Privacidade: Discute questões relacionadas a privacidade do usuário ao utilizar a Internet e aos cuidados que ele deve ter com seus dados pessoais. Apresenta detalhadamente dicas referentes a disponibilização de informações pessoais nas redes sociais.
Contas e senhas: são atualmente o mecanismo de autenticação mais usado para o controle de acesso a sites e serviços oferecidos pela Internet. E por meio das suas contas e senhas que os sistemas conseguem saber quem você é e definir as ações que você pode realizar.
Furto de identidade (Identity theft):O furto de identidade, ou identity theft, e o ato pelo qual uma pessoa tenta se passar por outra, atribuindo-se uma falsa identidade, com o objetivo de obter vantagens indevidas. Alguns casos de furto de identidade podem ser considerados como crime contra a fé publica, tipificados como falsa identidade.No seu dia a dia, sua identidade pode ser furtada caso, por exemplo, alguém abra uma empresa ou uma conta bancaria usando seu nome e seus documentos. Na Internet isto também pode ocorrer, caso alguém crie um perfil em seu nome em uma rede social, acesse sua conta de ´ e-mail e envie mensagens se passando por você ou falsifique os campos de ˆ e-mail, fazendo parecer que ele foi enviado por você.
Diapositiva 4
Prevenção: O que define as chances de um ataque na Internet ser ou não bem sucedido e o conjunto de ´medidas preventivas tomadas pelos usuários, desenvolvedores de aplicações e administradores dos computadores, serviços e equipamentos envolvidos. Se cada um fizer a sua parte, muitos dos ataques realizados via Internet podem ser evitados ou, ao menos, minimizados.
Boato (Hoax):Um boato, ou hoax, e uma mensagem que possui conteúdo alarmante ou falso e que, geralmente, tem como remetente, ou aponta como autora, alguma instituição, empresa importante ou órgão governamental. Por meio de uma leitura minuciosa de seu conteúdo, normalmente, é possível identificar informações sem sentido e tentativas de golpes, como correntes e pirâmides.