ESCOLA: ECIT DE SÃO BENTO
PROFESSORA: CAMILA LÚCIO DOS SANTOS
1º TÊXTIL B
ALUNOS:
LEANDRO BARBOSA ARAUJO
LEANDRO FILGUEIRAS SALES
LIVIA CRISTINA CAVALCANTE PEREIRA
LUAN MARQUES DA COSTA
LUCIANA MORAIS DE ARAUJO
MABBELY EZAYANE DA SILVA FIDELES
MARCU KAIKE CLEMENTINO ALMEIDA
MARIA EDUARDA PEREIRA DA COSTA MATIAS
MARIA ISADORA ALVES
MARIA IZABEL ALECRIM PEREIRA
MATHEUS DANTAS DOS SANTOS
PAULO RAMALHO CARREIRO DE ALMEIDA
RAFAEL MEDEIROS DA SILVA LIMA
RAFAELA DE ALMEIDA DANTAS
SABRINA DA SILVA NOBRE
SÃO BENTO- PB
Diapositiva 3
Para que as atividades da indústria têxtil sejam realizadas com a maior segurança, além da capacitação dos profissionais, faz-se necessário que todas as normas de segurança sejam observadas, principalmente no que se refere ao uso de Equipamentos de Proteção Individual, sendo eles:
Óculos de proteção
;Gorro ou touca apropriada
;Protetor auricular
;Sapato de segurança
;Luvas de proteção
;Proteção respiratória (máscaras para o uso de produto toxico (Permanganato de potássio)
;Avental
Para prevenir os pontos citados acima, separamos cinco dicas para o arranjo físico e as instalações de máquinas:
As áreas de circulação devem ser mantidas permanentemente desobstruídas.
;Os pisos dos locais de trabalho onde houver máquinas e equipamentos e das áreas de circulação devem ser nivelados, mantidos limpos e livres de objetos, ferramentas e quaisquer materiais que ofereçam riscos de acidentes.
;As instalações elétricas das máquinas e equipamentos devem ser mantidas de modo a prevenir, por meios seguros, os perigos de choque elétrico, incêndio, explosão e outros tipos de acidentes.
;Os materiais como tecidos, roupas, moldes e retalhos, devem ser guardados em locais específicos longe de fonte de calor, locais úmidos e fiações inadequadas.
;Manter sempre o local de trabalho sempre bem ventilado, com boa iluminação.
Diapositiva 4
Coluna: cervicalgias, lombalgias e hérnias de disco
As doenças de coluna são muito frequentes no mundo do trabalho, sendo a mais comum a dor lombar, conhecida como lombalgia. As dores na coluna estão relacionadas com as chamadas “afecções músculo-esqueléticas”. Essas dores são conhecidas como dores nas “costas” e muitas vezes, pode levar o indivíduo à “incapacidade física”, impedindo-o de realizar determinados tipos de tarefas. A coluna pode ser afetada em toda sua extensão: pescoço ou região cervical; costas ou região dorsal e lombar que corresponde a região abaixo da cintura (cintura pélvica).
Membros superiores: ler/dort
As LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos / Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) são doenças provenientes da organização e relações do trabalho. As principais causas são os movimentos repetitivos, posturas inadequadas por muito tempo, tarefas monótonas e sem criatividade, ritmo intenso e imposto, sobrecarga mental e pressão para produzir.
Olhos: fadiga visual
A fadiga visual é sentida como cansaço nos olhos e sensação de lacrimejamento. Causa diminuição da capacidade visual e da atividade laboral. Quando se realizam atividades monótonas e repetitivas, que exigem trabalho minucioso e olhar atento, as condições de trabalho devem ser adequadas e o posto de trabalho deve estar iluminado adequadamente.
Risco de incêndio, choques e afins
Existe um risco potencial de incêndio devido ao tipo de material utilizado e retalhos espalhados pelo piso. Essa questão é potencializada pelas instalações elétricas, que muitas vezes são mal dimensionadas, sendo frequentes gambiarras e cruzamentos de fios no chão e no teto. É recomendável o uso de extintor adequado no local de trabalho para princípio de incêndio juntamente com o treinamento a adequado para evitar qualquer problema.
Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
DOENÇAS QUE PODEM SER CAUSADAS NOS SETORES DA INDUSTRIA TÊXTIL: