O diafragma, um método anticoncepcional de barreira, é uma cúpula rasa feita de silicone (ou látex), com bordas firmes e flexíveis. Cobrindo o colo do útero, impede a passagem dos espermatozoides, evitando a fecundação.
Não tem efeitos hormonais, seu uso pode ser interrompido a qualquer momento, é relativamente fácil de ser usado, pode ser colocado em até seis horas antes da relação sexual, não é sentido pelo parceiro, e pode durar por até dois anos.
Alguns estudos preliminares afirmam que o diafragma pode diminuir a manifestação de doenças como a gonorreia, doença inflamatória pélvica aguda e câncer de colo de útero, este por evitar uma possível passagem do HPV para esta região.
O diafragma deve ser retirado pelo menos seis horas após o coito, não se estendendo por período superior a vinte e quatro horas. No primeiro caso, tal cuidado é para evitar que espermatozoides, ainda vivos, se direcionem às trompas; no segundo, a fim de evitar infecções.
Após a retirada, o diafragma deve ser lavado com água fria e sabão neutro; e secado naturalmente, ou com auxílio de uma toalha macia e limpa. Depois, deve ser guardado em sua caixinha.
Diapositiva 3
Os espermicidas contêm substâncias que matam os espermatozoides. Alguns produtos também formam uma espuma ou muco espesso que bloqueia o colo uterino, atuando como barreira para os espermatozoides. Eles podem ser na forma de espuma, comprimidos efervescentes, óvulos, cremes, geleias e esponjas. Espermicidas não são suficientemente eficazes quando utilizados sozinhos, devendo ser usados junto com métodos de barreira, tais como o diafragma ou o capuz.
Benefícios e efeitos colaterais: Acne: não é afetada
Dores de cabeça: não estão relacionadas a este método
Peso: não é afetado
Alterações menstruais: não é afetado
Outras possibilidades: irritação da pele, reações alérgicas ou infecções do trato urinário
Diapositiva 4
Pode ser usado na hora que precisar
Pode ser facilmente carregado com você
Não é afetado por outras medicações
Pode ser usado durante amamentação
Livre de hormônios
O uso pode exigir prática
Exige que você controle o número de horas que permanece no lugar
Nem sempre é adequado para mulheres que já tiveram filhos
Requer o uso de espermicida antes de todas as relações para atingir maior eficácia.
Pode interferir na espontaneidade da vida sexual