Cineasta, Roteirista e Empresário;
Spielberg é o diretor que mais filmes tem na lista dos 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos;
É considerado um dos cineastas mais populares e influentes da história do cinema;
Diapositiva 2
Steven Spilberg
Nasceu na cidade de Cincinnati;
Cursou literatura inglesa e cinema;
Venceu o primeiro concurso de curta-metragem com o filme Fuga do Inferno.
Aos 22 fez sua estréia profissional com o curta-metragem Amblin, que ganhou prêmio em festivais importantes como o Festival de Veneza.
No mesmo ano, entrou na Universal Studios, onde passou a realizar vários filmes para a TV americana.
Pie de foto: : “Eu era obcecado pela ideia de ser diretor de cinema e pensei que a única forma de conseguir isso seria entrar no estúdio. Então, eu me vesti como um executivo e fingi durante três meses.”
Diapositiva 3
Obras
Tem 43 filmes como diretor;
Premiado no Oscar com alguns filmes, por exemplo:
E.T. - O Extraterrestre
A Cor Púrpura
O Resgate do Soldado Ryan
Cavalo de Guerra
Data de lançamento 7 de setembro de 2001 (2h 20min)
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Haley Joel Osment, Jude Law, Frances O'Connor mais
Gêneros Ficção científica, Aventura, Drama
Nacionalidade EUA
Curiosidade: Surgiu a partir de um projeto de Stanley Kubrick, sobre a possibilidade da criação de máquinas com sentimentos.
Tempo: O filme possui uma ordem cronológica, sendo linear.
Enredo: Encontramos no filme aspectos de romance entre o personagem principal e a sua vida. Este é também o seu maior conflito durante o mesmo.
Personagens: O personagem principal carrega consigo um apelo grande por ser uma criança rejeitada e não compreendida. A sua inocência entre outros atributos o fazem conseguir tocar os espectadores, criando uma relação de empatia.
Ambiente: Um mundo futurístico, onde os robôs estão sendo os alvos dos humanos, como cita o personagem Gigolo Joe.
Cores: O filme é iniciado com cores alegres e vibrantes. No seu decorrer, tons mais frios são explorados, criando o clima para situações mais dramáticas. Em alguns personagens, cores mais "chapadas" poderão garantir a melhor aparência de artificial possível.
Inspirações: As histórias de contos de fadas podem ser encontradas na decorrer do filme. A Fada Azul pode ser remetida á Pinóquio. O garoto abandonado/perdido, como em João e Maria.
Inovações: O uso de efeitos especiais para a criação dos robôs e do ambiente futurista é um dos pontos positivos pela qualidade.
Relançamento 29 de março de 2002 - Director’s Cut (2h 00min)
Data de lançamento: 25 de dezembro de 1982 (2h 00min)
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Henry Thomas, Drew Barrymore, Dee Wallace mais
Gêneros: Ficção científica, Família, Aventura
Nacionalidade: EUA
Curiosidade: É considerado um dos maiores sucessos de bilheteria de toda a história do cinema.
Diapositiva 7
Narrativos / Artísticos
Tempo: O filme também é linear.
Enredo: Mais uma vez, encontramos um romance de ficção. O alienígena é protegido pela criança que, gradativamente, cria um grande afeto com o novo amigo, criando uma relação forte.
Personagens: O personagem principal carrega consigo um apelo grande por ser um ser rejeitado e não compreendido. A sua inocência entre outros atributos o fazem conseguir tocar os espectadores, criando uma relação de empatia, assim como posteriormente em A.I.
Ambiente: Um ser de fora do planeta precisa se adaptar á uma nova realidade, até o momento de poder voltar pra sua casa.
Cores: O filme é marcado por grandes cenas que existem até hoje na memória fotográfica das crianças que assistiram - hoje em dia, já adultos. Destaque do mesmo são cores frias rompidas por cores quentes: o azul e o vermelho.
Inspirações: A narrativa do filme é muito parecida com a de AI - Inteligência Artificial. Mais uma vez, podemos notar inspirações e identificar Spielberg como diretor. O forte potencial para emocionar que o filme contém é uma marca.
Inovações: Mais uma vez, os efeitos especiais utilizados no filme são destaques positivos, visto a época.
Diapositiva 8
WHY?
Além dos inúmeros filmes que foram sucessos de bilheteria, o diretor encontra um grande potencial em histórias simples. As mesmas, contadas da forma que Spielberg imagina, conseguem uma amplificação dos sentimentos e a criação de um apego emocional muito forte entre o espectador e a obra. Os dois filmes que eu trouxe como exemplo marcaram não só á mim, mas á uma enorme quantidade de pessoas dessa geração que encontraram nessa perspectiva criada por Spielberg um sentido, um aprendizado. São clássicos, com histórias inspiradoras e com uma produção muito bem pensada. É comercial? Sim, mas não deixa de ser uma direção á ser seguida.