O planeta Terra, nos seus primeiros tempos de existência, não tinha quaisquer condições de vida.
A energia solar proporcionava luz e calor à Terra, devido a intensidade vulcânica ativa os oceanos de magma envolviam a superfície terrestre.
A existência continua de chuvas sobre o planeta agora arrefecido permitiu a formação dos oceanos primitivos, posteriormente formando matéria orgânica nos oceanos.
Aparecem as primeiras formas de vida nos oceanos.
Ao surgir as condições ideais pra as primeiras bactérias fotossintéticas se multiplicarem nos oceanos primitivos (há cerca de 3500 M.a.), o oxigénio libertado durante o processo acumulou-se, provavelmente, nos oceanos e depois na atmosfera. A atmosfera primitiva redutora (isto é, sem oxigénio), passou a oxidante (substância responsável pela oxidação) o que resultou de um aumento significativo do teor de oxigénio na atmosfera, há cerca de 2400 M.a.
Diapositiva 3
Qual a importância dos GEE na atmosfera
A existência dos G.E.E. (gases de efeito de estufa), na atmosfera, como, por exemplo, o vapor de água, o dióxido de carbono e o metano (gás incolor), influência na alteração da temperatura da Terra. Apesar dos G.E.E.(gases de efeito de estufa) representarem apenas cerca de 0,43%, de todos os gases que existem na atmosfera, são estes que conseguem conservar a maior parte do calor refletido pela superfície da Terra, fenómeno denominado efeito estufa. Devido à sua capacidade de absorver o calor, sem os G.E.E.(gases de efeito de estufa) a temperatura média à superfície da Terra seria de - 18ºC, em vez de + 17ºC. Assim, nestas condições, o planeta seria um globo gelado, provavelmente sem água no estado líquido, condição essencial à formação da vida no nosso planeta.
A História da Terra são os registros do nosso planeta desde 4,57 bilhões de anos atrás até os dias de hoje.[1] De acordo com as teorias geralmente aceitas, a Terrateria tido o início da sua formação há aproximadamente 4,6 bilhões de anos através de várias nuvens de gás e poeira (disco protoplanetário) em rotação, que deu origem ao nosso Sistema Solar. A vida começou na terra há pouco mais de 3,6 bilhões de anos,[2] no período Arqueano, pois se são encontrados vestígios de vida nesse período, sua formação deve ser, necessariamente, anterior.
primeiro livro da Bíblia, o Gênesis, conta que todos os seres vivos da Terra foram aniquilados por uma enchente monstruosa, no início dos tempos. Escaparam da morte apenas Noé e sua família, que construíram uma arca e nela abrigaram um par ou casal de cada espécie viva existente no planeta.