O movimento negro é um fenômeno utilizado em forma de diferentes organizações para reivindicar direitos para a população negra que sofre com o racismo na sociedade.
o movimento negro no Brasil tem suas raízes na própria resistência à escravidão que se manifestava através de forma, greves de fome e rebeliõesAtualmente, o movimento negro é plural e reúne além das pautas como o combate ao racismo, diferentes vertentes como o feminismo, a luta pelos direitos LGBT e tolerância religiosa.
Pie de foto: : O Brasil tem a maior população de origem africana fora da África e, por isso, a cultura desse continente exerce grande influência, principalmente na região Nordeste do Brasil.
Devido à quantidade de escravos recebidos e também pela migração interna destes, o estado de Maranhão, Pernambuco, Bahia Minas, Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados.
Diapositiva 3
A dança afro-brasileira foi originada a partir da dança das tribos africanas e apresentou crescimento durante o período colonial no Brasil, quando era praticada pelos escravos.
Pie de foto: : também teve grande influência de tribos indígenas brasileiras. O samba e o funk são os estilos que mais define sua cultura africana
Diapositiva 4
As religiões de matriz africana foram incorporadas a cultura brasileira Desde há muito, quando os primeiros escravizados desembarcaram no país e encontraram em sua religiosidade uma forma de preservar suas tradições, idiomas, conhecimentos e valores trazidos da África.
Religiões de matriz africana e suas diferenças
Batuque sediado no Rio Grande do Sul se Estendeu para países vizinhos como Uruguai e Argentina e a fruto de religiões do Povo da Costa da Guiné e Nigéria com as nações Jeje, Ijexá, Oyó, Cabinda e NagôUmbanda é uma religião brasileira que sincretiza vários elementos inclusive de outras religiões como o catolicismo e espiritismo e as religiões afro-brasileiras e a religiosidade indígena a palavra Umbanda deriva de m'banda, que em quimbundo (idioma banto) significa "sarcedote" ou "curandeiro".
Diapositiva 5
Ao longo do período colonial e monárquico brasileiro foi grande o contingente de escravos africanos no Brasil, visto que constituía a maior mão-de-obra do período. A contribuição desses escravos foi Além da participação Econômica, uma vez que, foram inserindo suas práticas, seus costumes e seus rituais religiosos na sociedade brasileira contribuindo, dessa forma para uma formação cultural peculiar no Brasil.
Contribuição da África para a formação da sociedade brasileira