], era necessária uma ação enérgica. E coube ao [blank_start]Governo Federal[blank_end] o primeiro passo, desde a proposta da nova legislação à
aquisição de milhares de etilômetros. Mas para que todos ganhem, é indispensável a participação de estados, municípios e sociedade em geral. Porque para atingir o bem comum, o desafio deve ser de todos.
Pregunta 4
Pregunta
Repulsão magnética a beber e dirigir
A lei da física que comprova que dois polos opostos se atraem em um campo magnético é um dos conceitos maispopulares desse ramo do conhecimento. [blank_start]Tulipas de chope[blank_end] e bolachas de papelão não servem, em condições normais, como objetos de experimento para confirmar essa proposta. A ideia de uma agência de comunicação em [blank_start]Belo Horizonte[blank_end] foi bem simples. Ímãs foram inseridos em bolachas utilizadas para descansar os copos, de forma imperceptível para o consumidor. Em cada lado, há uma opção para o cliente: dirigir ou chamar um taxi depois de [blank_start]beber[blank_end]. Ao mesmo tempo, tulipas de chope também receberam pequenos pedaços de metal mascarados com uma pequena rodela de papel na base do copo. Durante um fim de semana, todas as bebidas servidas passaram a pregar uma peça no cliente. Ao tentar descansar seu copo com a opção dirigir virada para cima, os ímãs apresentavam a mesma polaridade e, portanto, [blank_start]causando repulsão[blank_end], fazendo com que o descanso fugisse do copo; se estivesse virada mostrando o lado com o desenho de [blank_start]um taxi[blank_end], ela rapidamente grudava na base do copo. A ideia surgiu da necessidade de passar a mensagem de uma forma leve e no exato momento do consumo.
Respuesta
-
Tulipas de chope
-
refrigerante,
-
beber
-
comer
-
Belo Horizonte
-
novo horizonte
-
causando repulsão
-
causando emoção
-
um taxi
-
um fax
Pregunta 5
Pregunta
Legado aos nossos filhos
(§ 1) Uma importante empresa financeira me chamou para falar com alguns clientes. Não sobre finanças, pois eu os arruinaria, mas sobre algum tema "humano" – no meio da crise queriam mudar de assunto. Uma sugestão de tema que me deram foi: "O que esperamos de nossos filhos no futuro". Como acredito que pensar é transgredir, falei sobre "o que estamos deixando para nossos filhos". Acabamos nos dando muito bem, a excelente plateia estava cheia de dúvidas, como a [blank_start]palestrante[blank_end]. (§ 2) O mundo avança em vertiginosas transformações, e não é só nas finanças ou economia mundiais: ele se transforma a todo momento em nossos usos e costumes, na vida, no trabalho, nos governos, na família, nos modelos que nos são apresentados, em nossa capacidade de fazer descobertas, no progresso e na [blank_start]decadência[blank_end]. (§ 3) O que nos enche de perplexidade, quando o assunto é filhos, é a parte de tudo isso que não conseguimos [blank_start]controlar[blank_end], que é maior do que a outra. Se há 100 anos a vida era mais [blank_start]previsível[blank_end] – o pai mandava e o resto da família obedecia, [blank_start]o professor[blank_end] e o médico tinham autoridade absoluta, os governantes eram nossos heróis e havia trilhas fixas a ser seguidas ou seríamos considerados desviados –, hoje ser diferente pode dar status.
Respuesta
-
palestrante
-
decadência
-
controlar
-
previsível
-
o professor
Pregunta 6
Pregunta
Em bactérias, apresenta uma organização diferente da encontrada em células eucariotas.