O alienista

Descripción

Diapositivas sobre O alienista , creado por pedro guilherme Coutinho el 04/06/2018.
pedro guilherme Coutinho
Diapositivas por pedro guilherme Coutinho , actualizado hace más de 1 año
pedro guilherme Coutinho
Creado por pedro guilherme Coutinho hace más de 6 años
96
0

Resumen del Recurso

Diapositiva 1

    Machado de Assis
    O alienista

Diapositiva 2

    "Dito isso, meteu-se em Itaguaí, e entregou-se de corpo e alma ao estudo da ciência, alternando as curas com as leituras, e demonstrando os teoremas com cataplasmas. "
    Foco narrativo- 3° pessoa- onisciente

Diapositiva 3

    Protagon- Dr. Simão Bacamarte, filho da nobreza da terra e o maior dos médicos do Brasil, de Portugal e das Espanhas. (Redondo) Antagon- . Aos quarenta anos casou com D. Evarista da Costa e Mascarenhas, senhora de vinte e cinco anos, viúva de um juiz de fora, e não bonita nem simpática  (redondo)
    Personagens

Diapositiva 4

    Físico- a vida do Dr.Bacamarte e D. Evarista Social- vila de Itaguaí, Universidade de Coimbra
    Espaço

Diapositiva 5

    Cronológico- Psicológico- estudo, casamento, filhos, morte da D. Evarista
    Tempo

Diapositiva 6

    Situação inicial- As crônicas da vila de Itaguaí dizem que em tempos remotos vivera ali um certo médico, o Dr. Simão Bacamarte, filho da nobreza da terra e o maior dos médicos do Brasil, de Portugal e das Espanhas. Estudara em Coimbra e Pádua. Aos trinta e quatro anos regressou ao Brasil, não podendo el-rei alcançar dele que ficasse em Coimbra, regendo a universidade, ou em Lisboa, expedindo os negócios da monarquia. —A ciência, disse ele a Sua Majestade, é o meu emprego único; Itaguaí é o meu universo. Dito isso, meteu-se em Itaguaí, e entregou-se de corpo e alma ao estudo da ciência, alternando as curas com as leituras, e demonstrando os teoremas com cataplasmas. Aos quarenta anos casou com D. Evarista da Costa e Mascarenhas, senhora de vinte e cinco anos, viúva de um juiz de fora, e não bonita nem simpática
    Enredo

Diapositiva 7

    Conflito/- Quatro dias depois, a população de Itaguaí ouviu consternada a notícia de que um certo Costa fora recolhido à Casa Verde. —Impossível! —Qual impossível! foi recolhido hoje de manhã. — Mas, na verdade, ele não merecia... Ainda em cima! depois de tanto que ele fez... Costa era um dos cidadãos mais estimados de Itaguaí, Herdara quatrocentos mil cruzados em boa moeda de El-rei Dom João V, dinheiro cuja renda bastava, segundo lhe declarou 0 tio no testamento, para viver "até o fim do mundo". Tão depressa recolheu a herança, como entrou a dividi-la em empréstimos, sem usura, mil cruzados a um, dois mil a outro, trezentos a este, oitocentos àquele, a tal ponto que, no fim de cinco anos, estava sem nada. Se a miséria viesse de chofre, o pasmo de Itaguaí, seria enorme; mas veio devagar; ele foi passando da opulência à abastança, da abastança à mediania, da mediania à pobreza, da pobreza à miséria, gradualmente. Ao cabo daqueles cinco anos, pessoas que levavam o chapéu ao chão, logo que ele assomava no fim da rua, agora batiam-lhe no ombro, com intimidade, davam-lhe piparotes no nariz, diziam-lhe pulhas. E o Costa sempre lhano, risonho. Nem se lhe dava de ver que os menos corteses eram justamente os que tinham ainda a dívida em aberto; ao contrário, parece que os agasalhava com maior prazer, e mais
    Enredo

Diapositiva 8

    Enredo
    Clímax- morte da D. Evarista Desfecho - Mas o ilustre médico, com os olhos acesos da convicção científica, trancou os ouvidos à saudade da mulher, e brandamente a repeliu. Fechada a porta da Casa Verde, entregou-se ao estudo e à cura de si mesmo. Dizem os cronistas que ele morreu dali a dezessete meses no mesmo estado em que entrou, sem ter podido alcançar nada. Alguns chegam ao ponto de conjeturar que nunca houve outro louco além dele em Itaguaí mas esta opinião fundada em um boato que correu desde que o alienista expirou, não tem outra prova senão o boato; e boato duvidoso, pois é atribuído ao Padre Lopes. que com tanto fogo realçara as qualidades do grande homem. Seja como for, efetuou-se o enterro com muita pompa e rara solenidade.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

A causa secreta - Machado de Assis
Luisa Metz
machado de assis
Maria Paula Bastos
Machado de Assis
belle santos
QUINCAS BORBA
Augusto Pimenta Neto
Realismo
Emily Fiedler
realismo no brasil
Nátaly Celoto
MACHADO DE ASSIS - VITRINE EDUCATIVA
Landim Neto
Dom Casmurro- Machado De Assis. Literatura. Jorge lopes, 302.
Jorge Lopes Lara
QUINCAS BORBA Machado de Assis
Natalia Gerlach Tanus
Machado de Assis
Nicole de Araujo Correa
REALISMO - NATURALISMO (1881)
CARLOS SANTOS