Marcado pela busca da técnica perfeita e muita destreza, o balé clássico é um dos tipos de dança mais conhecidos pelo mundo. Para se tornar bailarino profissional é preciso muitos anos de dedicação.
O balé clássico surgiu nas cortes italianas, no início do século 16, embora não se saiba ao certo de onde veio a inspiração para os seus primeiros passos e coreografias. Foi o termo italiano balletto (“dancinha”, “bailinho”) que deu origem à palavra francesa ballet.
Grandes nomes do ballet:
Anna Pavlova;
Maurice Béjart;
Márcia Haydée;
Mikhail Baryshnikov;
Vaslav Nijinsky;
Martha Graham;
Misty Copeland;
Sylvie Guillem;
Diapositiva 3
Do encontro do ritmo de canções africanas, e a música de origem europeia, surgiram os spirituals, o blues e o ragtime. O jazz então surgiu como uma variação do ragtime. Têm três características principais:
O swing, balanço;
O improviso, ou individuação, como solos improvisados que se seguem ao tema;
A comunicação, onde a participação da plateia é fundamental.
Pie de foto: : O Jazz se caracteriza por ser uma dança bastante popular
Diapositiva 4
Características do Jazz:
Na sua origem a Dança Jazz tem raízes essencialmente populares. Com uma evolução inicial paralela à da música Jazz, surgiu nos E.U.A no final do século passado. ... Assim, para executar suas danças, eles foram obrigados a improvisar com outras formas de som, como palmas, sapateados, e o banjo.
Grandes nomes do Jazz:
Miles Davi;
Duke Ellington;
Louis Armstrong;
Charlie Parker;
Ella Fitzgerald.
A Dança Contemporânea deu espaço para as mais diversas movimentações corporais, sem técnicas específicas, abrangendo assim uma variedade de gêneros, ritmos, formas e performances.
É considerada uma dança abstrata em constante transformação, que proporciona ao dançarino autonomia para construir suas próprias coreografias a partir de métodos como a improvisação, o contato com o chão ou com outro personagem cênico, a utilização de figurinos interativos, etc.
Diapositiva 6
Grandes nomes da dança contemporãnea:
Loie Fuller (1862–1928);
Isadora Duncan (1877–1927);
Ruth St Dennis (1879–1968);
Martha Graham (1894–1991);
Emile Jacques Dalcroze (1865–1950);
Mary Wigman (1886–1973);
Rudolf von Laban (1879–1958).
Características do Contemporâneo:
A dança contemporânea surgiu na década de 1950, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Dança contemporânea é um gênero de dança teatral que se desenvolveu em meados do século XX e, desde então, tornou-se um dos gêneros mais conhecidos, especialmente no mundo ocidental.
Diapositiva 7
Sapateado:
Sapateado é um estilo de dança, originalmente irlandesa, na qual os dançarinos produzem sons sincopados, ritmados com os pés. Nos EUA, o sapateado foi introduzido no século 19, na fusão que uniu ritmos e danças dos escravos, que já possuíam um estilo próprio baseado nos sons corporais, com os estilos de sapateado praticados pelos imigrantes irlandeses e colonizadores.
É a dança cujas origens remontam às culturas cigana e mourisca, com influência árabe e judaica. A cultura do flamenco é associada principalmente à região da Andaluzia, na Espanha, assim como a Múrcia e Estremadura, e tornou-se um dos símbolos da cultura espanhola.
Flamenco é arte que comunica através do corpo empregando mãos, expressões faciais marcantes e os pés acompanhados por passos de um marcante sapateado. É o corpo reagir ao som da guitarra ou à letra do cante que personifica a dor, o abandono, solidão, desprezo, as alegrias, o amor, o desejo.