A TEORIA CIENTÍFICA FOI IDEALIZADA POR FREDERICK TAYLOR. COM BASE EM SEUS ESTUDOS FORMULOU UM LIVROCHAMADO ADMINISTRAÇÃO DE OFICINAS. AO LONGO DESSE TRABALHO, VEREMOS DETALHADAMENTE, OS MAIS IMPORTANTES PRINCÍPIOS ABORDADOS PELO FUNDADOR DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA.
PARA TAYLOR A MELHOR FORMA DE CONSEGUIR UM BOM NÍVEL DE PRODUTIVIDADE, SERIA, ATRAVÉS DO AUMENTO DA PRODUÇÃO EM MENOS TEMPO, DE UMA FORMA, QUE ELIMINASSE, OS MOVIMENTOS DESNECESSÁRIOS NA EXECUÇÃO DE UMA TAREFA.
ASSIM, ELE OBSERVOU QUE O SISTEMA S ADMINISTRATIVOS NA ÉPOCA, ERAM FALHOS. OU SEJA, A FALTA DE PADRONIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE TRABALHO, O CONHECIMENTO POR PARTE DOS ADMINISTRADORES DO TRABALHO DOS OPERÁRIOS, E A FALTA DE REMUNERAÇÃO ADEQUADA, FORAM AS PRINCIPAIS FALHAS, ESTUDADAS POR TAYLOR.
Diapositiva 4
SEGUNDO A TEORIA CIENTÍFICA, O TRABALHADOR DEVERIA SER ESCOLHIDO COM BASE EM SUAS HABILIDADES, PARA REALIZAÇÃO DE DETERMINADAS TAREFAS, OU SEJA UMA DIVISÃO DO TRABALHO, ASSIM TREINADOS DA MELHOR FORMA NA QUELA FUNCÃO, PARA QUE EXECUTEM DA MELHOR FORMA POSSÍVEL EM MENOS TEMPO.
TAYLOR ENTENDIA QUE A RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO, DEVERIA SE DAR, ATRAVÉS DO ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS, ONDE O TRABALHO DEVERIA SER DECOMPOSTO, ESTUDADO, OBSERVADO E TESTADO CIENTIFICAMENTE, DESSA FORMA, DEVERIA SER ESTABELECIDA UMA METODOLOGIA DE TRABALHO QUE SE ESTENDESSE E FOSSE PRATICADA POR TODOS OS OPERÁRIOS, JUNTO COM A PADRONIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE TRABALHO.
Pie de foto: : MENOS TEMPO, MENOS MOVIMENTOS, MAIS LUCRO.
A SEGUNDA OBRA LITERÁRIA DE TAYLOR ONDE ELE DEU O NOME PRINCIPLES OF SCIENTIFIC MANAGEMENT, ELE DEU MAIS ÊNFASE EM SEUS ESTUDOS SOBRE A ADMINISTRAÇÃO, E ELABOROU OS QUATRO PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ADMINISTRAÇÃO . ( PPCE)* PLANEJAMENTO*PREPARO DOS TRABALHADORES*CONTROLE*EXECUÇÃO
PRINCÍPIO DO PLANEJAMENTO- ESSE PRINCÍPIO TRATA DA SUBSTITUIÇÃO DE MÉTODOS EMPÍRICOS POR PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS, ONDE ACABA O IMPROVISO E ENTRA O PLANEJAMENTO DO TRABALHO, E SUA DECOMPOSIÇÃO, VISANDO A BUSCA DE ELIMINAR OS MOVIMENTOS DESNECESSÁRIOS NA EXECUÇÃO DA TAREFA.
PRINCÍPIO DO PREPARO DOS TRABALHADORES- ESSE PRINCÍPIO BASEIA-SE NA ORDEM DE SELECIONAR OS TRABALHADORES DE ACORDO COM SUAS APTIDÕES, DEPOIS TREINA-LOS PARA PRODUZIR MAIS E MELHOR EM MENOS TEMPO, DE ACORDO COM A METODOLOGIA ESTABELECIDA , NO PLANEJAMENTO.
Pie de foto: : PREPARO DE TRABALHADORES
Diapositiva 9
TERCEIRO PRINCÍPIO
PRINCÍPIO DA EXECUÇÃO- CONTROLAR O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO,PARA CERTIFICA-SE QUE ELE ESTÁ SENDO REALIZADO DE ACORDO COM A METODOLOGIA, ESTABELECIDA DENTRO DA META.
PRINCÍPIO DA EXECUÇÃO- O PRINCÍPIO DA EXECUÇÃO ESTÁ REFERENTE A DISTRIBUIR AS ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES PARA QUE O TRABALHO SEJA O MAIS DISCIPLINADO POSSÍVEL.
PARA OS CRÍTICOS A (AC) TRANSFORMOU O HOMEM EM UMA MÁQUINA, O OPERÁRIO É TRATADO COMO APENAS UMA FERRAMENTA DO SISTEMA PRODUTIVO, PASSIVO E DESENCORAJADO DE TOMAR INICIATIVAS.
A PADRONIZAÇÃO DO TRABALHO SERIA MAIS UMA INTENSIFICAÇÃO DESTE DO QUE UMA FORMA DE RACIONALIZAR O TRABALHO.
DESSA FORMA A SUPERESPECIALIZAÇÃO DO OPERÁRIO FACILITA O TREINAMENTO E A SUPERVISÃO DO TRABALHO, PORÉM, ISSO REDUZ SUA SATISFAÇÃO E ELE ACABA TENDO UMA VISÃO LIMITADA DO PROCESSO.