Vivem fixos em substratos rochosos ou em outras estruturas submersa, como conchas, onde podem formar colônias de coloração variável. Podem ser encontrados desde as partes mais rasas das praias até profundidades de 6 mil metros.
Onde vivem ?
Diapositiva 3
São pluricelulares, não possuem órgãos e são destituídos de sistemas. Por isso, esses animais são considerados um grupo zoológico atípico, integrado o sub-reino dos Parazoários.
Estrutura, organização do corpo e características gerais dos poríferos
Seus corpos são dotado de inúmeros poros, por onde a água penetra até alcançar uma cavidade central, denominada átrio, ou espongiocele. Após a filtração, a água é expelida para o meio externo através de um poro chamado ósculo.
Diapositiva 4
Externamente, a parede do corpo é revestida por células epidérmicas achatadas denominadas pinacócitos. Internamente, a parede é revestida pelos coanócitos. O alimento é então digerido no interior de vacúolos digestório. Assim, os poríferos apresentam digestão intracelular. São, portanto, animais filtradores, que retiram da água circulante partículas alimentares, além de gás oxigênio necessário para a respiração celular.