A desagregação do sistema feudal e as origens do capitalismo
Descripción
Vestibular (Feudalismo) História Geral Diapositivas sobre A desagregação do sistema feudal e as origens do capitalismo, creado por Katleen Rocha el 04/08/2015.
O sistema feudal começou a desmoronar a partir do século XI, dando origem ao capitalismo ou sistema capitalista de produção.
A desagregação do sistema feudal e as origens do capitalismo
Pie de foto: : Durante a crise feudal, a Peste Negra diminuiu os contingentes populacionais da Europa.
Diapositiva 2
Dentre o que contribuiu para a desagregação do sistema feudal podem ser mencionados:1. crescimento populacional europeu; 2. desenvolvimento das técnicas agrícolas de produção; 3. renascimento comercial. Os fatores que desencadearam a grande crise do século XIV, segundo historiadores, compõem a chamada "trilogia" da crise feudal: a fome, a peste e as guerras.
Diapositiva 3
"Muitos senhores, interessados nos lucros provenientes da comercialização do excedente produzido no feudo, aumentaram a exploração dos servos, provocando a fuga em massa desses para as cidades, em busca de liberdade e melhoria de vida.Como consequência, ocorreram violentas revoltas camponesas, que pressionaram os senhores feudais a mudarem seu comportamento com relação aos servos."
"Dessa maneira, o servo foi o principal agente de transformação das relações de produção servil. Todo esse processo de mudanças acentuou-se com o renascimento comercial que, por sua vez, acelerou-se com as cruzadas".
Diapositiva 4
Durante o século XIV, uma grave crise econômica e social atingiu a vida do homem medieval. Este processo de crise culminará definitivamente com a desagregação da sociedade feudal, marcando a fase de transição da Idade Média à Idade Moderna.O renascimento comercial foi acompanhado pelo desenvolvimento urbano. Como consequência disso, surgiu, na Europa medieval, uma nova classe social: a burguesia. Os burgueses ligados às atividades comerciais criaram as guildas, associações de mercadores, para defender seus interesses mercantis e estender seu comércio a outras regiões.
Diapositiva 5
"O longo período de luta entre a França e a Inglaterra, que foi de 1337 a 1453, é conhecido como a Guerra dos Cem Anos"."Os principais fatores que desencadearam essa guerra foram: 1 A disputa pela posse de Flandres (atuais Bélgica e Países Baixos), rica região produtora de tecidos. 2. As pretensões de Eduardo III, rei da Inglaterra, ao trono francês.
Até 1380, os ingleses conseguiram uma série de vitórias, conquistando uma parte do território francês. Mas o rumo da guerra mudou com o aparecimento da jovem Joana D’Arc, cuja coragem despertou o patrimônio francês. O exército francês reanimou-se, libertou Orleans e conquistou muitas vitórias até que, em 1453, os ingleses foram definitivamente expulsos da França."
"As Cruzadas foram movimentos militares cristãos em sentido à Terra Santa (Palestina) com a finalidade de recuperá-la dos muçulmanos, ocupá-la e mantê-la sob domínio cristão". Contra-ofensiva à expansão do Islã."O termo Cruzada não era conhecido na época em que ocorreram. Só foi assim nomeado porque seus participantes se consideravam soldados de Cristo e se distinguiam pela cruz em suas roupas. Na época em que ocorreram, eram chamadas de peregrinação ou de guerra santa pelos europeus. No Oriente Médio, contudo, eram chamadas de invasões francas, em função da maioria dos cruzados serem provenientes do Império Carolíngio e de se autodenominarem francos".Apesar do cristianismo ter saído vitorioso, mais tarde os muçulmanos recuperaram o domínio da Terra Santa.
As Cruzadas
Pie de foto: :
Diapositiva 7
Motivações
Religiosas: recuperar Jerusalém (promessa de purificação, salvação)Políticas: auxiliar o Império BizantinoSociais: direcionar a violência para o orienteEconômicas: contato comercial, novas terras (diferente dos feudos, o oriente era rico, urbano, socializado)- Superlotação das cidades e desemprego.