A terra

Descripción

Diapositivas sobre A terra, creado por Ruben Correia el 28/09/2017.
Ruben Correia
Diapositivas por Ruben Correia, actualizado hace más de 1 año
Ruben Correia
Creado por Ruben Correia hace alrededor de 7 años
7
0

Resumen del Recurso

Diapositiva 1

    Pie de foto: : 03 oxigenio, vulcoes sci trek
    Oxigénio, Vulcões
    Os indícios mais antigos da existência de oxigênio na atmosfera da Terra remontam a cerca de 2,5 bilhões de anos atrás. No entanto, há evidências de que as cianobactérias – os primeiros seres vivos a produzirem esse gás por meio da fotossíntese – existem há pelo menos 2,7 bilhões de anos. Por que então o oxigênio não apareceu antes na atmosfera? Uma dupla de pesquisadores propõe agora que uma mudança no tipo de vulcões que predominavam no planeta pode explicar esse mistério.

Diapositiva 2

    Evolução da terra primitiva
    Desde tempos remotos houve uma preocupação de como teria surgido à vida no planeta Terra; então, criaram-se várias teorias sobre o assunto, entre elas estão o Criacionismo, que defendia que a vida foi criada a partir de uma força divina; Geração Espontânea ou Abiogênese que acreditava que os seres vivos eram gerados espontaneamente de matéria inanimada; a Panspermia, por sua vez, afirmava que a vida surgiu a partir de um corpo celeste; e Evolução Química. Esta última, defendida por Oparin e Haldane, afirmava que a vida era produto da organização de compostos inorgânicos que formaram moléculas orgânicas simples.
    Pie de foto: : Evolução da terra

Diapositiva 3

    Como se forma um fossil
    Pie de foto: : Como se forma um fossil
    Fósseis são restos ou vestígios de animais e vegetais preservados em rochas. Restos são partes de animal (ex.: ossos, dentes, escamas) ou planta (ex.: troncos) e vestígios são evidências de sua existência ou de suas atividades (ex.: pegadas).   Geralmente ficam preservadas as estruturas mais resistentes do animal ou da planta, as chamadas partes duras (como dentes, ossos e conchas). As partes moles (como vísceras, pele e vasos sanguíneos) preservam-se com muito mais dificuldade. Pode ocorrer também o caso ainda mais raro de ficarem preservadas tanto as partes duras quanto as moles, como no caso de mamutes lanudos que foram encontrados intactos no gelo e de alguns insetos que fossilizam em âmbar. Considera-se fóssil aquele ser vivo que viveu há mais de 11 mil anos, ou seja, antes do Holoceno, que é a época geológica atual. Restos ou evidências antigas, mas com menos de 11 mil anos, como os sambaquis, são classificados como subfósseis.

Diapositiva 4

    Pie de foto: : Ciclo da agua
    Ciclo Da Agua
    O ciclo da água é o permanente processo de transformação da água na natureza, passando de um estado para outro (líquido, sólido ou gasoso). A essa transformação e circulação da água dá-se o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico, que se desenvolve através dos processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração. A água, indispensável para a manutenção da vida, é encontrada na natureza e está distribuída nos rios, lagos, mares, oceanos e em camadas subterrâneas do solo ou em geleiras. O ciclo da água na natureza é fundamental para a manutenção da vida no planeta Terra, visto que vai determinar a variação climática e interferir no nível dos rios, lagos, mares, oceanos.

Diapositiva 5

     O oxigênio compõe 21% da nossa atmosfera e é o terceiro elemento mais abundante do universo. Ainda assim, não é uma molécula fácil de se manter. Ele é extremamente reativo, formando óxidos e outros compostos com praticamente todos os outros elementos da tabela periódica. Mas se é assim, tão reativo, como foi que a nossa atmosfera conseguiu acumular tanto oxigênio? A resposta está nas cianobactérias, também conhecidas como algas azuis. Estas algas são capazes de usar a luz do sol, e combinar água com dióxido de carbono formando carboidratos e oxigênio. Este processo, a fotossíntese, é feito não só pelas algas, mas também pelos cloroplastos das plantas, que não deixam de ser algas incorporadas simbioticamente.
    Pie de foto: : OXIGÉNIO
    Importancia do oxigenio na atmosfera

Diapositiva 6

    O aquecimento global é usualmente definido como um processo de aumento das temperaturas médias nos oceanos e atmosfera. Sua principal causa seria o desenvolvimento acelerado da sociedade, que tem por consequência altíssimos índices de queima de combustíveis fósseis para obtenção de energia, além de outras atividades humanas que também ocasionam a emissão de gases de efeito estufa (GEE).
    Pie de foto: : Aquecimento global
    Aquecimento Global
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Condições da Terra que permitem a existência de vida.
Ana Rodrigues
A Terra conta a sua história
Raquel Silva
A Terra conta a sua história
nuno cunha
Condições da Terra que permitem a existência de vida.
Filipe Egídio Prado
10 Técnicas de Estudio
Diego Santos
ADMINISTRACION
edward.chonon
Japonés básico Lección 1
naichu-
Vocabulario unidad 13
Laura Maestro
LA INDEPENDENCIA DE ESTADOS UNIDOS
ROSA MARIA ARRIAGA
Insuficiencia Renal Cronica
Angela Madroñero