Avaliação Formativa Público

Avaliação Formativa

Marilia Cruz
Curso por Marilia Cruz, actualizado hace más de 1 año Colaboradores

Descripción

Por que avaliar? O que avaliar? E como elaborar questões objetivas e dissertativas que contribuam para aprendizagem?

Información de los módulos

Sin etiquetas
Características da avaliação formativa   A avaliação formativa propõe o acompanhamento do desenvolvimento das aprendizagens do aluno. O resultado desse acompanhamento são informações que alimentam e direcionam de forma significativa a ação pedagógica, aproximando de maneira considerável professor e aluno. Nesta proposta, informar-se sobre os erros e acertos do aluno é um elemento importante como ponto de partida para uma investigação docente que objetiva a compreensão dos obstáculos e, posteriormente, a sua superação. Dessa forma, a avaliação assume uma função informativa, tanto para o professor quanto para o aluno. O que vai defini-la como formadora é a reflexão ocasionada pelas informações trazidas pelo instrumento, propiciando novas ações que consolidem o desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Nesta forma avaliativa, a relação cíclica análise e ação deve ser contínua, intrinsecamente interligada à ação docente. O uso das informações pode seguir várias trajetórias diferentes, mas deve culminar na efetivação da atividade de ensino, na ampliação de conceitos e, consequentemente, no aprendizado. Portanto, o conceito de avaliação formativa está relacionado a uma mudança de concepção do ato de avaliar. Assumindo essa concepção, é preciso debruçar-se sobre os dados produzidos pelas avaliações, a fim de atribuir-lhes uma utilidade significativa dentro da prática docente. A utilização e a diversificação de instrumentos de avaliação podem colaborar para uma melhor compreensão das diferentes realidades encontradas no contexto escolar.
Mostrar menos
Sin etiquetas
ELABORAÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS    As questões objetivas são aquelas que não admitem múltiplas interpretações, devendo o aluno escolher uma das alternativas propostas como sendo a resposta correta. Devem ser elaborada de forma contextualizada, podendo ser de diferentes tipos, conforme descritos a seguir: Questões de Lacunas   Trata-se de questão de resposta curta que apresenta uma proposição incompleta, a qual o aluno deverá completar corretamente.           Deve-se evitar: Afirmações indefinidas com lacunas que permitam mais de uma resposta; Muitas lacunas ma mesma questão (deve-se deixar lacunas apenas para palavras significativas da afirmação) Sinais que possam ser indicadores da resposta como artigos e pronomes, bem como o tamanho do espaço em branco; Lacunas ao final da questão.       2. Questões de falso/verdadeiro   As questões de falso/ verdadeiro servem para avaliar os seguintes objetivos: identificação de causa e efeito; distinção entre fatos e opiniões; conhecimento de fatos específicos.         Deve-se evitar: Certos termos indicativos, como nunca, sempre, todos, geralmente, possivelmente, às vezes; Afirmações ambíguas; Afirmações tão óbvias que não precisem ser trabalhadas ou que não exijam nenhum tipo de raciocínio do aluno; Linguagem complexa; Afirmações truncadas, a verdade ou falsidade será em função da proposição total e não um elemento menor; Afirmações longas e complicadas; Emprego de questões para comprovar informações óbvias u triviais.        3. Questões de múltipla escolha            Complementação simples: As questões podem ser formuladas por meio de uma pergunta ou de uma sentença incompleta. As escolhas devem vir no fim, ou quase no fim, da sentença incompleta.
Mostrar menos
Sin etiquetas
ELABORAÇÃO DE QUESTÕES DISSERTATIVAS    As questões dissertativas servem para avaliar a área afetiva e cognitiva. Avaliam a capacidade de síntese (seleção, relação, organização das ideias e torno de um tema). Recomendações: Limite e defina a liberdade do aluno ao responder à questão de dissertação, de acordo com critérios prévios; Indique a extensão e a profundidade das respostas desejadas; Use terminologia que não dê margem à ambiguidade; Evite formulações genéricas e amplas como: "disserte sobre o pensamento de..."    Exemplos de alguns termos utilizados na formulação de questões dissertativas: compare, confronte; justifique, critique; argumente a favor ou contra; explique (como? por quê? para quê?) analise; relacione; sugira.    Questões do tipo "o que pensa você sobre" ou "em sua opinião" servem para avaliação da área afetiva (atitudes, ideias e preferências do aluno).
Mostrar menos
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo