MIGRAÇÕES BRASILEIRAS
ALUNOS : ISABELLY TAVARES,VÍTOR BRUNO E VALENTINA VITORINO
PROFESSORA : ALINE
SÉRIE : 7º DELTA
TURO : TARDE
TURMA : DELTA
Diapositiva 2
MIGRAÇÕES BRASILEIRA (começo)
A entrada no país de mais de 4 milhões de estrangeiros dessas nacionalidades teve dois momentos bem diferentes. Até a primeira metade do século 19, muitos vinham atraídos por terras oferecidas pelo governo Brasilero principalmente para ocupar o Sul do país.A partir de 1970 a coisa mudou.Nessa época o principal exportação do brasil era o café.O tráfico de escravos ja havia sido suspenso e a abolição total da escravatura viria em 1888.A saída encontrada pelo governo foi incentivar a vinda de mão-de-obra de fora do país
Assim, a nova geração de imigrantes chegava não para ter sua terrinha, mas para trabalhar duro nas lavouras, principalmente em São Paulo. Para atrair os estrangeiros, pagavam-se as passagens de navios e eram oferecidos alojamentos temporários,até o imigrante arrumar trabalho.
Diapositiva 3
OS PAÍSES DE ORIGEM DOS IMIGRANTES
Principais países de origem dos imigrantes que vieram para o Brasil:
Polônia Portugal Japão Suíça Líbano Paraguai
Ucrânia Itália Espanha China Israel
França Alemanha Bolívia Coreia Do Sul Bolívia
Diapositiva 4
FATORES ATRATIVOS DOS IMIGRANTES PARA O BRASIL :
EXEMPLOS :
No século XIX, essa imigração foi a devido à necessidade de mão-de-obra para substituir os escravos.
No século XX foi devido o café, onde, principalmente japoneses, vieram em busca de empregos no café e outros demais que vinham em busca de emprego nas indústrias.
FATORES ATRATIVOS DO BRASIL
Diapositiva 5
- Nas primeiras décadas do século XIX, imigrantes de outros países, principalmente europeus, vieram para o Brasil em busca de melhores oportunidades de trabalho. Compravam terras e começam a plantar para sobreviver e também vender em pequenas quantidades. Aqueles que tinham profissões (artesãos, sapateiros, alfaiates, etc.) na terra natal abriam pequenos negócios por aqui.
- No começo da década de 1820, muitos imigrantes suíços se estabeleceram na cidade de Nova Friburgo (estado do Rio de Janeiro). Neste mesmo período os alemães começaram a chegar à Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Estes imigrantes passaram a trabalhar em atividades ligadas à agricultura e pecuária.
- Já os italianos, que vieram em grande quantidade para o Brasil, foram para a cidade de São Paulo trabalhar no comércio ou na indústria. Outro caminho tomado por eles foi o interior do estado de São Paulo, para trabalharem na lavoura de café que estava começando a ganhar fôlego em meados do século XIX.
OS IMIGRANTES SAÍRAM DE SEU PAÍS
Diapositiva 6
CONTRIBUIÇÕES ECONÔMICAS E CULTURAIS DOS IMIGRANTES PRO PAÍS :
Os imigrantes contribuíram de diversas formas no desenvolvimento do país, entre elas podemos destacar: o processo de urbanização , com a transformação de antigos povoados em cidades; o desenvolvimento de atividades de comércio ou prestação de serviços e venda ambulante nas ruas; introdução de técnicas agrícolas mais avançadas e diversificação de produtos; introdução de técnicas e atividades que se difundiram, principalmente, no que se refere à industrialização; aplicação de capital nos setores produtivos etc.
CONTRIBUIÇÕES DOS IMIGRANTES
Diapositiva 7
Principais dificuldades que os imigrantes tiveram para viver no nosso país
VÁRIAS MAIS A PRINCIPAL FOI :
Chegando ao Brasil, os imigrantes eram contratados pelo sistema de parceria. Nesse sistema, os fazendeiros custeavam a vinda dos imigrantes, fazendo com que eles já chegassem endividados. Além disso, trabalhavam em um pedaço de terra da fazenda e os lucros e prejuízos da colheita eram divididos. Porém, como os trabalhadores eram controlados de maneira disciplinadora, muitas vezes nem podiam sair das fazendas, e o próprio fazendeiro era quem vendia mercadorias como roupas, alimentos e remédios, o imigrante sempre estava endividado e não conseguia obter lucros com seu trabalho, pois o sistema de parceria sempre beneficiava os fazendeiros.