Na Libras, os classificadores, são configurações de mãos que, relacionadas à coisa, pessoa, animal e veículo, funcionam como marcadores de concordância.
São mudança em um sinal para referenciar a sua característica.
Os classificadores para PESSOA e ANIMAL podem ter plural, que é marcado ao se representar duas pessoas ou animais simultaneamente com as duas mãos ou fazendo um movimento repetido em relação ao número.
Portanto, não se deve confundir os classificadores por estas serem gesto-visuais, representam iconicamente qualidades de objetos. Por exemplo, para dizer nestas línguas que "uma pessoa está vestindo uma blusa de bolinhas, quadriculada ou listrada", estas expressões adjetivas serão desenhadas no peito do emissor, mas esta descrição não é um classificador, e sim um adjetivo.Estabelece apenas uma relação de qualidade do objeto e não relação de concordância de gênero: PESSOA, ANIMAL, COISA, VEÍCULO
Diapositiva 7
Categoria de classificadores em Libras
1) Classificadores descritivos: As descrições visuais podem ser captadas de acordo com as imagens dos objetos animados ou inanimados. Observam-se aspectos tais como: som, tamanho, textura, paladar, tato, cheiro, “olhar”, sentimentos ou formas visuais, bem como a localização e a ação incorporada ao classificador. Essa classificação pode ter até três dimensões:
Diapositiva 8
Na descrição visual para referir a forma, tamanho, textura, paladar, cheiro, sentimentos, “olhar”, ou desenhos de forma assimétrica ou simétrica é utilizado, dependendo da situação, uma mão ou duas.
Há também o classificador descritivo locativo que envolve uma ação que determina o objeto em relação ao outro objeto, seja animado ou inanimado. São usados com uma ou duas configurações de mãos.
2) Classificadores especificadores A sua função é descrever visualmente a forma, o tamanho, a textura, o paladar, o cheiro, os sentimentos, o “olhar”, os “sons” do material, do corpo da pessoa e dos animais.
3) Classificadores de plural: A configuração de mão substitui o objeto em si sendo repetido várias vezes.Exemplos com a incorporação do objeto repetido várias vezes: um conjunto de potes lado a lado, quadros espalhados na parede.
FELIPE,T.A. Libras em contexto. 7 ed. Curso básico.Rio de Janeiro:MEC /FENEIS,2007.
PIZZIO,A.L et al. Língua Brasileira de Sinais III.Licenciatura em Letras Libras na modalidade a distancia. Florianópolis UFSC,2009.