A Ditadura Militar no Brasil

Descripción

Diapositivas sobre A Ditadura Militar no Brasil, creado por Vitor Serrano el 05/09/2019.
Vitor Serrano
Diapositivas por Vitor Serrano, actualizado hace más de 1 año
Vitor Serrano
Creado por Vitor Serrano hace más de 5 años
20
1

Resumen del Recurso

Diapositiva 1

    Da vassoura à renúncia: o breve governo Jânio Quadros
     -  Muitos políticos utilizam símbolos como forma de expressar suas propostas e, principalmente, para se aproximar dos desejos do povo. Você sabia que até mesmo uma vassoura já serviu como símbolo de uma campanha presidencial? Foi usada como símbolo de “varrer a corrupção”

Diapositiva 2

    -  Na eleição presidencial de 1960, a vitória coube a Jânio Quadros. Naquela época, as regras eleitorais estabeleciam chapas independentes para a candidatura a vice-presidente, por esse motivo, João Goulart, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) foi reeleito.
    Introdução

Diapositiva 3

    A Crise Política
      O governo de Jânio Quadros perdeu sua base de apoio político e social a partir do momento em que adotou uma política econômica austera e uma política externa independente. Na área econômica, o governo se deparou com uma crise financeira aguda causada por intensa inflação, déficit da balança comercial e crescimento da dívida externa. O governo adotou medidas drásticas, restringindo o crédito, congelando os salários e incentivando as exportações. Atitudes de menor importância também tiveram grande impacto, como as condecorações oferecidas pessoalmente por Jânio ao guerrilheiro revolucionário Ernesto "Che" Guevara (condecorado com a Ordem do Cruzeiro do Sul) e ao cosmonauta soviético Yuri Gagarin, além da vinda ao Brasil do ditador cubano Fidel Castro.

Diapositiva 4

    Independência e Isolamento
    O presidente Jânio Quadros esperava que a política externa de seu governo se traduzisse na ampliação do mercado consumidor externo dos produtos brasileiros, por meio de acordos diplomáticos e comerciais.  Porém, a condução da política externa independente desagradou o governo norte-americano e, internamente, recebeu pesadas críticas do partido a que Jânio estava vinculado, a UDN, sofrendo também veemente oposição das elites conservadoras e dos militares. 

Diapositiva 5

    Renúncia de Jânio Quadros
    Ao completar sete meses de mandato presidencial, o governo de Jânio Quadros ficou isolado política e socialmente. Jânio Quadros renunciou em 25 de agosto de 1961.   

Diapositiva 6

    A reviravolta
     - Além de os preços das mercadorias subirem constantemente, os salários dos trabalhadores não acompanhavam esses aumentos. Somado a isso, a dívida externa crescia e as indústrias entraram em uma fase de dificuldades, o que gerou desemprego. Essa enorme crise, juntamente com a perseguição política feita pelos militares, fez com que aumentasse o número de pessoas protestando contra o governo. Em 1978, por exemplo, o movimento operário decidiu desafiar a lei que proibia a realização de greves no país, e milhares de trabalhadores paralisaram seus trabalhos. Além de reivindicar melhorias para os trabalhadores, essas greves exigiam o fim da ditadura no Brasil.

Diapositiva 7

    O povo no poder
    Em 1981, ocorreu a primeira Conferência das Classes Trabalhadoras (Conclat), que buscava uma nova legislação trabalhista, uma profunda reforma agrária e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte (para criar uma nova Constituição), assim como o fim da Lei de Segurança Nacional e liberdade para criar novos partidos políticos. A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também se manifestou, exigindo mudanças na forma de se fazer política no Brasil e de se tratar a questão social e os direitos humanos.

Diapositiva 8

    Novos Tempos
    A luta dos brasileiros pela redemocratização do país ganhou força em 1983, quando Dante de Oliveira apresentou no Congresso Nacional sua emenda à Constituição. Em pouco tempo, começaram a ser realizados imensos comícios em todo o país, com o objetivo de pressionar o Congresso para aprovar essa emenda. Foi um movimento que não possuía orientação partidária, e as pessoas iam aos comícios com camisetas amarelas, cor escolhida para ser o símbolo da campanha. 

Diapositiva 9

    Nasce uma nova constituição
    Embora a transição democrática do país tenha tido um caráter conservador, houve dois pontos que foram extremamente importantes nesse momento: o primeiro foi a entrada em um modelo democrático, fundamental para que o povo pudesse participar das decisões políticas do país; e o segundo foi a criação de nossa Constituição mais nova: a Constituição de 1988, considerada a "Constituição Cidadã e Democrática" da sociedade brasileira.

Diapositiva 10

Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Inglés - Verbos Compuestos II (Phrasal Verbs)
maya velasquez
Alemán Básico
Diego Santos
LA TERCERA REVOLUCIÓN DE LA QUÍMICA: APORTACIONES DEL TRABAJO DE LEWIS Y PAULING
Jonatan Alonso G
Quiz sobre el Sistema Internacional de Unidades (SI)
Raúl Fox
La Primera Guerra Mundial
juanmadj
ESTILOS DE ARQUITECTURA
andres silva a
CONTRATACION E INDUCCION DE PERSONAL
lauraga04
Biología de Secundaria
Javier Arturo Vàzque
PARTES O ESTRUCTURA DE LA CÉLULA
Luis Vélez Zamora
SISTEMA REPRODUCTOR
LUIS FERNANDO GUISAO RODRIGUEZ
VECTORES
Issac Fermin