- Poluição Ambiental - Relações Ecológicas - Fluxos de Energia e Matéria - Ciclos Biogeoquímicos
Diapositiva 2
Poluição Atmosferica
Chuva Ácida . Enxofre - maior impureza dos combustiveis fosseis S + O2 --> SO2 - Combustão SO2 + 1/2 O2 ----> SO3 - Atmosfera SO3 + H2O ----> H2SO4 - Ácido Sulfurico. Nitrogenio N2 + O2 ---> 2 NO - Combustão 2 NO + O2 ---> 2 NO2 - Atmosfera 2 NO2 + H2O ---> HNO3 + HNO2 ( ác. nitrico + ác. nitroso ). Carbono CO2 + H2O ---> H2CO3 PH chuva normal = 5,6 devido a presença de H2CO3PH chuva ácida
Efeito Estufa. Gases : CO2 - 55% CH4 - 15% N2O - 6% CFC - 24% - Elevação da temperatura da terra, devido ao acumulo de gases estufas na atmosfera
Diapositiva 3
Camada de Ozônio - Raios ultravioletas quebram as moléculas de CFC liberando o átomo de cloro (CL) - O átomo de cloro rompe a molécula de O3 ( Ozônio ) formando CLO e O2 na atmosfera - Destruição em cadeia, pois o CL libera o O atacando outra molécula de O3 Causadores de Poluição Atmosférica : . Queima de combustíveis fósseis ( liberação de CO2 ) . fertilizantes . Metano ( lixo, ruminantes )
Diapositiva 4
Poluição da água
Assoreamento - Depósitos de sedimentos em um rio, lago, lagoa, diminuindo o volume de água, se tornando menos caudalosos . - Mata ciliares evita a erosão do solo e o assoreamento dos rios Maré negra - Derramamento de Petróleo - Diminui a entrada de luz solar dificultando a fotossíntese dos fitoplânctons - Diminui a dissolução do O2.
Eutrofização - Aumento de matéria orgânica no rio que aumenta o numero de bactérias que consomem muito O2. - Aumenta o numero de algas na superfície, atrapalhando a entrada de luz na água prejudicando os seres vivos no fundo do lago.Poluição Térmica - A elevação da temperatura na água mata alguns seres vivos e diminui a dissolução de O2 e CO2 na água.
Diapositiva 5
Outras Poluições
Poluição do solo - Lixões - Chorume - Laterização - ↑ Al + ↑ Fe ( Crosta ferruginosa no solo ) - Lixiviação - "Lavagem" dos sais minerais do solo
Poluição radioativa - Causa câncer ( Principalmente na tireoide e na medula óssea )
Diapositiva 6
Relações ecológicas Harmônicas
INTRAESPECÍFICAS : - Sociedade - Indivíduos da mesma espécie cooperam entre si por meio da divisão de trabalho e se encontram anatomicamente separados. Ex.: cupins, abelhas- Colonia - Indivíduos da mesma espécie cooperam entre si. Pode haver diferenças morfológicas entre os membros e divisão de trabalho (colônias polimorfas) ou não (colônias isomorfas). Ex.: alga Volvox e corais.
INTERESPECÍFICAS :- Mutualismo - Indivíduos de espécies diferentes possuem relação de dependência entre si e se encontram anatomicamente unidos. Ex.: liquens, que é a associação de determinados fungos e algas;- Protocooperação - Indivíduos de espécies diferentes se beneficiam, mas sem haver dependência. Ex.: pássaros que se alimentam de carrapatos de mamíferos- Inquilinismo - Um indivíduo vive sobre ou no interior do hospedeiro, recebendo proteção. Este, embora não receba vantagens, também não é prejudicado. Ex.: orquídeas e árvores de grande porte.- Comensalismo - Associação na qual um único indivíduo se beneficia, em termos de alimento, mas sem causar danos ao outro. Ex.: rêmora e tubarão.
Diapositiva 7
Relações ecológicas Desarmonicas
INTRAESPECÍFICAS : - Canibalismo - Ocorre quando um indivíduo se alimenta de outro da mesma espécie. Dois exemplos clássicos são as fêmeas de louva-a-deus e viúva negra, que matam e devoram o macho após a cópula. - Competição intra - Consiste na disputa por recursos limitados, como alimento, fêmeas e territórios; e ocorre em quase todas as espécies.
INTERESPECÍFICAS :- Competição inter - Espécies de nichos ecológicos semelhantes competem por recursos. Um exemplo são os saguis no nicho dos micos dourados.- Amensalismo - Consiste no controle do desenvolvimento de uma espécie graças à liberação de secreções tóxicas de outra. Exemplo: Mare-vermelha- Predatismo - Consiste na captura e morte de um indivíduo de outra espécie (presa) por um predador, para fins alimentícios. Temos como exemplo as plantas carnívoras.- Herbivoria - Quando um animal se alimenta de partes ou de plantas inteiras. Exemplo: bovino e capim.- Parasitismo -Relação entre indivíduos de espécies diferentes, na qual um vive no corpo do outro, e de lá retira seu alimento. Lombrigas exercem este papel no intestino humano.
Diapositiva 8
Fluxos de energia e materia
PIRÂMIDE DE NÚMEROS :- Representa a quantidade de indivíduos em cada nível trófico da cadeia alimentar proporcionalmente à quantidade necessária para a dieta de cada um desses.- Em alguns casos, quando o produtor é uma planta de grande porte, o gráfico de números passa a ter uma conformação diferente da usual, sendo denominado “pirâmide invertida”.
PIRÂMIDE DE BIOMASSA- Pode-se também pensar em pirâmide de biomassa, em que é computada a massa corpórea (biomassa) e não o número de cada nível trófico da cadeia alimentar. O resultado será similar ao encontrado na pirâmide de números: os produtores terão a maior biomassa e constituem a base da pirâmide, decrescendo a biomassa nos níveis superiores.
PIRÂMIDE DE ENERGIA :- A energia solar captada pelos produtores vai-se dissipando ao longo das cadeias alimentares sob a forma de calor, uma energia que não é utilizável pelos seres vivos.