MENTE SÃ
O puzzle da mente: Pensamento, Emoção, Comportamento
Considera-se em psicologia e psiquiatria que um pensamento se associa a uma emoção e a um comportamento (pensamento>emoção>comportamento). Ou seja, perante determinada situação, por exemplo a chegada a um evento social, temos um determinado pensamento (por exemplo: estão a olhar para mim, será que estou bem vestido?), e depois uma emoção (por exemplo: ansiedade, coração a bater muito rápido, suores, etc.) e consequentemente um comportamento (por exemplo: permanecer no evento social ou fugir).
A nossa vida toda pode estruturar-se nestes blocos pensamento-emoção-comportamento. E, assim as situações de ansiedade, de depressão, entre outras perturbações psiquiátricas podem ter origem numa perturbação destes sistemas.
Como intervir?
Geralmente o problema começa no pensamento, que está distorcido. Por exemplo: num caso de ansiedade, quando vamos ao ginásio e começamos a correr, o nosso coração bate mais rápido (como é normal), nos ansiosos podem vir à cabeça pensamentos como “vou morrer”, “vai me dar um ataque cardíaco”… Isso faz com que a pessoa muitas vezes pare e volte para casa. Numa depressão, geralmente a pessoa tem a ideia de ir ao ginásio, mas tem pensamentos disfuncionais (como por exemplo: “para quê, nada vale a pena, não há solução, vou mas é ficar fechado no quarto às escuras”), e que evitam qualquer comportamento benéfico (como ir ao ginásio).»
Diogo Teles Correia
Queres saber mais?
Consulta: https://simplyflow.pt/o-puzzle-da-mente-pensamento-emocao-comportamento/