A música do Japão inclui uma grande variedade de estilos distintos tanto tradicionais quanto modernos .
O Japão é o segundo maior mercado de música no mundo, com uma receita total de mais de 3 bilhões de dólares em 2013, sendo dominado por artistas japoneses, com vendas em dezembro de 2013 de 44 dos 50 álbuns mais vendidos e 46 dos 50 singles mais vendidos em 2013. A música local geralmente aparece em karaokês, que possuem contratos com as gravadoras. A música japonesa tradicional é muito diferente da música ocidental, visto que ela normalmente é baseada nos intervalos da respiração humana ao invés de cronometragem matemática .
A música clássica ocidental não representa a cultura original do Japão mas possui uma forte presença no Japão, sendo que o país é um dos mais importantes mercados para este estilo de música .
Música do Japão
Diapositiva 3
O Jaz também tem grande influência no Japão e se popularizou na década de 30 e ficou um tempo na " criminalidade " pois devido a segunda guerra mundial era chamado de " música do inimigo " mais tarde no período pós-guerra sua popularidade voltou e contagiou milhares de jovens dos anos 60 .
O Rock pode-se dizer é o gênero mais influente no Japão . Todos amam o Rock e o Japão é conhecido internacionalmente por ter boas bandas de Rock . O rock japonês é conhecido como J-ROCK .
O Japão também tem diversas outras influências musicais e produz trilhas sonoras para os animes dignas de Hollywood . Um grande exemplo atual é o músico , compositor , letrista e pianista Hiroyuki Sawano que é equiparado com músicos como Hans Zimmer ( compositor de diversas trilhas sonoras entre elas a trilha do famoso filme Interestelar ) .