Características dos seres vivos - B1

Descripción

Biologia Total
Gabrieli Alves
Diapositivas por Gabrieli Alves, actualizado hace más de 1 año
Gabrieli Alves
Creado por Gabrieli Alves hace casi 6 años
7
0

Resumen del Recurso

Diapositiva 1

    Pie de foto: : Ernst Mayr. biólogo que dedicou grande parte da sua carreira ao estudo da evolução, genética de populações e taxonomia. Propôs a definição de ser vivo a partir de suas características..
    CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
    COMPOSIÇÃO QUÍMICA ORGANIZAÇÃO METABOLISMO REAÇÃO A ESTÍMULOS CRESCIMENTO REPRODUÇÃO HEREDITARIEDADE VARIABILIDADE GENÉTICA SELEÇÃO NATURAL

Diapositiva 2

    COMPOSIÇÃO QUÍMICA
    Elementos que estão sempre presentes nos seres vivos: C   carbono H   hidrogênio O   oxigênio N   nitrogênio P    fósforo S    enxofre  

Diapositiva 3

    UNICELULAR E PLURICELULAR
    UNICELULAR TODAS AS BACTÉRIAS TODOS OS PROTOZOÁRIOS ALGUMAS ALGAS ALGUNS FUNGOS
    MULTICELULAR|PLURICELULAR TODOS OS ANIMAIS ALGUMAS ALGAS ALGUNS FUNGOS

Diapositiva 4

Diapositiva 5

Diapositiva 6

    METABOLISMO
    ANABOLISMO   CONSTRUÇÃO DE MOLÉCULA - UMA MOLÉCULA ORGÂNICA É CONSTRUÍDA A PARTIR DE MOLÉCULAS MAIS SIMPLES   EXEMPLO: PRODUÇÃO DE PROTEÍNA, UMA MOLÉCULA COMPLEXA QUE É CONSTRUÍDA A PARTIR DE OUTRAS MAIS SIMPLES, OS AMINOÁCIDOS   Obs.: uma molécula orgânica é, de forma geral, aquelas que contém carbono em sua estrutura
    CATABOLISMO   QUEBRA|DESCONSTRUÇÃO DA MOLÉCULA    EXEMPLO: A GLICOSE É QUEBRADA EM PEQUENAS MOLÉCULAS (GÁS CARBÔNICO E ÁGUA) QUE SERÃO USADOS PARA PRODUZIR A MOLÉCULA PIRUVATO E ENTÃO INICIAR O CICLO DE KREBS. COM O CICLO DE KREBS  OCORRE A PRODUÇÃO DE ATP, UMA MOLÉCULA QUE SERVE COMO FONTE DE ENERGIA PRA CÉLULA. RESUMINDO: GLICÓLISE ATRAVÉS DE CATABOLISMO - PIRUVATO - CICLO DE KREBS - ATP

Diapositiva 7

Diapositiva 8

Diapositiva 9

    Bactérias em meio aquoso quando sentem que o ambiente não está bom, reagem a isso indo para outro lugar A pupila reage à luz para proteger a visão As folhas das plantas se locomovem lentamente conforme a fonte de energia luminosa. Algumas plantas, como a dormideira (Mimosa Pudica), se fecham imediatamente quando são tocadas. 
    Reação a estímulos

Diapositiva 10

    Reação a estímulos - homeostase
    É através da reação a estímulos do ambiente que os seres vivos atingem a homeostase - manutenção do equilíbrio do organismo. O jacaré, por exemplo, que não consegue manter constante a sua temperatura do corpo, sente os estímulos ambientais quando está quente e reage indo para a água e quando esfria ele sai da água e vai para o Sol pra poder se aquecer. Neste caso chama-se ainda de termorregulação, um mecanismo de homeostasia.

Diapositiva 11

    Crescimento
    Depende do metabolismo, principalmente para a produção de energia. Nos seres unicelulares crescem de tamanho através do aumento de volume da sua única célula. No caso dos seres pluricelulares, além de as células crescerem em tamanho, elas crescem em quantidade.

Diapositiva 12

    Reprodução
    Pode acontecer com a utilização de gametas (espermatozoides e óvulos) - na reprodução sexuada - e sem a utilização de gametas - na reprodução assexuada. A principal diferença é que neste último não há troca de material de material genético. Ou seja: Sexuada - com gametas - com troca de material genético Assexuadas - sem gametas - sem troca de material genético   Ainda, na reprodução sexuada quando há dois provedores genéticos, pai e mãe, dizemos que é uma fecundação cruzada. Porém, existem seres que um único indivíduo produz tanto o gameta feminino quanto o masculino. Neste caso dizemos que são seres hermafroditas e que fazer auto-fecundação. Como exemplo podemos citar algumas plantas como o abacate e a melancia.

Diapositiva 13

    Variabilidade genética
    O material genético vai sofrendo modificações ao longo das gerações, seja por mutação ou por recombinações gênicas através de um processo chamado de crossing-over.  O ambiente tem papel fundamental nisso pois atua nas variações genéticas o tempo todo através da seleção natural em que somente aqueles adequados ao meio sobrevivem para passar o material genético adiante.   É através da seleção natural que surgiu o cavalo marinho pigmeu. Há muito tempo atrás ele nasceu, provavelmente por conta de uma mutação, com uma coloração muito parecida com as dos corais em seu meio, o que lhe deu a vantagem da camuflagem. Logo, ele se virou bem no ambiente já que os predadores não conseguiam vê-lo e acabou se reproduzindo e foi passando a coloração aos seus descendentes. Já outros cavalos marinhos de outra coloração não tiveram sorte nesse mesmo meio.   Ou seja, a variabilidade genética é selecionada pelo ambiente, que vai permitir que os mais adaptados sobrevivam.
    Pie de foto: : cavalo marinho pigmeu

Diapositiva 14

    Atenção
    Nem todas as características citadas são encontradas em todos os seres vivos. Exemplos:  Algumas bactérias, não se movimentam e nem reagem a estímulos do ambiente Animais híbridos como o liger e o burro ou a mula - descendentes de duas espécies diferentes - não tem a capacidade de se reproduzir Os vírus, que só há pouco tempo voltaram a serem considerados seres vivos, não possuem célula.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Examen Inglés Selectividad
maya velasquez
Prepara la Selectividad
Diego Santos
Fichas de Historia de España
stefany1994
Deeper Learning
maya velasquez
MAPAS CONCEPTUALES
mario castro
Plantilla para diccionario de datos
José Francisco Espinosa Garita
ESTUDIANTE
Omar valeta
FARMACOCINETICA
sofia collazos
PRESENT SIMPLE 2 MULTIPLE CHOICE
Silvia Francisco Llorente
Repaso de Trastornos hidroelectroliticos
Claudia Genoveva Perez Cacho
VOCABULARIO DE AMOS OZ PNT 2
oriol wagensberg