Chuva Ácida é um fenômeno atmosférico causado em escala local ou regional, pela precipitação de chuva carregada com grande quantidade de ácidos, resultante do lançamento de poluentes produzidos pelas atividades humanas.
Quando os gases produzidos por fábricas e motores (em especial quando há queima de carvão mineral) são liberados para a atmosfera óxidos de enxofre (SO2) os quais reagem com o vapor da água produzindo ácido sulfúrico (H2SO4), que é diluído na água da chuva e dando origem a chuva ácida, com pH muito ácido.
tranformação de SO2 em SO3:
SO2 + ½ O2 à SO3
formação dos ácidos suluroso e sulfúrico:
SO2 + H2O à H2SO3
SO3 + H2O à H2SO4
formação de ácidos nitrogenados:
2NO2 + H2O à HNO2 + HNO3
➡A chuva ácida corrói os materiais usados na construção de casas, edifícios e monumentos, podendo até mesmo destruir represas e usinas hidrelétricas.
➡Causa a acidificação dos lagos, de forma que os organismos que vivem neste ambiente não conseguem sobreviver.
➡Desmatamentos: a chuva ácida faz clareiras, matando duas ou três árvores. Imagine uma floresta com muitas árvores, duas árvores são atingidas pela chuva ácida e morrem, algum tempo após muitas plantas que se utilizavam da sombra destas árvores morrem e assim vão indo até formar uma clareira. Essas reações podem destruir florestas.
➡Agricultura: a chuva ácida também afeta as plantações, porém de forma mais significativa, pois se tratam de plantas mais sensíveis.
SAÚDE: A chuva ácida libera metais tóxicos que estavam no solo. Esses metais podem alcançar rios e serem utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde.
A ingestão de água potável acidificada, por longos períodos, pode causar a doença de Parkinson e de Alzheimer, a hipertensão, problemas renais e , principalmente em crianças, danos ao cérebro. Estima-se que nos EUA a chuva ácida é a terceira maior causa de doenças pulmonares.
PRÉDIOS, CASAS, ARQUITETURA: Outro grande dano provocado pela chuva ácida é a destruição de obras civis e monumentos. Nesses últimos anos, os principais monumentos históricos sofreram severas agressões provocadas pelo ácido. Um exemplo muito conhecido é da Acrópole, em Atenas, na Grécia, onde os efeitos dessas agressões nos últimos quarenta anos são equivalentes àqueles observados nos dois mil anteriores. Também podem ser citados: o Coliseu Romano, em Roma; as Catedrais de Notre Dame, em Paris, e de Colônia, na Alemanha; o Taj Mahal, na Índia
No Brasil, o caso mais marcante foi o da Região da Serra do Mar, causada pelas indústrias de Cubatão. Nesta região ocorre um fenômeno muito grave, a morte na floresta Atlântica que recobre a serra. As árvores de maior porte morrem devido à poluição.
Os poluentes geram as chuvas ácidas, que causam a queda das folhas em algumas árvores.
Abre-se uma clareira, e o Sol, antes bloqueado pela copa das árvores, agora incide diretamente sobre espécies mais sensíveis, matando-as. A destruição assume uma gravidade significativa por causa do papel que as árvores possuem. Elas fixam a camada de solo que reveste a Serra do Mar, impedindo o deslizamento desse terreno. A morte das árvores e o apodrecimento das raízes são prejudiciais ao ambiente da serra, pois pode causar em vários pontos verdadeiras avalanches de lama e pedras. Caso esse processo se torne freqüente, poderá causar entupimentos de rios (assoreamentos) e inundações.
Após um enorme esforço feito por parte da comunidade científica, das primeiras organizações não governamentais brasileiras preocupadas com o meio ambiente e da imprensa que se empenhou em denunciar e esclarecer os fatos, foi elaborada uma legislação e montado um sistema de fiscalização que passou a controlar as emissões, forçando as indústrias a tomarem cuidados óbvios com as emissões gasosas.
A Chuva Ácida no Brasil.
Pie de foto: : Quem manda não me pagar os impostos.
A redução da chuva ácida deve ser realizada por ações governamentais, através da implementação e/ou criação da legislação pertinente; investimento em eficiência energética, bem como em fontes alternativas mais limpas de geração de energia.
Entretanto, não são apenas as indústrias que poluem com estes gases. As grandes cidades, com seus inúmeros carros, também são importantes produtoras de chuva ácida.
As pessoas também podem contribuir na conservação da energia, considerando que a produção desta é a causa responsável pela maior deposição ácida. Como ações que podem ser tomadas pelas pessoas, podem-se citar:
-desligamento de lâmpadas, computadores e outros aparelhos, quando não estiverem sendo utilizados;
-utilização de aparelhos que apresentem melhor eficiência energética como geladeiras, aquecedores, máquinas de lavar, ar condicionado, etc.;
-utilização de transporte público ou do transporte solidário preferencialmente ao transporte individual;
-caminhar ou utilizar a bicicleta, quando possível;
– aquisição de veículos que emitam menores quantidades de NOx e mantê-los sempre bem regulados;
– manterem-se sempre bem informadas, buscando também, divulgar entre pessoas próximas a importância de cuidados com a poluição, inclusive de cigarros.