Definição e objetivos
de gestão de Inventário
Trabalho elaborado por :
- Ana Soraia nº1
- Marta Solange nº 12
Diapositiva 2
Definição e objetivos do inventário
O inventário é basicamente uma lista de bens e materiais disponíveis em stock que estão armazenados na empresa ou então armazenados externamente mas pertencentes a empresa.
Plano de necessidades materiais:
- Plano que avaliará todos os recursos materiais necessários à execução, incluindo não só as matérias-primas, bem como todos os outros componentes relacionados com a elaboração dos produtos. Também necessário avaliar os custos de aquisição, a qualidade, as condições de armazenagem.
Diapositiva 5
A escolha dos fornecedores:
-É fundamental uma avaliação dos materiais, tendo em conta alguns critérios, como a competência técnica, o preço e os prazos de entrega. A empresa deve entrar em contacto com os fornecedores para ter informação própria sobre a seleção deve atender a uma lista de critérios.
Escolha da qualidade dos materiais:
- A aquisição de matérias-primas é uma medida que deve ser privilegiada mesmo quando a empresa se encontra em fase de lançamento. Deve-se atrasar os métodos de vendas para permitir o fabrico de um produto com maior qualidade.
Avaliação dos fatores-chave para a política de existências:
- Evitar duas situações:
A existência de um volume de stocks demasiado baixo, que coloca a empresa em risco de não poder fornecer os seus clientes. E o excesso de stock, que representa uma imobilização de capital difícil de gerir financeiramente.
Diapositiva 8
Criar um stock de segurança:
- É acrescentado às existências normais e tem como objetivo minimizar as consequências de um aumento inesperado da procura ou de um atraso ocasional dos fornecedores, o que obriga a um aumento do prazo de entrega.
O stock de segurança consiste na quantidade de produtos vendidos por dia.
Diapositiva 9
Gerir o stock consoante o seu valor financeiro:
- Para melhorar a gestão de stock, as existências, tanto no âmbito da compra, como do armazenamento, devem ser tratadas com graus de importância que diferem de acordo com o seu valor financeiro (preço unitário, compras anuais por parte da empresa.