Avaliação: Conceito de avaliação está relacionado com a ação e o efeito de avalia, que é um verbo cuja etimologia se deve ao francês évaluer, e que permite assinalar,estimar,apreciar ou calcular o valor de algo.
Note que um dos verbos atribuídos no conceito de avaliação é estimar ou calcular o valor de algo.
Entram valores subjetivos, como, por exemplo, a verificação de houve uma evolução e, também, objetivos, como, por exemplo, mensurar ou quantificar com números.
Precisamos comprrender que não há uma "avaliação perfeita" e, quanto mais instrumentos de avaliação (provas, observação, formação etc.) possuirmos, mais próximos de evitar juízos de valor estaremos.
Diapositiva 2
As formas da avaliação:
Avaliação Pedagógica: Tem como referência a relação direta professor-estudante. Deve ser dialógica e formativa.
Avaliação Institucional: Avalia-se os objetivos, as metas, as propostas e projetos constantes no PPP.
Avaliação em larga escala: Instrumento de acompanhamento global de redes de ensino com objetivo de traçar séries históricas do desempenho do sistema para reorientar políticas. No Brasil elas são realizadas predominantemente no nível federal e estadual/distrital.
Diapositiva 3
Avaliações Nacional de Educação
O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um indicador de metas a serem atingidas. Criado em 2007, reúne o f luxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
O SAEB (Sistema Nacional de Avaliações da Educação Básica) objetiva avaliar a educação básica brasileira e contribuir para a sua melhoria de qualidade e a propagação do acesso à escola a todas as crianças.
O SAEB abrange ainda três avaliações;sendo elas :
Aneb - Avaliação Nacional da Educação Básica
Anresc - Avaliação Nacional do Rendimento Escolar
ANA - Avaliação Nacional da Alfabetização
Diapositiva 4
Referência Bibliográfica
Unidade II - Aula 03 - As Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da Qualidade