1. O que são misturas?
1.1. Misturas homogêneas
1.2. Misturas heterogêneas
2. Processos de separação de misturas
2.1. Processo de separação de misturas homogêneas
2.2. Processos de separação de misturas heterogêneas
Separação e Mistura
Diapositiva 2
O que são misturas?
Para definir o conceito de mistura, deve-se lembrar que uma substância se dá quando um certo material é formado por apenas um tipo de componente (como por exemplo átomos, moléculas etc) e apresenta propriedades físicas bem definidas.
Já as misturas são sistemas formados por duas ou mais substâncias diferentes. Ao contrário das substâncias, suas propriedades físicas não são fixas e nem definidas.
As misturas podem ser classificadas em heterogêneas e homogêneas.
Misturas homogêneas - são misturas monofásicas, ou seja, apresentam apenas uma fase. Isso acontece porque as substâncias se dissolvem, tonando-se uma solução. Estas possuem partículas com diâmetro menor que 1nm.
Misturas heterogêneas - são misturas que apresentam duas ou mais fases. Seus componentes aparecem em estados físicos diferentes e podem ser separados por métodos físicos.
Fase é cada uma das porções que apresentam visual uniforme. A imagem ao lado apresenta uma mistura heterogênea trifásica, pois possui três fases visíveis, o óleo, a água e a areia.
Vale lembrar que é uma mistura heterogênea pois as substâncias que a compõem não se misturam.
MISTURAS HETEROGÊNEAS
Como as misturas heterogêneas possuem mais de uma fase, é possível que sejam separadas por métodos de separação física.
Para sistemas que possuem apenas sólidos pode-se utilizar os seguintes métodos: catação, ventilação, levigação, separação magnética, dissolução fracionada, peneiração, fusão fracionada, sublimação, etc.
Para sistemas sólido-líquido: decantação, centrifugação, filtração simples, filtração a vácuo, etc.
Para sistemas líquido-líquido: decantação.
Para sistemas gás-sólido: decantação, filtração, etc.
Assista o vídeo ao lado para conhecer outros métodos de separação de misturas heterogêneas e entender como estes funcionam.
Diapositiva 7
Os processos de separação de misturas
MISTURAS HOMOGÊNEAS
Como as misturas homogêneas possuem apenas uma fase, são mais difíceis de serem separadas, uma vez que é imperceptível a quantidade de componentes nessas misturas. Confira alguns exemplos abaixo:
Para sistemas sólido-sólido: fusão fracionada.
Para sistemas sólido-líquido: evaporação, destilação simples.
Para sistemas líquido-líquido: destilação fracionada.
Para sistemas líquido-gás: aquecimento, despressurização.
Para sistemas gás-gás: liquefação fracionada.
Assista o vídeo ao lado para entender como funcionam estes métodos.
Utilize a plataforma para criar um mapa mental resumindo todo o conteúdo aprendido nesta aula. Inclua também exemplos dos sistemas de misturas homogêneas e heterogêneas citados neste módulo.
Para complementar seu conhecimento, escute o podcast "Separação de Misturas", produzido por Separar as Misturas, na plataforma Spotify.
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. "O que é uma mistura?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-uma-mistura.htm. Acesso em 20 de agosto de 2020.
QUEVEDO, Renata Tomaz. "Separação de misturas"; Infoescola. Disponível em: https://www.infoescola.com/quimica/separacao-de-substancias-misturas/. Acesso em 20 de agosto de 2020.